quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REVISÃO SOBRE REVOLUÇÃO RUSSA


Bolcheviques: partido político formado por camponeses operários e comerciantes. Pretendiam fazer a Revolução Russa a partir da luta armada.
Bolcheviques (majoritário) - defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança dos operários e camponeses. Tinham com líder Lenin e apoiavam-se nos sovietes.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.

Mencheviques: partido político formado pela nobreza e burguesia. Pretendiam fazer a Revolução Russa pacificamente através de novas leis.
Mencheviques (minoritários) - marxistas ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o czarismo, liderada pela Duma, pleiteando transformações progressivas na sociedade. Entre seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.
Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

ALUNA:GABRIELE DE ALMEIDA CARDOSO 3°D

Nenhum comentário:

Postar um comentário