sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO PARANAENSE

1
Mapa do PR de 1896
Fonte: ITCG/PR
Para ver detalhes sobre este e outros mapas antigos do Paraná, acesse:
Os primeiros habitantes do Paraná foram povos indígenas, posteriormente se deu a  com a colonização espanhola e as ocupações posteriores. Como surgiram os primeiros povoados que deram origem às cidades atuais??? Como ocorreu o processo da formação territorial do Paraná???


2
Mapa das reduções jesuíticas no PR nos séculos XVI e XVII
Você conhece o caminho Peabiru? Acesse esta página e conheça esta interessante parte da nossa história: http://www.usinadesolucoes.com.br/contemporania3.html
Fonte: Material da Disciplina de Geografia do Paraná - UEPG/UAB
Adaptação: Profª Zilda
 
História do Paraná

Segundo Francisco Filipak Paraná tem origem da língua Tupi Guarani e significa : semelhante ao mar, grande como o mar.

No século XVI , o primeiro europeu a percorrer toda a extensão deste território foi o bandeirante Aleixo Garcia.

No início do século XVI os portugueses criaram duas capitanias. A primeira, a Capitania de São Vicente, na região entre a Barra de Paranaguá e a de Bertioga. A segunda, a Capitania de Sant’Ana, desde a Barra de Paranaguá até onde fosse legítima pelo Tratado de Tordesilhas.

Três foram os motivos que realizaram a ocupação e formaram as comunidades regionais que constituem o atual Estado do Paraná. A primeira se esboçou no século XVII, com a procura do ouro, e estruturou-se no século XVIII sobretudo no latifúndio campeiro dos Campos Gerais ,com base na criação e no comércio do gado e, mais tarde, no século XIX, nas atividades extrativas e no comércio exportador da erva-mate e da madeira.

A segunda resulta da ocupação das grandes florestas dos vales do Paranapanema, Paraná, Ivaí e Iguaçu.

A terceira e última a partir o final da década de 1930 inicia um processo novo de ocupação territorial no Paraná nas regiões Sudoeste e Extremo Oeste por parte migrantes vindos do Rio Grande do Sul e, principalmente de Santa Catarina que implantam o regime de pequenas propriedades e a policultura, predominantemente de cereais e oleaginosas. Também se dedicavam a criação de suínos. Deste modo nos anos de 1960, toda a região estava ocupada.



Geografia do Paraná

O Paraná esta localizado na Região Sul do Brasil. Com 399 municípios, tem área de 199,554 Km2, o que eqüivale a 2,3% da superfície do Brasil.

Três tipos de clima são identificados no Paraná, que são definidos principalmente pela localização do Estado, as temperaturas e os ciclos de chuva. No litoral predomina o clima tropical super-úmido, sem estação seca. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina o clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, sem estação seca, com poucas geadas. Na região de Curitiba, nos campos gerais e sul, o verão é brando, sem estações secas e ocorrem geadas severas. A temperatura média do Estado é de 18,5ºC.
Os principais rios da bacia hidrográfica do Paraná são o Paranapanema, o Tibagi, o Piquiri e o Iguaçu, que formam um complexo hidrográfico com enorme potencial energético. Somente a bacia do rio Iguaçu, que nasce ao lado de Curitiba e deságua no extremo oeste do Estado, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, tem potencial hidroelétrico para 11,3 megawatts.

Adaptação do texto : Isabella Costa
Rafaela Coronado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário