terça-feira, 26 de abril de 2016

Conceitos politicos


Conceitos políticos:

Na aula de hoje assistimos um vídeo sobre as cincos formas de governo: Ditadura, Anarquismo, Oligarquia, Democracia e Republica.

DITADURA: Ditadura é um modo de governo em que o governante (presidente(a), rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia ou a sociedade, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence, sem pedir ou precisar de opiniões de outras pessoas para o seu governo. suapesquisa.com

ANARQUISMO: Se resume em uma sociedade que não precisa de nenhum tipo de governante para que tenha ordem em sua sociedade ou para que interfira na sua existência de modo cultural, econômico, entre outros modos de existência da mesma sendo assim cada indivíduo com a sua consciência de seus atos sendo bons ou ruins.

OLIGARQUIA: Governo que possui poucas pessoas, ou quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder sempre ganham quem esta com a maioria e/ou a maioria em si própria. suapesquisa.com

Democracia: É o governo do povo, para o povo, pelo povo”. “Governo do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos. infoescola.com

REPUBLICA: O período de 1889 a 1930 ficou conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro. suapesquisa.com 
Aluno: Alisson Costa Alves 2A



CONCEITOS POLÍTICOS


Conceitos políticos
Na aula de hoje assistimos um video sobre as cinco formas de governo:
*Ditadura
*Anarquismo
*Oligarquia
*Democracia
*Republica
REPÚBLICA.

Esta palavra deriva do latim res publica, expressão que pode ser traduzida como "assunto público".
Em uma República, o poder tem origem em um grupo de cidadãos, que delega esse poder a um elemento designado Chefe de Estado ou Presidente da República. A eleição de um Presidente da República é feita através do voto direto dos cidadãos.
Um dos primeiros a falar sobre a Republica foi Platão, cujo o mesmo fez um livro, o mesmo tem 10 volumes que fala sobre, ''que Sócrates dialoga com vários elementos, debatendo o tema da justiça''. São abordadas temáticas sociais, filosóficas e políticas, com o objetivo de resolver problemas da sociedade.
A República Romana teve início em 509 a.C. a partir de uma revolta dos patrícios que tirou do poder a monarquia etrusca. Esta fase da história romana vai até o estabelecimento do Império Romano em 27 a.C.
Assim como um monarquia pode ser uma democracia, uma república também pode ser uma ditadura. No Brasil, por exemplo, a República da Espada foi o nome dado à ditadura militar instituída entre 1889 e 1894. A República da Espada consiste na primeira fase da República Velha, um período que aconteceu entre 1889 e 1930.
Hoje no Brasil somos uma republica.


Igor nunes Dias

As Formas de Governo

Na aula de hoje nós assistimos um vídeo sobre as 5 formas de governo, os quais são:

Monarquia: É o governo onde há apenas um líder, um representante político que dita as regras e as leis do estado. Muitas vezes ele pertence à um grupo político, que o elege como líder.  


Oligarquia: É a forma de governo onde não é mais apenas um único líder, mas sim um grupo que governa. Geralmente esse grupo que governa é o grupo dominante nas sociedade.


Democracia: "Demo" vem do grego povo, e "cracia" poder, que traduzido ao pé da letra significa poder do povo. Na democracia prevalece a vontade da maioria, a ideia predominante da maioria, do povo.

República: A palavra "república" vem do latim "res" que significa coisa, e "publica" que significa povo, que significa coisa do povo, que subentede-se como a lei.
O governo é limitado por lei, deixando o povo livre. É o governo das leis, que vai contra a vontade do povo, da democracia, pois está acima disso, esta é a lei.


Anarquia: É quando não há um governante, não há alguém que lidere um povo, e o povo é considerado livre.
Não é uma forma de organização governamental viável, pois já diziam os filósofos na Grécia antiga: "liberdade não pode existir sem leis". Os fundadores da república dos Estados Unidos eram unanimes em acordar que algum grau de governo é uma força necessária em qualquer sociedade civilizada. 
Não podemos considerar uma forma de governo, mas uma transição de uma forma de governo, uma nova oligarquia criada pelos anarquistas.


                                                                                                                 Frederico T. Ponci Pereira

terça-feira, 19 de abril de 2016

Relações de poder


A nossa atual constituição foi elaborada e promulgada no ano de 1988.
Hoje as relações de poder são diferente da época do absolutismo monárquico, por exemplo em que todos os poderes estavam concentrados nas mãos do rei que caiu depois da ocorrência do Iluminismo que tinha como objetivo derrubar o antigo regime.
Agora na nossa sociedade atual temos 3 poderes e também 3 instâncias de poder:
LEGISLATIVO: ele ordena e cria as leis, além dessa função, compete também ao poder legislativo fiscalizar o poder executivo e julgá-lo se necessário, além de julgar também os seus próprios membros. O Poder Legislativo deve ser composto pelos legisladores, ou seja, os homens que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas ou empresas, sua instância é a câmara dos deputados e senado onde trabalham os vereadores,senadores e deputados.
 EXECUTIVO: O executivo tem várias formas, dependendo do sistema em que ele está inserido. No presidencialismo, o líder do poder executivo é o Presidente, escolhido pelo povo, para mandatos regulares e também tem a função de chefe de estado e chefe de governo a nível estadual temos o governador e a nível municipal temos o prefeito.
No sistema parlamentarista, o executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar, e este apoio é expresso por meio de um voto de confiança, é um poder independente e harmonico.
JUDICIÁRIO: É constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, que têm a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo, ou com as regras da Constituição do país, sua instância são as de juízes e comarcas e supremo tribunal.
aluno:Matheus 3ºA 

 






 

Relações de Poder, os Três Poderes

Nos dias de hoje, vivemos em uma relação diferente do absolutismo monarquico onde o rei concentrava todo o poder em suas mãos, agora temos a nossa atual Constituição que foi elaborada e promulgada no ano de 1988, um sistema de poder onde temos os governantes e os governados, que somos nós sociedade como um todo. Se divide em três Poderes da União, que são: o poder Legislativo, Executivo e Judiciário, que são independentes, mas devem trabalhar em harmonia. Existem três instâncias de poder, sendo municipal, federal, estadual.
O Legislativo, é composto por pessoas que elaboram leis que regulam o estado, que devem ser obedecidos pelos cidadãos e empresas. Esse poder é formado a nível federal, pelo Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores), a nível estadual- Assembléia Legislativa (Deputados Estaduais) e a nível municipal- Camara de Vereadores (Vereadores).
No Executivo, devem ser executadas as leis já existentes e propor a elaboração de novas leis conforme a necessidade do povo, é representado em nível nacional pelo Presidente do país, em nível estadual (Governador) e municipal (Prefeito).
No Judiciário, tem a obrigação de julgar quaisquer conflitos que possam surgir no país, se baseando nas leis que encontram a seu vigor. Cabendo a função de aplicar as leis, julgando de maneira imparcial e isenta, determinada situação e as pessoas nela envolvidas, determinando quem tem razão e se alguém deve ou não ser punido por infração à Lei. O poder é formado a nível federal (Supremo Tribunal), estadual (Juizes e Comarcas) e nível municipal (Secretários Municipais).
Nos dias de hoje, verificamos a existencia de conflitos entre os Três Poderes, mesmo um precisando do outro, não conseguem se manter em um estado harmônico, com todas as crises que vem acontecendo nesses dias, os poderes não estão se mantendo unidos.
 
http://www.infoescola.com/direito/poder-legislativo/
http://www.infoescola.com/direito/poder-executivo/
http://www.infoescola.com/direito/poder-judiciario/

Maria Isabela M.



 Os três poderes da união.

    De acordo com a nossa atual constituição, elaborada e promulgada no ano de 1988, estabelece a divisão em Três Poderes.
    A União está divida em Três Poderes, independentes e harmônicos entre si.O Brasil tem um sistema pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

   Poder legislativo: é aquele que se preocupa em elaborar  as leis. É composto pelos parlamentares, ou seja, os Vereadores, os Deputados estaduais e os Deputados federais . Além deles, existe também o Senado, que é composto pelos Senadores. 

  Poder executivo: é aquele que se preocupa em aplicar as leis e as políticas sociais. É representado pelos Administradores, ou seja, os Prefeitos, os Governadores e pelo Presidente.

  Poder judiciário: é o responsável por julgar os crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou não, isto é, se elas obedecem à Constituição Federal. É representado pelos Juízes e Desembargadores, sendo o único dos Três Poderes que não é eleito democraticamente pelo povo. A sua principal e maior instância é o Supremo Tribunal Federal. 

  Hoje em dia os Poderes nao estao se respeitando, mesmo um dependendo do outro, observamos isto pelos noticiários que apresentam várias desavensas entre eles, isto é muito ruim pois um quer o lugar do outro.




 Igor Nunes Dias




Relações de poderes

Relações de poderes
A nossa atual constituição foi elaborada e promulgada no ano de 1988:
    Relações de poder onde existe pessoas GOVERNANTES e GOVERNADOS na nossa sociedade, a partir do movimento intelectual do século XVIII o iluminismo foi proposto para combater o absolutismo monárquico a divisão em três poderes: o EXECUTIVO, o LEGISLATIVO e o JUDICIÁRIO , na aula de hoje aprendemos um pouca sobre essa divisão de poderes. Esses poderes de, acordo com a constituição eles são independentes e  harmónicos. Cada um tem sua atribuição mas, devem trabalhar em harmonia, em conjunto se ajudando constantemente, pois sempre tem um precisando do outro.. Segue abaixo uma breve descrição de cada poder:
   Poder Executivo: È o poder do estado que, nos princípios da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais. O poder executi pode assumir várias e diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.
   
Poder Legislativo: È aquele que tem num país a tarefa de legislar, ou seja, fazer as leis no Brasil, o Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Os estados brasileiros também possuem o Poder Legislativo composto pelos deputados estaduais, assim como os municípios composto pelos vereadores.

Poder Judiciário ou Poder Judicial: È constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, que têm a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo, ou com as regras da Constituição do país.
www.significados.com.br/poder-judiciario/
 http://www.suapesquisa.com/o_que_e/poder_legislativo.htm
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Poder_Executivo
ALUNO: ALISSON COSTA ALVES
SERIE/TURMA: 2 ANO A  
 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Relações de Trabalho e de Produção Revolução Industrial

A Revolução Industrial no século XVIII trouxe enormes transformações nos meios de produção e no cenário urbano europeu.
A ascensão industrial substituiu as manufaturas e a produção artesanal e acentuou o aumento da produção de mercadorias e a crescente busca por mercados consumidores..

A substituição da manufatura pela maquinofatura provocou um intenso deslocamento rural para a cidade, gerando enormes concentrações populacionais, excesso de mão-de-obra e desemprego.Ele  fixou medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.

 Com as insatisfações dos trabalhadores em ascensão, ganharam força os movimentos socialistas que pregavam igualdade. Conscientes das condições precárias de trabalho, em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista, primeiro documento histórico a discutir os direitos do trabalhador.

 http://imagohistoria.blogspot.com.br/2009/05/revolucao-industrial-1-de-3.html
Aluna:Gabriele de Almeida Cardoso   3°D

Relações de trabalho Servis


 TRABALHO SERVIS 
 
As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise diante da crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais, muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, no entanto, eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam.
Aos poucos, o sistema escravista de produção no Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria predominar na Europa feudal. Nascia, então, o regime de servidão, onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário. 
  No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores estes por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos chamados cavaleiros, que em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade.    Quando um vassalo era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar. O suserano, por sua vez, se obrigava a dar proteção jurídica e militar ao vassalo. Os servos não tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela. Não podiam ser vendidos como se fazia com os escravos, nem tinham liberdade de abandonar as terras onde nasceram. Nas camadas pobres, havia também os vilões. Os vilões eram homens livres que viviam no feudo, deviam algumas obrigações aos senhores, como por exemplo, as banalidades, mas não estavam presos à terra, podendo sair dela quando o desejassem. A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges. A nobreza era também hierarquizada estando dividida em alta e baixa nobreza. Alta nobreza: duque, marquês e conde. Baixa nobreza: visconde, barão e cavaleiro, o feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal, a base do sistema feudal eram as relações servis de produção. Os servos viviam em extrema miséria, pois, além de estarem presos à terra por força de lei, estavam presos aos senhores, a quem deviam obrigações como:
    A talha: era a obrigação de o servo dar, a seu senhor, uma parte do que produzia. Essa parte, em geral, correspondia à metade. 
   A corvéia: era a obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça alguns dias por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao senhor. 
   As banalidades: eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc.
  Capitação: imposto pago por cada membro da família.
  Tostão de Pedro: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local.
  Taxa de Justiça: os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.
  Mão Morta: Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai ou da família.
  Albermagem: Obrigação do servo em hospedar o senhor feudal.
  O fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal foi o ressurgimento das cidades e do comércio. Com o ressurgimento das cidades, os camponeses passaram a vender mais produtos e, em troca, conseguir mais dinheiro. Com o dinheiro alguns puderam comprar a liberdade. Outros simplesmente fugiram para as cidades em busca de melhores condições de vida,surgindo relações assalariadas de produção.





Relações de Trabalho Assalariado




  Nos dias atuais, antes de começarmos em qualquer tipo de trabalho, nós passamos muito tempo na escola,  estudando e se preparando para toda uma vida de trabalho, mas nem sempre foi assim, desde a pré-história o homem já trabalhava porém sem nenhum tipo de aprendizado.
Depois de muito tempo, agora na idade contemporânea, surgiu o trabalho assalariado que é representado na relação entre empregado e empregador.
Os empregados vendem sua força física ou intelectual em troca de salários.
 Para definirmos o que é trabalho, é preciso antes compreendermos por que trabalhamos e as razões pelas quais justificamos a dedicação de 8 horas, as vezes mais, de nossas vidas a uma determinada atividade, com o fim último de obtermos o salário ao fim do mês. A resposta pode parecer óbvia: para nos sustentar. Mas a história nos mostra que a associação entre trabalho e salário é relativamente recente, tendo se configurado no cenário da revolução industrial
As operações ocorrem em mercados nos quais remunerações são determinadas em níveis, levando em conta a concorrência entre empresas.
Emprego não é garantia de riqueza. A organização internacional do trabalho estima que até 40% dos trabalhadores pobres não ganham o suficiente para manter as próprias famílias acima dos $ 2 por dia na linha de pobreza.

http://euquerotrabalho.com
Aluno: Matheus Henrique Da Silva 2B

Idade Media Relaçoes Servis De produçao

Entrei na escola aos 3 anos de idade, e desde então não sai mais. Estudamos para nos preparar para o mundo do trabalho. O trabalho e muito importante para a vida das pessoas. Por que temos que trabalhar ?
O trabalho e importante fonte de sobrevivência, pois através dele que nos vem o salário necessário para o nosso sustento. Trabalhando naquilo que gostamos de fazer teremos a nossa realização pessoal , e porque não dizer que estamos no caminho da felicidade ? alem disso ao realizar nosso trabalho com profissionalismo e ética  estaremos contribuindo com a sociedade.
Ao longo da sua historia o homem atravessou por diferentes relações de trabalho por exemplo na pré historia os comunais , na idade antiga escravistas, na idade media os servis, na idade moderna e contemporânea Assalariada.
Nesta aula fiquei encarregada de falar sobre os servis na idade media.
 Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos  senhores que viviam nas redondezas da propriedade.Os servos diferentes dos escravos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais  pois eram presos a terra, se a terra fosse cedida ou doada para um outro nobre ele fica na terra e trocava de dono. Os servos ele trabalhavam na terra de um senhor e pagavam pelo uso da terra (pagavam em produto ou em serviço).Eles eram responsáveis pela mão-de-obra da propriedade, cuidando da parte agricultora. Já as mulheres eram responsaveis pelo serviços domésticos da propriedade e também da plantação local .
No século X, a servidão se tornou frequente no território europeu, graças ao desenvolvimento da atividade agrária no período. A servidão diminuiu a partir da revolução burguesa que deu origem ao capitalismo nas propriedades agrícolas.



fontes: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/servos.htm 
  Aluna: Geovana Comar 

Escravidão


Na Roma antiga ,que era um a sociedade escravista para garantir o domínio , os patrícios forneciam pão para seus servos em praças publicas para que não fizessem rebeliões . Dependendo da casa onde os escravos trabalhavam , eles tinham mais inserção na sociedade .

   Escravos eram servos dos patrícios . As diferenças entre escravos além das temporais e geográficas eram varias , alguns trabalhavam em minas e campos , e outros nas cidades . Os que trabalhavam nas cidades era para aprender ofícios para gerir negócios do seu senhor .
     Eles viviam em total domínio dos seus senhores , e trabalhavam para enriquece-los ganhando em troca apenas seu alimento e um local para dormir .
    Seus crimes eram punidos com mais seriedade  , e ao cometer um crime contra seu senhor , todos da casa poderiam ser punidos .
http://pt.slideshare.net/JooNachtigall/escravido-na-roma-antiga
       Bruna larissa Ferreira 1°F.D

Pré-História: Relações Comunais de Produção

Nascemos, crescemos, estudamos ao mesmo tempo que nos preparamos para o mundo do trabalho. O trabalho pode ser entendido, como um meio de sobrevivência que temos para termos meios de consumo boas condições de vida. É uma realização pessoal, trabalhamos para ter um meio de prazer, para ser bem sucedidos, ao mesmo tempo colaborando com a sociedade.
Ao longo da história, o homem vem atravessando por vários meios de produção em seu trabalho, desde a Pré-História até os dias de hoje na Idade Contemporânia, tendo várias relações de trabalho, a primeira a ser utilizada era o trabalho comunal, surgiu antes mesmo da descoberta da agricultura, onde tudo era repartido igualmente, embora algumas tribos indígenas isoladas ainda usam esse meio de produção (Amazônia, África, etc).
É um meio onde ninguém é maior que ninguém, todos os cargos são o mesmo, todos repartem entre si os meios de produção (ferramentas, utensílios, armas), não há desigualdade social, propriedades privadas, sem exploradores e explorados, todos eram amigos e se ajudavam, não tinham a figura de Estado, sendo o único modelo de comunismo implantado pela humanidade.




http://fsetemac.blogspot.com.br/2012/03/sociologia-1-anos-modos-de-producao.html

Maria Isabela M.

Trabalho escravo


Nós estudamos para conhecermos diversos assuntos e aplica-los no nosso futuro.
Todos queremos ter um trabalho mas para isso precisamos estudar e claro,trabalhar no que gostamos para que sejamos felizes e façamos os outros também.
Ao longo da historia o homem sempre trabalhou para sobreviveer atravessando por diversas relaçoes de trabalho desde o modo de produçao comunal na pré historia passando pelas relaçoes escravistas,servis na idade media e assalariadas nos dias atuais.O meu tema de pesquisa hoje é o trabalho escravo

Trabalho escravo na antiguidade


Os escravos eram donos de seus senhores,seus donos depois de compra-los podiam coloca-los para trabalhar sem parar,e como recompensa comida,abrigo e roupa.
Normalmente os escravos trabalhavam nas minas e nas plantações, poucas vezes tinham descanso e quando não faziam  oque seus senhores mandavam eram punidos severamente.
Em principio na Grecia,os vencidos eram feitos escravos,o guerreiro vencido se tornava propriedade de seu vencedor
No seculo I os senhores foram proibidos de castigar seus escravos até a morte,e caso fizessem isso seriam acusados de assassinato.




 Voce acha que a escravidão acabou quando a lei Aurea foi assinada?



O trabalho escravo ja é uma relaçao trabalhista que existe ha muito tempo na historia
Na escravidão o trabalhador é forçado a prestar serviços sem receber um pagamento ou um valor insuficiente para suas necessidades.Ainda hoje observamos relações do trabalho  ilegais,que configura trabalho escravo
A maioria das pessoas é forçada a trabalhar para pagar dividas muitas vezes contraída por um ancestral.
Em geral os escravos vem de regiões muito pobres,com pouco acesso a educação e a saúde,são locais onde as leis são fracas ou sua aplicação é restrita
Os escravos são jovens,na maioria do sexo feminino. Muitos são forçados a se deslocar de sua região de origem em busca de oportunidades e são aliciados para este tipo de trabalho.

A região do mundo onde estas relações de escravidão estão mais presentes é o sul da Asia, sobretudo a  escravidão ocorre em estados fracos ou corruptos. Regimes autoritários podem favorecer ou mesmo estimular a escravidão.Existem mais de trezentos tratados internacionais pelo fim do trabalho escravo e comércio de pessoas e mais de doze convenções mundiais de combate à escravidão contemporânea



Ana Luisa Rosa Junqueira 2°B

Relações de trabalho: Modo de produção comunal aos dias de hoje

O trabalho é uma forma de sobrevivência, e existem vários tipos de relações do mesmo, que mudaram ao longo da história, desde o começo da humanidade até os dias de hoje. O trabalho é o que move a sociedade, é aonde a maior parte da sociedade se baseia, no trabalho.
O modo de produção comunal é considerado o primeiro modo de produção do homem. Aconteceu no momento que o homem deixou de coletar frutas, e ser nômade, para plantar e caçar. Se baseia no uso coletivo dos meios de produção, em relações cooperativas e familiares, como por exemplo, como ocorre na maioria das aldeias indígenas.
Sendo assim, no modo de produção comunal não haviam propriedades privadas, uma vez que os modos de produção eram de todos, eram coletivos.
Hoje em dia, o trabalho, é algo que pensamos desde quando entramos na escola, sempre temos aquele tio da família que todo almoço de família, pergunta:"O que você quer ser quando você crescer?", e muitas vezes ironicamente você responde:"Grande, tio!".
A ideia de trabalho é algo que nos preparamos quando estamos na escola, com os trabalhinhos do prézinho, para descobrirmos onde temos talento. No fundamental nós o desenvolvemos, nos ensino médio, nós os aprofundamos, e no ensino superior, nós nos especializamos.
De qualquer forma que seja, todos os modos de produção, que não inflijam as regras da sociedade, são trabalhos dignos e de respeito. Seja como for, o trabalho influência na vida das pessoas e na sociedade, por isso o trabalho é uma das coisas mais importantes de hoje em dia.

Frederico T. Ponci Pereira - 2° A

terça-feira, 12 de abril de 2016


 


Pesquise no seu livro Historia global 1 de Gilberto Cotrim. E responda. Capítulo 7

1-O __________ Fenício permitiu que a escrita se tornasse, aos poucos um meio de comunicação acessível a um grupo cada vez maior de pessoas

2- Os fenícios mantinham intensas relações comerciais com os povos vizinhos e assim tonaram-se os maiores

________________ do mundo

3 -Os fenicios habitavam na estreita planície entre o mar mediterrâneo e as montanhas do _________ desde de o III milênio A.C.

4 -O comercio  ___________ era a principal atividade econômica dos fenícios

5- Eram frequentes as disputas político-econômicas pelos mercados entre os ___________ Fenícios.

6 -A fenícia era formada por cidades autônomas _________, isto è cidades que tinham o governo próprio.

7 -Os fenicios exportavam produtos artesanais fabricados em suas oficinas como artigos _________ Armas de bronze e ferro, joias de ouro prata etc...

8 -Quem governava a fenicia geralmente era um rei que administrava com ajuda dos grupos sociais poderosos nos quais destacavam-se os ___________ e os comerciantes.

 
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F












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E












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N












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Í












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O












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S

































 

Aluno:Igor Nunes Dias

CRUZADINHA 'EGITO'




Pesquise em seu livro Historia Global (capitulo 6) 1 de Gilberto Cotrim e responda a cruzadinha abaixo:

1- ALTO EGITO: Situado ao sul do …...... do Nilo a partir da cidade de Mênfis, onde as terras férteis constituíram  uma estreita faixa ao longo do Rio.

2- Os …....... acreditavam na vida após a morte, e também eram da religião politeístas antropozomórfica.

3- Os Egípcios ergueram diques e barragens para proteger vilas casas das …..... do rio Nilo.

4- O Egito Antigo é uma das regiões do crescente ........ devido as enchentes do Rio Nilo que fornecia agua para irrigação e fertilizava o solo proporcionando o desenvolvimento da agricultura.

5- Periodicamente na época das cheias as águas do …...... inundavam suas margens fazendo com que a terra ao seu redor ficasse fértil para plantio. 




1
E










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G











3 I








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T








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O









Aluno: Alisson Costa Alves 

Cruzadinha Pérsia


Pesquise em seu livro História Global 1, de Gilberto Cotrim, capítulo 7, e complete a cruzadinha à seguir:









-1

P










-2




E













-3

R










-4




S





-5









A












-6


S






1- Os persas construíram na antiguidade o maior _____________, sendo também o de mais curta duração.
2- A ____________ era sua principal forma de economia, com irrigação pela água das montanhas, na criação de gado e na exploração de minérios.
3- Sua principal moeda dos persas era o ___________, cunhada em ouro, que estimulou o comércio e consequentemente o artesanato.
4- Por volta do século VI a.C ., __________ fundou o zoroatrismo, que afirmava ser o universo dividido entre um deus mau, Arimã; e um deus bom, Ormuz, que lutam até a vitória final do bem.
5- Povos indo-europeus invadiram e consquistaram o planalto do Irã , situados a sudeste da _____________. Entre eles, destacaram-se os medos e os persas.
6- A cidade de _________________ era a capital mais importante da Pérsia, localizava-se no atual Irã, e foi a capital religiosa dos Aqueménidas.

Frederico T. Ponci Pereira - 2° A

CRUZADINHA: HEBREUS


Pesquise em seu livro de História Global 1 de Gilberto Cotrim no capítulo 7 e responda na cruzadinha as questões a seguir:

1- Migração, perseguição, lutas, cativeiro e dispersão fazem parte da história do povo ________.
2- Mesmo sem construir um império territorial e vivendo dispersos pelo mundo, os hebreus conseguiram preservar sua tradição cultural durante milênios. E transmitiram importante herança às civilizações cristãs: o _________________, isto é, a crença em um Deus Único.
3- Toda a história do povo hebreu é narrada na ________.
4- Com base na crença no Deus Único e Supremo, os hebreus constituíram o judaísmo, cujos princípios fundamentais fazem parte do __________________ e do islamismo.
5- Os hebreus eram um povo de origem _________ , segundo o livro de Gênesis, esses povos seriam linhagens distintas de um mesmo ascendente, de nome Sem, filho de Noé.
6- Após a morte de Salomão, a permanência dos elevados tributos para sustentar os gastos da corte ocasionou revoltas, que culminaram na divisão do povo hebreu. O Reino de _____ foi conquistado pelos neobabilônios, com a capital em Jerusalém.
7- _____________ filho de Davi, concluiu a organização da monarquia. Durante seu reinado (970-930 a.C.), dedicou grandes recursos para obras em Jerusalém: construiu ruas, palácios e o Templo de Jerusalém, dedicado ao culto ao Deus Único.







1 H









2




E














3 B













4
R













5
E













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U














7 S












Maria Isabela M.