quinta-feira, 14 de julho de 2016

O setor moveleiro sofre com a crise




Mesmo o maior polo moveleiro do sul do país sofreu com a crise. Com 172  empresas e emprega 10 mil pessoas acabou tendo um número altíssimo de demissões e queda no faturamento entre 8% e 10% este ano, após registrar retração de 15% em 2015, em um semestre foram fechadas quatro empresas na cidade mesmo assim é responsável por 9% da produção nacional. Em apenas uma semana, duas das maiores indústrias do município, Simbal e Kit's Paraná, demitiram 170 trabalhadores assustando os moradores da cidade. Algumas empresas tentaram driblar o problema, buscando a exportação. Era uma solução viável mas a relativa queda do dólar diminuiu a lucratividade.
A crise se espalhou e começou a provocar reduções na produção de oito a cada dez itens industriais segundo (IBGE), dos 805 produtos industriais pesquisados pelo (IBGE) 78,3% tiveram queda de produção ano passado em comparação com 2014. Os itens são variados desde televisões a automóveis e até alimentos.
Não é de hoje que Arapongas vem perdendo postos de trabalho, em 2012 perderam 50 e em 2013 mais 260 postos fechados, e agora com essa crise agrava ainda mais a situação social que resulta em desemprego muito alto em todos os setores de economia,que contribui para o aumento da criminalidade e da violência entre outras consequências negativas para a sociedade araponguense.
 
    (interior de uma fábrica de móveis)
fonte: folha de londrina
imagens: google

terça-feira, 12 de julho de 2016

Voltei

Neste dia 12 de julho, depois de um longo tempo afastado, eu, Thiago Trombini consegui voltar ao contraturno afim de estudar uma matéria razoavelmente complicada.Terei um teste de química amanha cujo qual a matéria sera haleto orgânico, Função Aldeído, Função Álcool e Acido Carboxílico.
 Não tive outro momento para estudar se não por meio deste projeto, sinto-me preparado para o teste e não o vejo mais como um problema pois tive um longo período de esclarecimento com esse meu estudo.
Aluno:Thiago Trombini

Crise no Setor Moveleiro

Arapongas, mesmo sendo o segundo maior setor moveleiro do país, com 172 empresas, acabou sofrendo com a crise econômica e política que acaba tendo um alto número de demissões nas ultimas semanas. Com quatro indústrias fechadas e três em recuperação judicial, fazem com que os moradores do município paranaense fiquem abalados. Em apenas uma semana, duas das maiores indústrias do município, Simbal e Kit's Paraná, demitiram 170 trabalhadores.
Não é de hoje que Arapongas vem perdendo postos de trabalho, em 2012 perderam 50 e em 2013 mais 260 postos fechados.
Segundo Irineu Munhoz, presidente do Sima (sindicato que representa a indústria moveleira), o faturamento das empresas caiu entre 8% e 10% esteano, após registrar retratação de 15% em 2015.
Arapongas emprega cerca de 10 mil pessoas, contando com as demissões já registradas, o número de empregos diretos ultrapassa de 12 mil. O polo moveleiro representa cerca de 9% da produção nacional.
A exportação foi uma saída viável para quem passou a vender para outros países no ano passado, quando o dólar ultrapassou os R$4, mas nos últimos meses com o abaixamento do dólar, mesmo com as exportações, a lucratividade decaiu. 


Fonte: Matéria, Folha de Londrina.
Aluna: Maria Isabela M.    2ºC