segunda-feira, 9 de abril de 2012

RIO


    Na aula de contraturno do dia 02 de Abril de 2012 assistimos o filme Rio, que conta a história de Blu, uma arara azul, vítima da Biopirataria do Brasil. Quando era apenas um filhote, Blu foi capturado e derrubado, por acidente, em Minnesota, Estados Unidos. Linda, na época apenas uma garotinha, o acha e decide cuidar dele. Eles viram os melhores amigos e Linda cresce para se tornar dona de uma biblioteca. Blu, é o típico animal de estimação mimado, e como foi acolhido pela menina desde pequena, não aprendeu a voar.
    Quinze anos depois de Blu aparecer na porta de Linda, Túlio, um cientista carioca, aparece em busca da Arara. Blu é o último macho da espécie, e Túlio tem, engaiolada, a última fêmea da espécie, Jade. Então Túlio requisita, encarecidamente, que Linda vá para o Rio com Blu, a fim de reproduzir os dois e dar uma chance para a espécie. Depois de muito pensar, Linda decide ir para o Brasil com Blu.
    Jade é uma Arara selvagem, desconfiada de humanos, e decide fugir. Entretanto, antes de que ela tenha sucesso, as duas Araras são capturadas por contrabandistas e algemadas juntas. O maior efeito complicador de tudo, é que Blu não sabe voar.
    Rio dá ao Rio de Janeiro, palco do filme, uma ideia bem humorada. Tudo acontece no carnaval, onde as mulheres andam com pouca roupa, todo mundo é animado e todo mundo dança. Apesar de o filme ter sido feito por um carioca, ainda estão os mesmo esteriótipos. Brasileiro gosta de dançar, é tudo moreno e usa pouca roupa. Bom, tudo bem, esse esteriótipo vem com um que de “aproveitamos mais a vida que vocês, nos soltamos mais”. Então tudo bem, deu até para perdoar.
    E claro que não podia faltar a dificuldade do nosso povo miserável, e a querida favela da rocinha, tudo junto em uma única cena triste.
    Mas no final, o que realmente importa é o enredo criativo, que junta um pouco de aventura e perigo com uma boa pitada de romance animal. E para quem não conhece o dito rio, é uma boa oportunidade para ver as maravilhas turísticas, como o Cristo Redentor e os bondinhos.
    Fazendo uma análise crítica, o produtor do filme, embora sendo brasileiro, passa uma imagem parcial do Brasil (Rio de Janeiro), ressaltando apenas aspectos negativos, como o tráfico de animais, mulheres seminuas, exploração de menores, entre outros.


Alunos: Mariana Laile Martins. 1º F.D. "A"
Giovana Thalia Augusto. 1º D
Gabriel Coelho. 3º C

Nenhum comentário:

Postar um comentário