terça-feira, 20 de março de 2012

Proposta dos alunos do CEEM aos vereadores de Arapongas



Excelentíssimo Sr. Sérgio Onofre, presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas, cumprimentando-o saúdo os vereadores dessa casa. Boa noite a todos aqui presentes!

          Em nome de todos os alunos do 2° ano do Ensino Médio e do 1° e 2° ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual “Emílio de Menezes” gostaria de agradecer pela oportunidade de apresentarmos nossas reivindicações nesse plenário.

       O que nos levou a buscarmos a oportunidade de hoje estarmos aqui nesse plenário?  Não pode ser livre uma pessoa alienada ou desinteressada, pois, torna-se prisioneiro do seu próprio desinteresse. Só através de um conhecimento amplo, podemos nos tornar livres para escolher e transformar o mundo e a nós mesmos. É como Sócrates disse uma vez: "A conquista do saber se realiza através do exercício livre da consciência." Quanto mais consciente, mais o indivíduo se torna livre e independente. Só assim tornaremos verdadeira a máxima: "O Homem que age faz sua História".
 
        De acordo com o sociólogo Émile Durkheim em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o individual, tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O outro ser é formado por um sistema de ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte, portanto, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público de forma participativa e solidária. É exatamente o exercício da cidadania que nesse momento estamos realizando.
Nossas reinvindicações são:
- Reabertura do Cine Teatro Mauá o mais rápido possível e com programações diárias que visem satisfazer nossas necessidades de cultura e lazer.
- Programações culturais no Teatro Vianninha, com apresentações de peças teatrais e outros.
- Que o espaço existente no Parque dos Pássaros apresente programações de cunho cultural.

Não conseguimos pensar em outros itens, mas deixamos aqui nosso apelo para que a cultura se desenvolva, um povo sem cultura é um povo sem história e também queremos deixar registrado a nossa necessidade, como jovens, de lazer.

Sabemos que muitas vezes essas solicitações ultrapassam o limite de abrangência das atividades de um vereador, mas sabemos também que o incentivo e a busca para que instâncias particulares possam oferecer esses espaços podem ser despertadas através da luta efetiva dessa Câmara de Vereadores.

- Sabemos que é ousada nossa próxima solicitação, mas necessitamos que dobrem o número de ônibus escolares, chegamos ao cúmulo de termos mais de 120 alunos dentro dos ônibus, inclusive de crianças que estudam no Caic, podemos citar o ônibus número 72. Temos também a falta dos ônibus com frequência que acarretam o superlotamento de outros como exemplo temos o ônibus número 66 e 68.

- Solicitamos também semáforo na rua rouxinol na altura do Hospital 24 horas e também na mesma rua na altura da rua Mergulhão, pois os alunos que se locomovem a pé encontram muita dificuldade para atravessar pelo intenso tráfego de veículos nos horários de entrada e saída do colégio.

- Que a sinalização na Rua Guaratinga seja acentuada e que seja realizada uma mudança devido ao alto fluxo de veículos o que acarreta em confusões e propicia a ocorrência de acidentes.

- Que a campanha do “Pé na Faixa” volte de forma intermitente, pois se percebe que houve novamente um relaxamento por parte dos motoristas e que a mesma não esta sendo respeitada. No final do ano passado a campanha realizada surtiu efeitos positivos, portanto solicitamos que seja reiniciada.

Encerramos nosso pronunciamento agradecendo a intermediação da vereadora Terezinha Zin Canassa para que pudéssemos estar nesse plenário e agradecendo a todos os vereadores pela atenção e sabendo que os  mesmos farão o que estiver ao alcance dessa casa para que nossas reivindicações e solicitações sejam atendidas. Nossos sinceros agradecimentos a todos!

Finalizamos com um pensamento de Fernando Pessoa:
 “Eu tenho uma espécie de dever, de dever de sonhar de sonhar sempre, pois sendo mais do que espectador de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso”.
Boa noite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário