quarta-feira, 31 de agosto de 2016

América no séc XIX

No século XIX, ocorreram inúmeras transformações no continente americano. As colônias espanholas conseguiram libertar-se por meio de vários movimentos militares. Essa libertação armada favoreceu sua fragmentação em vários países. Também o Brasil, colônia de Portugal na época, tornou-se livre.  

A liderança da luta pela emancipação das colônias espanholas coube à elite colonial criollaque desejava garantir os seus interesses econômicos e a sua posição social. Foi também influenciada pelas idéias iluministas trazidas pelos seus filhos que estudavam na Europa.

Colônias do norte
Colônias de povoamento
Indústria 
Trabalho livre
Pequenas propriedades

Colônias do sul

Colônias de exploração 
Agricultura 
Trabalho escravo 
Grande propriedade plantations



ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos conquistaram sua independência da Grã-Bretanha em 1783, e logo começaram a expandir seu território. Naquele ano, as fronteiras à oeste dos Estados Unidos foram estabelecidas no Rio Mississipi. Mais além, a oeste, estava o vasto território da Louisiana, que pertenceu primeiramente à Espanha e depois à França. Em 1803, o governante francês Napoleão Bonaparte vendeu a Louisiana aos Estados Unidos. A aquisição duplicou o tamanho do país, movendo sua fronteira ocidental para as Montanhas Rochosas.
À medida que colonizadores norte-americanos se assentavam no território de Louisiana, alguns norte-americanos argumentavam que o país deveria aumentar as suas fronteiras ainda mais à oeste. Essas pessoas acreditavam no Destino Manifesto – a idéia de que os Estados Unidos estavam destinados a governar a América do Norte, do Oceano Atlântico até o Pacífico. Muitos líderes norte-americanos firmemente apoiavam esses pedidos de expansão territorial.
Mais territórios foram progressivamente anexados aos Estados Unidos. A Espanha entregou a Flórida aos Estados Unidos em 1819. Em 1845, os Estados Unidos também anexaram o Texas. Três anos depois, tendo vencido a guerra contra o México, os Estados Unidos conquistaram a Califórnia e outras terras que hoje constituem parte do sudoeste norte-americano. Em 1846, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos dividiram a região do Oregon. A incorporação de Gadsden, que pertencia ao México, em 1853 e a compra do Alasca da Rússia em 1867 finalizaram a constituição territorial dos Estados Unidos.
O governo norte-americano encorajou sua população a migrar para o oeste ao vender terras nessa região por preços baixos ou até mesmo cedê-las para colonizadores que desejassem cultivá-las. Quando um território tivesse um número suficiente de colonizadores, ele requisitava fazer parte da União como um estado norte-americano. Entre 1800 e 1848, o país aumentou de 16 para 30 estados.
A expansão norte-americana para o oeste fez surgir questões quanto à prática da escravidão no país. Os estados do Norte, sendo os mais industrializados, haviam banido a escrivão. O Sul, porém, que era uma região predominantemente agrícola, contava fortemente com a mão-de-obra escrava. As duas regiões norte-americanas estavam em constante conflito sobre a legalidade da escravidão nos novos estados sendo formados.
As populações do Norte e Sul dos Estados Unidos discordavam também sobre outros assuntos. O Norte, por exemplo, sendo uma região predominante industrial, favorecia a adoção de tarifas de importação sobre bens manufaturados. Já o Sul se opunha a isso, sabendo que isso resultaria em preços mais altos de produtos importados da Europa. Outra disputa entre as regiões era em relação à divisão de poder entre os governos federal e os governos estaduais do país. O Norte alegava que o governo federal tinha soberania absoluta sobre os estados; o Sul, porém, discordava.
Conflitos entre o Norte e Sul alcançaram um clímax em 1860, quando Abraham Lincoln foi eleito presidente. A população do Sul se opunha firmemente ao novo presidente, que havia prometido impedir a expansão da escravidão no país. Um a um, os estados do Sul começaram a deixar a União. Estes estados formaram um corpo chamado de Confederação dos Estados da América.

Abraham Lincoln
Em abril de 1861, a Guerra Civil irrompeu quando as tropas da Confederação (Sul norte-americano) e da União (Norte norte-americano) enfrentaram-se no estado da Carolina do Sul. A Guerra Civil norte-americano durou quatro anos e foi lutada, em sua maioria, em território sulista. Apesar do Sul ser militarmente superior, o Norte possuía uma população maior, melhor transporte, mais recursos e fábricas para produzir armas e outros suprimentos. Estas vantagens permitiram que o Norte esmagasse o Sul, que se rendeu em abril de 1865.
À medida que a Guerra Civil chegava ao fim, o presidente Lincoln anunciou que iria agir generosamente com o Sul. Ainda assim, mesmo após a guerra, um grande sentimento de amargura era sentido por ambos os lados da nação. O assassinato de Lincoln, que ocorreu em menos de uma semana após o fim da guerra, aumentou ainda mais a tensão no país.
De 1865 a 1877, um período da história norte-americana conhecido como a Reconstrução, tropas da União ocuparam o Sul. A população negra, em particular, se beneficiou com a Reconstrução. A Proclamação da Emancipação, emitida por Lincoln em 1863, já havia libertado todos os escravos nas regiões sob o controle da Confederação. Agora, os negros do Sul poderiam votar e concorrer a cargos políticos. Muitos foram eleitos para servir em seus estados e governos locais e no Congresso. Escolas públicas para crianças negras foram construídas no Sul, dando a elas melhores oportunidades educacionais.
Em 1877, contudo, tropas federais deixaram o solo sulista. Os brancos da região criaram leis que limitavam os direitos dos negros e instituíam a segregação – separação – em todos os locais públicos. Os negros continuaram a enfrentar o preconceito e discriminação também nos estados do norte. Levou décadas para que os negros norte-americanos obtivessem progressos significativos de igualdade em relação aos outros cidadãos do país.
Apesar destes problemas, o fim da guerra mais sangrenta dos Estados Unidos deu aos norte-americanos motivos para ter esperança: a União havia sido preservada. Os norte-americanos agora poderiam dedicar suas energias à construção de uma grande nação.
A Modernização Econômica e a Expansão Estrangeira
A industrialização nos Estados Unidos teve início no começo do século XIX. A necessidade de produção em massa e a distribuição de bens durante a Guerra Civil aceleraram a industrialização da América. Por volta de 1914, os Estados Unidos eram o maior produtor de bens manufaturados.
A industrialização nos Estados Unidos ocorreu com tamanha rapidez por causa da enorme contribuição dos imigrantes. Entre 1865 e 1914, mais de 20 milhões de pessoas de europeus e asiáticos imigraram para a América. A imigração, somada a uma grande taxa de natalidade, quase triplicou a população do país durante esse período. Os imigrantes forneciam a mão-de-obra necessária nas novas fábricas que estavam sendo estabelecidas no nordeste e centro-oeste norte-americano. Pessoas freqüentemente migravam das fazendas para as fábricas e, portanto, as cidades norte-americanas cresceram rapidamente.
Durante o final do século XIX, os Estados Unidos passaram a exercer influência em assuntos de interesse mundial. Os norte-americanos estavam preocupados com as políticas imperialistas da Espanha, particularmente em Cuba. Quando rebeldes cubanos declararam sua independência da Espanha em 1895, muitos norte-americanos desejavam apoiá-los. Durante dois anos, a tensão entre Espanha e Estados Unidos cresceu, levando à Guerra Espano-Americana em 1898.
Os norte-americanos derrotaram os espanhóis em apenas quatro meses. Como parte do acordo de paz, a Espanha declarou a independência de Cuba e entregou duas de suas colônias – Porto Rico e Guam – aos Estados Unidos. Os norte-americanos também conquistaram outra colônia espanhola – as Filipinas. Naquele mesmo ano, o Congresso dos Estados Unidos anexou as ilhas independentes do Havaí.
Com novas posses territórios e tendo se tornado uma poderosa nação, os Estados Unidos passaram a influenciar eventos políticos na América Latina. Em 1903, quando a Colômbia não permitiu que os Estados Unidos construíssem um canal através de seu território, os norte-americanos incentivaram uma revolta no norte do país sul-americano. Os revolucionários colombianos declararam sua independência, criando a República do Panamá. O governo recém-formado do Panamá rapidamente concordou com a construção do canal pelos norte-americanos.
Os Estados Unidos estavam determinados a proteger o Canal do Panamá e outros de seus investimentos na América Latina. Em 1905, o Presidente Theodore Roosevelt anunciou o Corolário Roosevelt - Big Stick e. Essa nova política estabelecia que os Estados Unidos cuidariam dos problemas de qualquer nação latino-americana que não conseguisse manter a ordem ou pagar suas dívidas. Durante os anos seguintes, os Estados Unidos enviaram tropas para a República Dominicana, Cuba, Haiti e Nicarágua.
Muitos latino-americanos ressentiam o crescimento da influência e poder dos Estados Unidos. Eles sentiam que o país havia se transformado de protetor em agressor. Não obstante, estava claro que em pouco mais de um século, os Estados Unidos haviam evoluído de uma recém-formada república para uma grande potência internacional.


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Visita a câmara municipal


 Nesta terça-feira ,os alunos do projeto do contraturno comparecerem a câmara municipal de Arapongas-Pr , para ver o sistema burocrático e legislativo do nosso governo e ver como ele opera .

 Enquanto estava na seção reparei que muitos vereadores utilizavam discursos falaciosos e enrolativos para dar uma enfase de que seu discurso era completo e não mostrar que não estava concreto , mas também havia políticos com um discurso concreto e pouco falacioso.

Isso me leva a crer que mesmo que aparentam estar bem preparados e com vários papéis de discurso ainda sim precisam parar de apelar para outros assuntos para fazer com que seu discurso faça sentido .













Texto feito pelo aluno : Mario Henrique Reghini do Primeiro Ano B

O que é direito autoral?

Direitos Autorais são prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.
A obra intelectual não necessita estar registrada para ter seus direitos protegidos. O registro, no entanto, serve como início de prova da autoria e, em alguns casos, para demonstrar quem a declarou primeiro publicamente.

O surgimento dos direitos autorais no Brasil

A partir das constituições de 1891, 1934, 1946, 1967 e da Emenda Constitucional de 1969, o direito autoral começou a ser reconhecido no Brasil, Já em relação as obras musicais, os próprios compositores tiveram que lutar para arrecadar direitos pelo uso de suas obras.

Somos alunos do 3º ano do ensino médio do colégio Estadual Emílio de Menezes, e no nosso primeiro dia no contraturno, desenvolvemos algumas pesquisas relacionado aos direitos autorais.

Thiago Ramos
Leonardo Rocha
Suelen Calizotti

O Direito Autoral

   O direito autoral corresponde aos direitos morais e patrimoniais do autor de qualquer obra. 

   É o direito do autor, do criador, do tradutor, do pesquisador, do artista, de controlar o uso que se faz de sua obra. Consolidado na Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.
  Pelo direito de autor, o criador de uma obra intelectual deve ser recompensado pelo uso dessa produção. Assim, os possíveis beneficiados (por exemplo músicos, compositores, escritores, cineastas, escultores, pintores e arquitetos) recebem uma retribuição pela divulgação e pela exploração de suas obras. O intuito maior é garantir àqueles que as criaram uma compensação e um estímulo para que continuem criando. Então, cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. O artigo 29 dispõe que depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, dentre elas a reprodução parcial ou integral.  
Já a reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra. Desta forma, toda reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e/ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, ato ilícito civil e penal.
Com isso, o crime de violação de direito de autor, com finalidade de comércio, deixa de ser considerado crime de menor potencial ofensivo, o que demonstra a seriedade com que passa a ser tratado pela legislação penal. Além da pena de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa e da apreensão da totalidade dos bens ilicitamente produzidos ou reproduzidos, existe também a possibilidade de apreensão dos equipamentos, suportes e materiais que possibilitaram a sua existência, desde que se destinem à prática do delito.  


Ainda convém lembrar que na esfera cível, o infrator estará sujeito ao pagamento de indenização que será calculada a partir do prejuízo causado aos ofendidos. Quando esta mensuração não for possível por causa do desconhecimento do número de exemplares contrafeitos, a Lei prevê que o ofensor indenize os ofendidos pagando-lhes o valor de 3.000 (três mil) exemplares por título reproduzido ilegalmente, além dos apreendidos. 

Suelen Calizotti

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MICHEL TEMER E A CRISE DO BRASIL

O Presidente Michel Temer,assumiu o poder no Brasil interinamente até que se conclua o julgamento do impeachment da Presidente Dilma nesse período tem tomado algumas medidas no sentido de retomar o crescimento da economia Brasileira.O Brasil no momento está em crise, está prejudicando os funcionários públicos.
Ultimas noticias do dia (10): A Câmara dos Deputados aprovou uma medida que alivia o caixa dos estados sem exigir que, em contrapartida, os reajustes para o funcionalismo público fossem suspensos por dois anos.
A crise está afetando vários estados,além dos  atrasos de salários ou verbas adicionais.
O governo está adotando três novas estrategias, a mais comum delas é o parcelamento de salários 

Resultado de imagem para A CRISE DO BRASIL










Resultado de imagem para MICHEL TEMER

Fonte:http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/08/com-crise-estados-mudam-ou-atrasam-pagamentos-de-servidores.html


Giovana Calderan N* 12
Leonardo Suntaque N*22
Eduarda Gonçalves N*08 

Operaçao Lava Jato

O que é a operação

A Operação Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil. Ela começou investigando uma rede de doleiros que atuavam em vários Estados e descobriu a existência de um vasto esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos e as maiores empreiteiras do país

 
 A imagem representa um grande desvio de dinheiro publico dos políticos corruptos.

Desenvolvido por Leonardo Zaramella e Leonardo F. Muniz 
 
Fonte:http://lavajato.mpf.mp.br/atuacao-na-1a-instancia/resultados/a-lava-jato-em-numeros-1

Impeachment: A mudança começa por quem?

Impeachment: processo instaurado com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo ou do poder judiciário, cuja sentença é da alçada do poder legislativo.

Atualmente,  todos nós brasileiros, passamos por um grande processo revolucionário pela segunda vez, só que agora com a nossa querida "Ciclista" Dilma Rousseff, foi acusada por crime de responsabilidade, não exercendo sua função de maneira correta e justa, segundo a maior parte da população.

Descontentes com a atual situação do Brasil, o povo reivindicou uma mudança, que, em tese, melhoraria o contexto atual em que vivemos. Nossa querida ex-presidente, "sofreu" um processo de impeachment, onde foi afastada por 180 dias de sua função.


 

Todo um povo, quer um representante digno e que entenda as necessidades e agrade o povo, o que ela - Dilma Rousseff - não agradava nesse ponto, principalmente em descuido ao discursar nacionalmente e internacionalmente, onde disse frases que viraram "bordões" como por exemplo a famosa ideia de não podermos "estocar ar" justificando o aumento do preço da energia.

Logo, o prazo de afastamento se acabará, porém pode ser adiado, por motivos de acusações e investigações, o que não a favorece.

A mudança começa a partir de nós mesmos, quando nos dermos conta disso e mudarmos, o futuro do Brasil melhorará.

Desenvolvido por: Fernando R. Levinski e Danilo de S. Nascimento. 2 F
Fonte imagem: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/a-agenda-do-impeachment-de-dilma-no-senado
Matéria desenvolvida sem pesquisa online.

ELEIÇÕES NO BRASIL

As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente.
Atualmente no Brasil ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. À exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos tem mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma:
  • Eleições federais e estaduais - para os cargos de: Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual.
  • Eleições municipais – para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores.
As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo(Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único. Para os cargos do Poder Executivo(Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), sendo um em cada estado, território ou Distrito, pelos Juízes Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. Todos estes órgãos são regidos pelo Código Eleitoral, que estabelece as competências de cada órgão/segmento.Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, o voto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo necessário justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, sob pena de multa.Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.
Podendo ser lembrado também que as eleições nesse ano de 2016,o primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.
Nas Eleições 2016 os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.
Fonte: http://www.infoescola.com/direito/eleicoes-no-brasil/
Texto feito por: Raul Cruz 3° ano B

Estatuto do idoso


O estatuto do idoso ou Lei 10.741 , é a lei que assegura direitos a pessoas com ou acima de 60 anos (sessenta). 

Está lei foi aprovada dia 1 de outubro de 2003

Este estatuto dá ao idoso privilégios, tais como : vagas de estacionamento preferências ,atendimento preferencial
e prioridade no recebimento do imposto de renda . Esses são alguns dos privilégios dados pelo estatuto .

Para manter o estatuto do idoso em operante é necessário uma carga tributária retirada do imposto dos cidadãos que estão trabalhando . Com o baixo número de natalidade no Brasil e um índice mais alto de pessoas sextagenárias , possivelmente haverá uma menor proporção de renda contribuída as pessoas que fazem parte deste estatuto . 

Mesmo com as leis que protegem as pessoas idosas ainda sim são resgistrados muitos abusos contra elas.
Caso você veja algum tipo de abuso ao idoso disque 100 e denuncie .






 Um dos casos mais registrados sobre os idosos é o de abuso financeiro, que consiste em alguém próximo ao idoso ou com acesso a suas informações pessoais,retirar uma quantia monetária  de sua aposentadoria sem o consentimento do aposentado .










Texto feito pelo aluno : Mario Henrique Reghini do primeiro Ano B 

Eleições EUA

Do dia 1º de feveiro a 14 de junho, foram decido os candidatos dos partidos Republicano e Democrata que disputarão a presidência dos Estados Unidos, em eleição marcada para o dia 8 de novembro.  Veremos os dois maiores candidatos ao cargo.
De um lado a democrata, Hillary Clinton, com 68 anos, nasceu em Chicago,após 8 anos como primeira-dama, pode voltar a Casa Branca e ser a primeira mulher presidente dos EUA, foi senadora pelo estado de Nova York e secretária de Estado do governo de Barack Obama. Tem um perfil liberal e defende o controle de armas, da igualdade salarial entre homens e mulheres, a instituição da licença-maternidade, e de leis que garantam acesso gratuito a universidade. É feminista e defende o direito dos imigrantes e homossexuais. Se mantém na liderança, após seu discurso e grandes propostas ao país.
E o republicano Donald Trump tem 69 anos e nasceu em Nova York, filho de bilionário, é dono de hotéis, cassinos e campos de golfe, detém os direitos dos concursos Miss USA e Miss Universo. Nunca exerceu um cargo público, mas te um sonho de presidência antigo, concorreu em 1988, 2004 e 2012. Ele pretende construir um muro entre o México e os EUA para não ter mais a entrada de imigrantes ilegais e deseja expulsar todos que já estão no país, sugere banir a entrada de muçulmanos, pretende substituir o serviço de saúde pública por um sistema privado onde o governo não possa interferir e proibir o aborto, exceto que seja estupro, incesto ou risco de vida, quer uma ampla reforma fiscal, com impostos graduais de acordo com a renda dos cidadãos. Mas está passando problemas nestas eleições, com especialistas reclamando que com ele no comando os EUA estará derrotado, dando muitas polêmicas ao seu cargo.



Fontes: http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/02/eleicoes-nos-eua-veja-o-perfil-dos-pre-candidatos-casa-branca.html
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/09/internacional/1470777349_075902.html
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/07/hillary-clinton-faz-1-discurso-como-candidata-presidencia-dos-eua.html


Maria Isabela M.    2°C

A Corrupção Na Política Brasileira

 A  corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica. No brasil está virando rotina nos jornais o tema "corrupção", O simples ato de pessoas ignorarem este assunto só agrega na facilidade dos políticos, deputados senadores, entre outros de praticarem este ato.
  Basta o povo brasileiro acordar e perceber que a corrupção está nas pequenas coisas mais simples e não somente na politica como o simples ato de roubar a caneta do coleguinha.

 






Criado por Mário Augusto e Bruno Henrique
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

Corrupção


https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil#Hist.C3.B3ria_da_corrup.C3.A7.C3.A3o_no_Brasil
Texto sobre corrupção:

A corrupção no brasil afeta diretamente o bem estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.
Na prática a corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União dos Estados e dos Municípios destinados à aplicação na saúde, na educação, na Previdência e em programas sociais e de infraestrutura que, entretanto, são desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos, ou mesmo para contas bancárias pessoais no exterior.
O combate à corrupção foi uma das grandes bandeiras do golpe militar de 1964.Este alvo específico, assim como a denúncia da "infiltração comunista" na vida brasileira e o discurso moralista, pode ser encarado como fruto da vinculação entre os militares, as classes médias urbanas, e partidos políticos de cunho conservador,como a união Democrática Nacional(UDN).
Apesar da corrupção ser bem maior nos partidos políticos e dentro da câmara dos vereadores devemos ver que a corrupção está entre nós mesmo todo dia e em todos os lugares cometemos erros furamos o sinal,furamos fila,tentamos passar a perna uns aos outros entre tantas outras coisas que fazemos. 
O que quero dizer é que devemos ter consciência do que fazemos e começarmos a nos mudar ao inves de apenas criticar os politicos


Nome:Vinicius lucas de paiva 34 
Nome:William daschevi ferreira 35

Corrupção na política no Brasil


Hoje no Brasil esta havendo uma grande reforma na política,os juízes e o congresso estão mais rígidos do que antigamente nos anos 90 tinha uma certa facilidade de corrupção sobre os brasileiros em seus direitos (Saúde, educação, transporte público e etc).
Mas hoje em dia não é mais assim o ministério público junto com os juízes descobriram um pouco de todos estes anos que já foram roubados. Ex:fraude na Petrobras. E os políticos dizem que querem melhorar o país mas não fazem nada além de falar até parece o povo da Roma antiga antes os Imperados colocavam em pratica a politica do Pão e o Circo.
http://www.sitemantenopolis.com.br/politica-do-pao-e-circo-no-brasil/

"Assim como os romanos faziam eventos para enganar o povo naquela época hoje os políticos  brasileiros fazem copa do mundo".

Alunos:Bruna Elisa e Daniel Moreno.