quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Possiveis temas para a redação do enem

Uma coisa importante é saber os possíveis tema da redação do enem, pois assim podemos ficar atualizados e saber bem sobre o possível assunto para fazermos uma ótima dissertação.

Então procurei saber de alguns temas que são:

1. Crise da Água: ouvimos nos últimos tempos falar muito sobre a possível escassez da nossa água, principalmente em São Paulo.

2. Intolerância religiosa: em alguns países sabemos que há muita intolerância religiosa, no Brasil isso não existe, mas passou a vivenciar alguns episódios.

3. Maioridade Penal: maioridade penal é um tema polêmico entre muitas pessoas, pois alguns são contra e outros a favor.

4. Racismo e homofobia: Apesar de alguns avanços da legislação brasileira, que considera crime qualquer manifestação de racismo e permite aos casais do mesmo sexo adotarem filhos, entre outros direitos que lhes foram negados por muito tempo, o Brasil está longe de ser um país livre de racismo e de homofobia.

5. Jogos Olímpicos 2016: quais serão os impactos positivos e negativo dos jogos olímpicos?

6. Descriminalização das drogas: a posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser).

7. Corrupção: outro tema polêmico, que é mostrado nas mídias e muito falado entre as pessoas.

8. PEC das Domésticas: foi sancionada a lei que garante aos trabalhadores domésticos: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa.

9. Limites do Humor: até onde o humor vai e começa o desrespeito?

10. Terceira Idade: a população esta tendo uma expectativa de vida maior, estamos preparados para cuidar dos nossos idosos?


Terceira idade

       As pessoas estão cuidando mais de sua saúde, isso está fazendo com que a expectativa de vida da população se torne maior.
Mas apesar disso ser um ponto positivo, o que ocorre é o desrespeito com a terceira idade, os jovens não respeitam mais os anciãos de sua família que ao invés de buscar conhecimento com eles, ignoram-os achando que estão ultrapassados e não sabem de mais nada. Inclusive os filhos que não tem mais tempo, pois estão ocupados demais com trabalhos e estudos, colocam seus pais em casas de repouso, achando que lá será um ótimo lugar para que eles terminem vida e que tem pessoas preparadas para que cuidem deles. Mas o que na verdade os nossos idosos precisam é de atenção cuidado e carinho da família.



Aluna: Netling Camilla 3ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário