sexta-feira, 27 de abril de 2012

Galileu Galilei


"Todas as verdades são fáceis de entender, uma vez descobertas. O caso é descobri-las".

Galileu Galilei, físico e astrônomo nascido no dia 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, Itália. É considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna, foi um dos pais da mecânica e grande contribuidor das áreas da física em relação ao movimento dos corpos e a teoria da cinemática.

Logo após de ser matriculado por seu pai na Universidade de Pisa, Galileu decide abandonar o curso de medicina para dedicar-se à matemática, astronomia e física por conta própria. Em 1589, escreveu um texto sobre movimento, onde criticava a visão de Aristóteles em relação a queda livre e ao movimento dos projéteis, fazendo experiências e constituindo assim, sua própria teoria. Ele acreditava que o óbvio era o certo. Pegou uma pena de uma ave qualquer e uma pedra e as abandonou de uma mesma altura. Pediu para que observassem a queda, e concluiu que os corpos mais “pesados” atingem o chão primeiro.


Em 1.592, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua, onde iniciou um período magnífico de sua vida científica. Após uma visita à Veneza, onde teve notícias da invenção da luneta, criou e aprimorou sua própria luneta, de onde fez as suas primeiras observações da Lua e também das fases de Júpiter, descobrindo seus satélites (luas) – fenômeno que só poderia ser explicado se a Teoria de Heliocentrismo criada por Copérnico fosse aceita. Assim, escreveu um livro com suas descobertas, chamado “ O Mensageiro Sideral”, que logo se espalhou e adquiriu grande fama.


Em meados do século XVII, teve seus estudos referentes às manchas solares publicados, onde defendeu o heliocentrismo de Copérnico. Travou uma batalha sem exito contra os dogmas da Igreja Católica que defendia o Geocentrismo a séculos, baseada nas “Leis de Deus”. Isto gerou a Galilei sérios problemas com a igreja, que no ano de 1616, decretou que as ideias de Copérnico – até então defendidas por Galilei – eram falsas.


Obrigado pelo Papa a renegar suas afirmações, Galileu escreveu uma carta de abjuração, onde abria mão de todos os seus estudos e teorias feitos até então e prometendo defender as teorias da Igreja, sendo perseguidor de quem não aceitasse as “verdades” impostas e tentasse de alguma forma se opor a tais afirmações. Diante disso, retirou-se e foi viver durante anos em Florença.


Em 1632, publicou um livro chamado “Dialogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Livro que foi incluído a lista de não aprovados pela Igreja. Sendo novamente pressionado, Galileu mais uma vez é obrigado a negar suas ideias.


Em 1642, Galileu morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou – Igreja Católica – o absolveu e aceitou seus estudos muito tempo após a sua morte, em 1983.






Texto: Larissa Guslen e Marcos da Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário