terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Bandeirantes no Brasil

A principio o bandeirismo tinha como intuito prender os índios e levá-los para vender para áreas que não tinham a presença do negro para o trabalho escravo, assim vendiam os índios por um preço bem mais baixo que o negro, e o escravizavam. O bandeirismo teve seu auge com a ocupação dos holandeses.
A pobreza da população de São Paulo foi o que motivou o os holandeses, isso aconteceu quando o comercio açucareiro começou a entrar em declínio e a população migrar das cidades litorâneas para o interior onde a economia não tinha sido tão afetada.
Os bandeirantes cultivavam alguns produtos, apenas para sua subsistência, e começou a ver novas riquezas nos sertões, índios que poderiam ser escravizados, matais preciosos.
Podemos dizer que os Bandeirantes foram homens corajosos, que os portugueses usaram para combates contra os índios rebeldes e escravos fugitivos, tudo isso aconteceu no começo da colonização do Brasil.
Em São Paulo teve o surto das bandeiras que teve origens com expedições de resgate para prisioneiros. 
Podemos entender que o bandeirismo teve origem na obra dos Jesuítas com seu início em São Paulo, saiam de São Vicente para o interior do país por entre as florestas e seguindo o caminho dos rios, partindo assim rumo ao Rio grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. 
Os bandeirantes precisavam buscar novas fontes de enriquecimento. Como os negros eram muito caro, então eles resolveram aprisionar os índios, era um bom negócio. Essa fase foi importante para os bandeirantes, pelo Tratado de Tordesilhas, que não estava em vigor, o que serviu de ajuda para a destruição do primeiro ciclo missionário que aconteceu no sul da colônia. Seu objetivo maior era aprisionar os índios para que pudessem vendê-lo.


Maria Carolina Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário