quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

O fim da “ Grande Guerra “, não teve exito na parte de tratado de paz! Deixando faíscas no ar, faíscas que vieram pelo motivo de alguns países não terem entrado em concordância com o tal acordo, pois tais países sentiam que estiveram em muito prejuízo, como exemplo temos Alemanha e Itália, além disso ,as disputas imperialistas não haviam sido resolvidas e as potências industrializadas ainda queriam ampliar seus territórios e áreas.
Na Ásia, o Japão também possuía grandes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O fator inicial teve inicio no ano de 1939,quando o exército alemão invadiu a Polônia, mas de primeira foram a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha .
Por meio de fontes da policia formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram grandes, ainda mais para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas grandiosas. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como guerra-fria colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
Aluno: Adrian Yamasaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário