terça-feira, 7 de junho de 2016

A Crise e a Decadência do Impéria Romano

Hoje na aula do contra turno vamos falar um pouco sobre a crise e a decadência do Império Romano. Com a expansão territorial (pastagens anterior) ouve a conquista de novas terras pelo Romanos. Enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar (defesa); Com o fim das guerras de conquistas também diminuíram a entrada de escravos. Com menos mão-de-obra ocorreu uma forte crise na produção de alimentos. A queda na produção de alimentos gerou a diminuição na arrecadação de impostos. Com menos recursos, o império passou a ter dificuldades em manter o enorme exército;

Aumento dos conflitos entre as classes de patrícios e plebeus, gerando instabilidade política; Crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império (guerra, escravidão, domínio sobre os povos conquistados) e religiosa.

Aumento da corrupção no centro do império (Roma) e nas províncias (regiões conquistadas); Estes motivos enfraqueceram o Império Romano, facilitando a invasão dos povos bárbaros germânicos no século V. Na época da crise os impradores decidiram tomar uma decisão, dividir o Imperio Romano em duas partes. Oriente e Ocidente. Outro motivo foi a invasão dos bárbaros. O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade.

 
fontes: http://www.suapesquisa.com
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br
Aluno: Igor Nunes Dias   2°A

A Crise e a Decadência do Imperio Romano

A crise do Império Romano:

   Foi a partir do século III, que Império Romano começou a declinar de modo acentuado. Entre inúmeras razões, destaca-se a crise do escravismo.
   Sabemos que o trabalho escravo era um dos pilares da riqueza de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra. Ocorre, no entanto, que desde o final do século II, as guerras de conquistas praticamente cessaram, fato que diminuiu muito o número de escravos à venda. Roma passou a gastar as riquezas, acumuladas nas guerras de conquista, pagando os produtos que importava, como cereais, armas e jóias. http://historiadomundo.uol.com.br/romana/crise-do-imperio-romano.htm

A decadência do Império romana:

  O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.
   As ondas migratórias dos povos bárbaros (Para o romano, bárbaro era todo aquele que morava fora da fronteiras do Império Romano e era considerado um povo sem cultura, ignorante) do norte da Europa e de regiões da Ásia em direção a Roma, provocadas por transformações climáticas e outros fatores similares, forçavam o Império a repelir os invasores e a mover progressivamente mais contingentes do exército para a defesa do centro do Império, que era a cidade de Roma.http://historiadomundo.uol.com.br/romana/queda-do-imperio-romano.htm
ALUNO: ALISSON COSTA ALVES 2ºA

A Crise do Império Romano e o inicio do Cristianismo

O império romano se tornou o maior de todos os tempos, e isso não trouxe apenas pontos positivos. Após séculos de glória, o Império Romano passou a apresentar sinais de crise a partir do século III.
Quais os motivos que levaram à crise do império romano?
A enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar. Com o fim das guerras de conquistas também diminuíram a entrada de escravos, e com  menos escravos, menos mão-de-obra, e uma crise na produção de alimentos. O aumento dos conflitos entre os plebeus e patrícios geraram uma instabilidade política. E o crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império. 
Estes motivos enfraqueceram o império romano, e facilitaram a invasão dos povos bárbaros germânicos (para o romano, bárbaro era quem vivia fora do império), levando ao fim do império romano ocidental.
Durante esse período de, alguns imperadores tentaram tomar algumas medidas para conter a crise.
Em 395 d.C., o imperador Teodósio dividiu o império em dois: o Império Romano do Ocidente, com capital em Milão, e o Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla.
O império bizantino perdurou até o século XV, quando Constantinopla sofreu com as invasões turcas.

O Cristianismo:

No século I, com o nascimento de Jesus de Nazaré, um homem que ficou conhecido como um profeta muito bondoso que pregava que com o amor. poderíamos alcançar o perdão de Deus (no caso Jesus era um judeu), e assim alcançar a vida eterna.
Essas ideias de Jesus Cristo eram fortemente uma afronta aos costumes politeístas de Roma, por isso ele foi perseguido, aprisionado, torturado e crucificado e morto pelos romanos. Essa história da vida desse profeta é narrada no Novo Testamento na bíblia.
Após a morte de Jesus, seus apóstolos pregaram seus ensinamentos para o povo, o que gerou uma perseguição à esses homens, pois estavam fazendo algo errado na visão dos políticos romanos. A partir daí, todos os cristãos foram perseguidos, torturados, mortos, e caçados pelo império romano.
Sob a inspiração do lema "um Deus no Céu, um Imperador na Terra", Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião.
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise-romana.htm
Frederico T. Ponci Pereira 2° A

Razões que me levaram a participar do projeto do contra turno

  Há muitas razões para eu participar do projeto do contra turno da professora Zilda.
  Um deles é abrir um leque de conhecimentos, não só e historia mas em outra materias interligadas.
  Participar de várias atividades diferenciadas, ajuda na leitura no aprendiazado, na comunicação do mundo moderno, na capacidade de se comunicar verbalmente.
  Gosto muito das atividades propostas no projeto, na publicação de temas variados no blog concretizando os alunos, professores, população em geral.
Aluno: Igor Nunes Dias    2°A

O que esperar do contra turno?!

  Contra turno cujo o projeto foi criado no colégio EMÍLIO DE MENEZES com o objetivo de ensinar e mostrar um pouco sobre a HISTORIA de um modo geral para alunos do período matutino da escola. Eu particularmente entrei nesse projeto por interesse de me aprofundar mais nessas áreas históricas pois acho muito interessante. No inicio do projeto desse ano a sala estava lotada mais como ja esperado tem poucos alunos participando assiduamente , mais como dizem não importa a quantidade mas sim a qualidade do que realizamos aqui no projeto, como por exemplo o estudo individualizado se destacando a questão da pesquisa, leitura e escrita.
ALUNO: ALISSON COSTA ALVES 2ºA

O que eu espero do Contraturno?

O que eu espero do contraturno é ampliar meus conhecimentos dentro da disciplina de história, e em outros assuntos que nós discutimos e aprendemos dentro da sala da professora Zilda. Comecei a participar por incetivo dos meus colegas, e pelo incentivo da professora Cristiane, na disciplina de história, e pelos meus interesses nas ciências humanas, e para poder estar mais tempo no colégio, adquirindo um conhecimento maior que os demais, por meu esforço, e o incetivo da professora Zilda.

Frederico T. Ponci Pereira 2° A

CRUZADINHA - SÉTIMOS A e B


PESQUISE EM SEU LIVRO PÁG. 50 a 6 1 E COLOQUE AS RESPOSTAS NA CRUZADINHA
  1. Período anterior a chegada dos europeus na África ________________________________________________________
  2. Animal forte e resistente ao clima desértico, com capacidade de viver sem água por vários dias utilizados na travessia do Saara para garantir a sobrevivência dos povos que lá habitavam ______________________________________________________
  3. Reino habitado por vários povos, sendo os mandingas ou malinquês o grupo principal _________________________________
  4. O mais antigo dos reinos sahelianos, Por muito tempo foi chamado pelos cronistas árabes de terra do ouro _________________
  5. Semente de planta do gênero cola, utilizada como estimulante e revigorante_________________________________________
  6. Usado como moeda nas trocas comerciais e na conservação de alimentos___________________________________________
  7. Religião predominante nos reinos da África do Norte ___________________________________________________________
  8. Continente considerado o berço da humanidade ______________________________________________________________
  9. Código de leis dos muçulmanos ___________________________________________________________________________
  10. Tombuctu foi fundada cerca do ano 1100 pela sua proximidade com o rio Níger para servir às caravanas que traziam sal das minas do deserto do Saara para trocar por ouro e escravos trazidos do sul por aquele rio. Em1330, Em 1988 esta cidade foi decretada patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO ____________________________________________________
  11. Importante atividade desenvolvida nos reinos africanos e promoveu a islamização do reinos africanos _____________________
  12. Maior deserto do mundo, ocupa uma área de cerca de 30% do continente africano ___________________________________
  13. No Império do Mali os governantes eram chamados ___________________________________________________________
  14. Louvadores e historiadores orais, personagens da história da África e até hoje estão presentes em muitas sociedades ________
  15. Extensa faixa de terra localizada imediatamente ao Sul do deserto do Saara______________________________________


1
R
*







2


E









3


I










4

N











5
O
*

*







6 S













*









7


A











8
F









9


R











10
I












11 C










12

A










13

N









14


O












15 S









quinta-feira, 2 de junho de 2016

IMPOSTOS

Hoje dia 02 de junho de 2016, vimos a questao dos impostos, o que sao? para que servem? somos obrigados a paga-los?
Os impostos são valores pagos na moeda nacional ( o Brasil no caso é em reais) o valor é  arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidroeléctricas, portos, universidades, etc). 

Os impostos incidem sobre a renda (salários, lucros, ganhos de capital) e património (terrenos, casas, carros, etc) das pessoas físicas e jurídicas.

A utilização do dinheiro proveniente da arrecadação de  impostos não é vinculada a gastos específicos. O governo, com a aprovação do legislativo, é quem define o destino dos valores, através do orçamento. 

todos os cidadãos são obrigados a pagar os impostos, mas tambem é obrigaçao do cidadao cobrar do poder Legislativo para onde estão indo os valores usados pelo Executivo.

Os impostos no Brasil 

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).

Lista dos principais impostos cobrados no Brasil são:

Federais

- IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
- IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
- IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
- ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

Estaduais

- ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

Municipais

- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
- ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos 
- ISS - Impostos Sobre Serviços

Para mais informações acesse o site ou entre em contato com os participantes do blog.
Texto feito pelo aluno Raul Cruz do 3°anoB

Principais impostos nos Brasil

Hoje nesta aula vimos sobre os impostos no Brasil e irei escrever sobre os mais conhecidos.

Todos pagam impostos,direta ou indiretamente.Os impostos podem ser federais quando é destinado ao governo federal,estaduais quando é destinado ao governo estadual e municipal quando os impostos são destinados ao governo municipal.
Aqui os impostos podem ser cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adquire determinado produto ou serviço, ela já está pagando o imposto que esta  no valor da compra.

Impostos federais

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações. 

IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. Cobrado das indústrias.

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão.

Entre vários outros.

Impostos estaduais

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias. Incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia.

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos 

ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortes e Doação.Sobre herança

Impostos municipais

IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

ISS – Imposto Sobre Serviços. Cobrado das empresas.

ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos.Sobre a mudança de propriedade de imóveis

Nos pagamos impostos em tudo.Em mercadorias cerca de 50 % para mais são adicionados ao preço dos produtos. Cerca 37 % do PIB (Produto interno bruto) é pago em imposto no Brasil 
PIB tem o objetivo de medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.Quanto mais produz mais esta consumindo




http://www.educacao.cc/financeira/principais-impostos-federais-estaduais-e-municipais/ 

Ana Luisa Rosa Junqueira 2°B

O que são Impostos?

   Os impostos são taxas tributárias que são impostas aos cidadãos. Eles são de extrema importância na nossa vida, apesar de não serem justos. 
   O imposto nada mais é do que uma contribuição de cada cidadão com o governo, para fins de desenvolvimento economico e social, mas sabemos que nem sempre acontece dessa forma, pois nem todos os nossos políticos são honestos e contribuem com a parte deles para os nossos benefícios.
   Por isso devemos saber escolher os nossos políticos. Para isso existe um site que apresenta um ranking de políticos, para que possamos ter uma ideia de quem está contribuindo para a política, e quais políticos não estão sendo honestos.

   Os impostos são dividos em 3 partes: 
  • Federais

    - IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
    - IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
    - IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
    - ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

    Estaduais

    - ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
    - IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

    Municipais

    - IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
    - ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos
    - ISS - Impostos Sobre Serviços

     Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° A