quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Química: De ppm à Título em porcentagem.

Hoje nós aproveitamos o tempo do contraturno para revisar a matéria de química que estávamos com dificuldade. O conteúdo do teste de amanha baseia-se em ppm (partes por milhão), título em porcentagem e fração molar.

PPM: A unidade ppm é útil para expressar concentrações com baixa concentração. Para um soluto em concentração muito pequena, o título ou a porcentagem são números muito pequenos. A fórmula é assim: pega-se a massa de soluto em miligramas e divide pela massa de solvente em quilos.

Título em porcentagem: O título é o quociente entre a massa de soluto e a massa da solução. Então, aplica-se o porcento, para ter-se a porcentagem. Na fórmula, para obter a porcentagem, multiplica-se o resultado do título por 100.

Fração Molar:  Expressa a razão entre a quantidade de matéria de um dos componentes da solução e a quantidade de matéria total da solução. A fórmula aplica-se dessa forma: divide-se a massa de soluto pela massa de soluto mais a massa de solvente, quando a fração pede o soluto. Quando pede o solvente, divide o solvente pelo soluto mais o solvente. Então soma-se os dois resultados (X1 e X2) e o resultado deve ser 1, sempre. Antes de fazer essas contas, tem que calcular o mol de cada substancia do exercício para poder aplicar.

Gabriela Almeida 2ºB
Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário