quinta-feira, 31 de março de 2016

Conhecimento

O que é conhecimento? O que significa conhecimento para você? Qual o valor que você dá ao conhecimento?
Conhecimento é tudo que você adquire durante sua vida, pelo aprendizado e o estudo, o que você aprende dia-a-dia, histórias que você conhece. Isso é o conhecimento. 
Conhecer é você compreender o mundo que te cerca, o que você aprende durante a vida e o que você passa à transmitir para outras pessoas.
Existem quatro tipos de conhecimentos: o conhecimento religioso, científico, filosófico e o senso comum.
O conhecimento religioso é baseado na fé e nos dogmas de uma religião, como por exemplo a fé cristã, ou a fé islâmica.
O conhecimento científico é baseado em experimentos e comprovações, sempre buscando a verdade dos fenômenos.
O conhecimento filosófico busca compreender os fatos sociais por meio das ideias e os conceitos, como a ética e valores humanos
O senso comum é tudo aquilo que você aprende na sua vida, durante seu dia-a-dia, ou as tradições que foram passadas pelas gerações.
O conhecimento acima de tudo é algo que é inevitável nos seres humanos, pois somos animais racionais, e é a única coisa que pode mudar o nosso mundo, e nossas opiniões, e que ninguém vai tirar de você. 

Hoje na aula de contraturno fizemos uma reflexão sobre o que e o conhecimento, e o que devemos pensar à respeito sobre. 

Frederico T. Ponci Pereira - 2°A 
Ana Luisa Rosa - 2° B
Bruna Larissa Ferreira - 1° FD

https://www.youtube.com/watch?v=AXzfjQeEjYg&ebc=ANyPxKrHCeGkaaPNdeEKFxXDBotSJ79qhIX9FqF56tXj8zFuwJnHmRx7YkL2RJ5fFK3Wi-3RPRtLVH6m9fTI3O9KcoIUKY8bWw

SEGUNDA CRUZADINHA SOBRE FEUDALISMO

PESQUISE EM SEU LIVRO DE HISTÓRIA E RESPONDA A   CRUZADINHA2 –  TEMA: FEUDALISMO

1) Unidade de produção na Idade Média – propriedade senhorial _________________________
2) Trabalho gratuito nas terras do Senhor em alguns dias da semana ______________________
3) Nas relações feudo-vassálicas durante o feudalismo, quem doava a terra era o _____________
4) Obrigação paga pelo servo pelo uso das instalações do Feudo- moinho, forno,etc. __________
5) Obrigação de entregar uma parte do  que o servo produzisse no manso servil ______________
6) As relações feudo-vassálicas era de nobre para nobre. Quem recebia a terra era o __________
7) Tribunal criado pela igreja medieval para julgar, condenar e  punir, os acusados de heresias ___________________________________
8) Postulações contrárias aos dogmas cristãos católicos _________________________________
9) No feudalismo  fazia-se pouco uso de moedas. A economia era ________________________
10) Imposto pago pelos servos por pessoa ____________________________________________











1 F













2



E
















3
U











4





D
















5
A












6




L

















7 I













8



S
















9
M









10







O









Celebração Pascal

Nesta última Quinta-feira (24/03), os alunos prestigiaram a celebração que a nossa querida professora Zilda fez. E nos mostrou o verdadeiro significado da Páscoa onde Jesus Ressuscitou, cantamos, lemos, e fizemos também a partilha do pão e do suco de uva.

A Páscoa instituída entre os judeus - Pessach - é comemorada pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito. 
Essa libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) que corresponde mais ou menos aos últimos dias de março e meados de abril.
As comemorações fundiram-se com as tradições religiosas de seu povo. A Páscoa foi ampliada pelo cristianismo com um novo sentido.
Os judeus seguem a tradição descrita no livro do Êxodo: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo” (Êxodo 12.14).
Durante as festividades da Pessach / Pesach, é feito um jantar especial de comemoração chamado "Sêder de Pessach", que tem o objetivo de reunir toda a família. O Pessach judeu é comemorado durante sete dias.










A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.
A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.


 Obrigada mais uma vez pelo convite, e de ter participado desse projeto que foi muito importante e que sempre vou levar com carinho Professora Zilda ^^

                                                                    
      Thais Hashimoto


terça-feira, 29 de março de 2016

Corrupção nos dias atuais

     Quais ações caraterizam corrupção cotidiana?
     É simples: desde utilizar o assento prioritário, furar fila até evitar pagar entradas em locais como zoológicos e museus e muitas outras ações, usar estacionamento de idoso.Desvio de verba, superfaturamento, sonegação, tudo isso é visto como corrupção.
     A corrupção no Brasil está longe de ter um fim, de tempos em tempos ela ganha novos formatos e incluiu novos atores . Quando estávamos chegando à conclusão que a corrupção é coisa dos políticos, foi descoberto um esquema de venda de decisões no Poder Judiciário. Quando pensamos que a corrupção está acabando, novamente, nós vemos em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante, desde à época em que éramos uma simples colônia, até os dias atuais.
   Todos os dias os jornais tem nos mostrados fatos que nos envergonham como brasileiro , desde de desviar dinheiro destinado para um fim público, favorecer alguém prejudicando o outro.

Maria Eduarda da silva
Matheus Henrique da silva
   
   

http://unibh.br
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br

Conceitos Políticos

O principal conceito político para uma nação democrática é a Constituição, segundo o dicionário Aurélio, significa a lei fundamental que regula os deveres e direitos de uma nação. Um dos exemplos de corrupção mais polêmicos são os golpes e o impeachment.
Os Golpes de Estado acontecem no momentos em que os grupos políticos de oposição corrompem a legalidade e, por vezes, fazem uso da violência para derrubar um governo legítimo.
 Já no Impeachment refere-se ao processo de retirada do mandato de um chefe do Poder Executivo, julgado pelo Poder Legislativo. No caso do pedido atual, o trâmite se refere à potencial cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff à Presidência da República, acusada de participação do esquema lava jato, estando no meio do golpe.O impeachment é algo previsto da lei, desde que se comprove que esta havendo um crime.




http://www.infoescola.com/politica/golpe-de-estado/
http://www.megacurioso.com.br/politica/67229-o-que-e-o-impeachment-e-como-fica-o-brasil-se-ele-rolar.htm
https://dicionariodoaurelio.com/constituicao
http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/dilma-rousseff-pode-sofrer-impeachment-financial-times-lista-dez-motivos-29446/


Gabrieli Jacob
Maria Isabela M.

O que è corrupção?

    Hoje na aula do contra turno logo no inicio da mesma assistimos dois videos, que relatam um pouco sobre a corrupção brasileira, em toda a sua forma. 
    Vimos também que a corrupção nos acompanha desde pequenos, pois queríamos algo em troca de tudo o que iríamos fazer principalmente um doce em troca de um favor. Quem nunca?
    Vamos falar um pouco sobre a corrupção no passado...
    Desde de antigamente existe muita corrupção, com coisas bem simples que nos usamos no cotidiano. 
   Por exemplo; No descobrimento do Brasil o Governo da época destribuiam terras de acordo com a quantidade de riqueza entre as familias nobres, ou seja; as famílias mais ricas ficavam com grandes partes de terra e os menos favorecidos '' pelejavam '' para conseguir o seu próprio sustento pois terra no Brasil eles não tinham direitos; para seus plantio tinham que arrendar terras de um certo proprietário sendo assim quase todo o lucro das colheitas ficavam com os donos das propriedades por causa do aluguel.
   Sem falar sobre a corrupção do dia a dia, quem nunca praticou ou viu uma ação dessas na rua ou em lugares públicos. E sempre quem ganha essa briga é quem tem mais poder autoritário na sociedade ou quem tem mais dinheiro sobre a mesma.

Créditos: Alisson Costa Alves
Igor Nunes Dias     
     

Operação Lava Jato

Você sabe o que é operação lava jato? Se você não sabe iremos explicar.
O caso Lava Jato começou em 2009, com a investigação relacionada a lavagem de dinheiro envolvendo o ex-deputado José Janene, em Londrina no Paraná, estavam envolvidos também os doleiros Alberto Youssef e Carlos Habib Chater. Eles estavam sendo investigados pela Polícia Federal.
Foram identificadas em 2013, quatro organizações criminosas que são:
*1° Chefiada por Chater- recebeu o nome de "Operação Lava Jato".
*2° Chefiada por Nelma Kodama- recebeu o nome de "Operação Dolce Vita".
*3° Chefiada por Youssef- recebeu o nome de "Operação Bidome".
*4° Chefiada por Raul Srour- recebeu o nome de "Operação Casa Blanca".
O termo surgiu em 2014, com início em um posto de gasolina (que era usada para lavar o dinheiro da corrupção)- de onde surgiu o nome Operação Lava Jato- ( um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petróbras e outras grandes empreiteiras do país e políticos).
Atualmente na operação foram descobertos nomes de políticos, empreiteiras e empresários ( ex: Odebrech, Correia Camargo, entre outras.) por fraude em licitações e superfaturamento em obras publicas.





Alunas: Emanuelly Fernandes
              Geovana Comar

Fontes: http://lavajato.mpf.mp.br/atuacao-na-1a-instancia/investigacao/historico/por-onde-comecou
http://m.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1548049-entenda-a-operacao-lava-jato-da-policia-federal.shtml

Linha do tempo da lava-jato

De acordo com o site Último Segundo - iG : 

"A Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 17 de março de 2014, visa a desmontar um esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas que movimentou centenas de milhões de reais."

Essa operação foi divida em 26 fases até agora:
 
1° Fase
 
A operação lava-jato iniciou-se no dia 17 de março de 2014, com a prisão de 17 envolvidos, incluindo a prisão Alberto Youssef, suspeito de comandar o esquema.

2° Fase
 
Em sua segunda fase foi preso o diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, do ano 2004 à 2012, suspeito de ocultar documentos do suposto esquema de corrupção.

3° Fase

Policiais federais foram à sede da Petrobras, para recolher documentos do esquema.
Paulo Roberto Costa é solto após decisão do STF.

4° Fase

Paulo Roberto Costa volta a ser preso pela Polícia Federal. 

5° Fase

A PF prende João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida, suposto administrador de contas de Alberto Youssef. 
O juiz Sérgio Moro envia ao STF indícios de suposta relação de Youssef com o senador Fernando Collor (PTB-AL).

6° Fase 

A PF faz uma busca de documentos no Rio, em empresas ligadas a Paulo Roberto Costa
Meire Poza, ex-contadora de Youssef, diz que ele negociou R$ 25 milhões com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e que o doleiro também tinha negócios com o ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte

7° Fase - OPERAÇÃO "JUÍZO FINAL" 

PF cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em PE, PR, DF, RJ, SP e MG, em empresas como Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão e Odebrecht. A suspeita é que havia um grupo de empreiteiras que formava um cartel de desvio de recursos públicos. Entre os detidos está Renato Duque.
Delatores dizem ter pagado R$ 154 milhões de propina a operadores do PT e do PMDB
Segundo a 'Época', documentos revelam que a Camargo Corrêa pagou R$ 886 mil a uma empresa do ex-ministro José Dirceu
Segundo a 'Folha de S.Paulo', o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como 'Careca', aponta o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras.

8° Fase 

Ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró é preso pela Polícia Federal sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro
Graça Foster e mais cinco diretores renunciam a cargos na Petrobras

9° Fase - OPERAÇÃO "MY WAY"

Deflagrada a nona fase da operação da PF em quatro estados. São alvos 26 empresas, sendo que a maioria servia de fachada para a Petrobras, e 11 operadores do esquema próximos a Renato Duque, como João Vaccari Neto, tesoureiro do PT
Tem início uma nova CPI para investigar a Petrobras. O presidente da comissão é o deputado Hugo Motta (PMDB-PB)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, envia ao STF uma lista com políticos a serem investigados na Lava Jato
 O ministro Teori Zavascki, do STF, autoriza a investigação de 47 políticos na Lava Jato. Ele também retirou o sigilo da lista dos investigados entregue por Janot 

10° Fase - OPERAÇÃO "QUE PAÍS É ESSE?"

São presos o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, o empresário paulista Adir Assad e Lucélio Góes, filho de Mário Góes, apontado pela Polícia Federal como um dos operadores do esquema de pagamento de propina envolvendo a empresa catarinense Arxo
A PF prende Dario Queiroz Galvão Filho, sócio da Galvão Engenharia, e Guilherme Esteves de Jesus, apontado pela investigação como operador do esquema

11° Fase - OPERAÇÃO "A ORGIEM" 

O ex-deputado André Vargas é preso. Ele é investigado por ter usado um avião alugado por Youssef e é suspeito de ter cometido tráfico de influência no Ministério da Saúde a favor de uma empresa do doleiro. Outras pessoas, como o o ex-deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), também foram detidas

 
 
Foto: Divulgação/PF:


12° Fase 

O tesoureiro do PT João Vaccari Neto é preso sob a suspeita de receber dinheiro de propina de contratos da Petrobras
A Justiça condena os primeiros réus da Operação Lava Jato. São oito condenados, entre eles estão Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef
Segundo a 'Folha de S.Paulo', o empresário Ricardo Pessoa, da UTC, afirma que doou R$ 7,5 milhões à campanha de reeleição de Dilma Rousseff por medo de retaliação

13° Fase 


O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró é condenado a cinco anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.


14ª fase -OPERAÇÃO "ERGA GOMES"


A PF prende os presidentes das empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo, respectivamente, e outros executivos das empreiteiras. Segundo as investigações, as empresas agiam de forma sofisticada no esquema de corrupção e fraudes de licitações da Petrobras, o que envolvia pagamento de propina a diretores da estatal via contas bancárias no exterior

quinta-feira, 24 de março de 2016

Celebração da Pascoa

       Quinta-feira Santa : Em primeiro lugar , foi quando Jesus celebrou sua ultima ceia com seus discípulos ,instituindo a ceia do Senhor como a comunhão . A quinta feira Santa refere-se também ao comando que Jesus deu aos seus discípulos na ultima ceia , que eles deveriam amar e servir uns aos outros A Bíblia não proíbe nem comanda. É uma boa ação lembrar-se da Última Ceia e do sacrifício de Jesus a nosso favor. É uma ato bom lembrar-se do exemplo de humildade do Senhor. No entanto, ao mesmo tempo, devemos evitar os rituais vazios de feriados a menos que sejam verdadeiramente centrados em Deus e no nosso relacionamento com Ele.
    Sexta-feira Santa : É comemorada tradicionalmente como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado , antes do domingo de pascoa dia da ressurreição de Jesus . Neste dia , os cristãos fazem uma reflexão a respeito do julgamento , paixão , crucificação , morte e sepultura do filho de Deus . 
    Pascoa : A Pascoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo . Depois de morrer na cruz , seu corpo foi colocado em um sepulcro , onde ali permaneceu , até sua ressurreição , quando seu espírito e o seu corpo foram reunidos .  

O ponto alto da fé cristã não é a paixão de Cristo e sim a Ressurreição ... 

   

                                      

Mensagem Pascoal


   Que Deus abençoe nesta pascoa , e que essa benção dure o ano todo . Que Deus te dê toda a fé que ainda falta para transformar todos os seus sonhos em realidade . Que sua sabedoria e amor estejam sempre presentes pra guia-lo em seu caminho . Que a luz de Cristo brilhe todos os dias pra inspirar sua vida . Que está seja uma pascoa cheia de bençãos , com muita fé e alegria ...
             

                                  Contra Turno 

  Em nome dos alunos integrantes e visitantes do contra turno dedicamos está Feliz Pascoa , que todos tenham uma ótima semana Santa !
                    Bruna Larissa Ferreira  
Beatriz Siqueira 
1° Formação de Docentes

Conhecendo um pouco o Espiritismo

Para alguns católicos o espíritismo é "algo errado relacionado a macumba e que mexe com o satanás", para outros a religião não tem nada relacionado a isso, eles não tem esse "pré-conceito".
Não é possível definir sem conhecer, cada um tem sua opinião.
Kardec disse que "O espíritismo é para aqueles que não possuem religião." ou seja, não estamos em busca de ninguém que já possua uma convicção religiosa formada.
Você deve estar se perguntando, quem é Kardec? Allan Kardec é um pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, escreveu vários livros ditados por espiritos superiores cujo os livros escritos foram: Livro dos Espiritos, Evangelho segundo espiritismo, A gêneses, entre outros livros ditados. Allan Kardec teve como principio básico a caridade como primeiro fundamento de prática, dividiu a religião em três partes: Filosofia, religião e ciência.
Para os espiritas fora da caridade não há salvação. Mesmo sendo caridade moral, gestual ou mesmo falando um "Bom dia, Boa tarde e Boa noite" você está fazendo algo positivo por alguém.
Muitas pessoas procuram entende antes de falar sobre e outras tem um pensamento já formado sem pelo menos ouvir o outro lado. Por isso achamos que antes de criticar deveriam procurar entender mais sobre essa religião ou ficarem caladas, porque se não conhece não é necessário criticar, como já falamos cada um tem sua opinião.Pois todos queremos respeito.

Alunos: Emanuelly Fernandes
              Geovana Comar
              Matheus Henrique

Todas as informações contidas neste texto foram de autoria própria

Visita e Celebração Especial

Nesta quinta-feira (24/03/16) os ex-alunos e veteranos do Colégio Emílio de Menezes, João Piraccini e Thais Hashimoto vieram visitar o Projeto Contraturno, do qual faziam parte enquanto estudantes do Colégio. Agora já acadêmicos universitários, João calouro do curso de Fisioterapia na Universidade privada Uningá (Maringá) e Thais caloura do curso de Agronomia na Universidade privada Unopar (Arapongas). Vieram para a celebração pascoal organizada pela Profª Zilda também fundadora do Projeto Contraturno.

JOÃO PIRACCINI   E   THAIS HASHIMOTO

A paixão de Cristo

   Existem três grandes religiões no mundo; o judaísmo,cristianismo e islamismo. São todas monoteístas, ou seja, crêem em um só Deus. nesta semana que estamos vivenciando nós celebramos os pontos principais da religião cristã. 
   A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz.
   Mas os eventos da Semana Santa rememoram outros acontecimentos importantes em torno da paixão de Cristo. Eles começam no domingo de Ramos que relembra a chegada de Jesus a Jerusalém, na semana da Páscoa judaica.
    Para receber Jesus, que vinha da Galiléia, o povo teria cortado ramos de árvores e folhas de palmeiras para forrar o chão onde ele teria passado montado num jumento.
    Quinta-feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa judaica com Seus discípulos, esse evento também é conhecido como a Última Ceia. Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa. a cerimonia do lava pés (em que Jesus se igualou aos servos,lavando-os pés das pessoas). E a sexta feira santa onde é a festa que celebra a crucificação de Jesus.E no domingo é celebrada a pascoa, foi o dia em que Jesus ressuscitou, e também muitas pessoas aproveitam parar comemorar esse dia com suas famílias festejando.

Alunos: Alisson Costa Alves 
             Igor Nunes Dias
             Maria Eduarda da Silva 




terça-feira, 22 de março de 2016

VISITA DO JOÃO AO CONTRA TURNO

Hoje  recebemos a visita do João ex aluno do contra turno e do colégio Emílio de Menezes.

 O João realizou o enem e com a pontuação obtida ele foi classificado para o curso de fisioterapia na universidade privada uninga que situa se na cidade de maringa.Ele relatou a dificuldade a dificuldade de ficar longe da família,afirmando não ser nada fácil, mas com o tempo vai se acostumando.
   Em relação a ele os amigos dizem que ele mudou para melhor,também pegando e misturando sotaques,e assim fazendo novas amizades na faculdade e no lugar em que esta atuamente.
  Opinião sobre a fisioterapia:Ainda existe preconceitos em relação a esse curso,por que para muitos fisioterapia e limitado,porem conhecendo o curso mais afundo descobre que é mais ilimitado do que todos imaginam.
a função do fisioterapeuta é reabilitar o paciente para suas funções independentes,ou seja,devolver uma boa qualidade de vida.

ALUNA:GABRIELE DE ALMEIDA CARDOSO 3°D
VISITANTE:JOÃO PIRACCINI

humanos comprados pelo mundo capitalista

      Vivemos em um mundo capitalista , do qual que nos impulsiona a estar sempre consumindo sendo em moda ,lazer, ou ate mesmo estética . 
      Obsolescência  planejada , ou seja , um ciclo criado para que pessoas compre já com a intenção de descarta-la , com pouco tempo de uso .
     Obsolescência receptiva  , ou seja , consumo provocado pela midia .

                                                                              By: IGOR NUNES DIAS
FREDDY T. PEREIRA
MARIA EDUARDA 
BRUNA LARISSA FERREIRA 

A História das Coisas

Nesta terça-feira(22/03/16) no Projeto Contraturno os alunos juntamente com a Profª Zilda assistiram um video sobre o capitalismo e o consumismo que ocorrem ultimamente no mundo.
A publicidade estímula os individuos  por meios persuasivos a consumirem  excessivamente o TER(por status) e não o PRECISAR (necessário).

Alunos: Geovana Comar
             Matheus Henrique
             Frederico
             Maria Isabela M.

 Visitante: João Piraccini

sexta-feira, 18 de março de 2016

cap. 6 EXPANSÃO TERRITORIAL

ENUNCIADOS DAS QUESTÕES DO CAP. 6

Pagina 64
  1. Indique onde se desenvolveu, inicialmente o povoamento do Brasil e explique o porquê dessa localização.
  2. Reconhecendo os principais grupos responsáveis pela colonização do interior da America portuguesa, procura refletir sobre os interesses fundamentais de cada um desse grupo .
Pagina 65
  1. Comente os propósitos do governo colonial ao organizar as expedições militares.
2. Explique, brevemente, como se deu a expansão territorial com o apoio oficial.
Pagina 69
  1. Explique a diferença que alguns historiadores costumam fazer entre entrada e bandeira.
  2. Analisando as várias bandeiras, historiadores elabora distinções entre elas baseadas no objetivo predominante de cada expedições. Explique essas distinções
  3. Explique por que, durante o domínio holandês, o bandeirismo de apresamento era uma atividade lucrativa.
  4. Sintetize os fatores que contribuíram para o desenvolvimento das bandeiras de prospecção e do sertanismo de contrato.
  5. Comente de que forma os bandeirantes contribuíram para a expansão territorial da colônia.
  6. Explique o que eram os monções.


terça-feira, 15 de março de 2016

CONTRATURNO TAMBEM È GASTRONOMIA

Hoje na aula do contraturno tivemos a oportunidade de fazer uma degustação de uma deliciosa receita da culinaria mexicana. Aprendemos a fazer esta receita e provamos. È uma receita simples e facìl de fazer, importante para nos jovens que temos a possibilidade de num futuro pròximo ao terminar o ENSINO MÈDIO sair para estudar fora e ai temos a necessidade de preparar nosso proprio alimento. A seguir vamos deixar uma receita simples e facil de se fazer o CHILlI

Chilli Original

Nadia Rangel
Chilli:
  • 1/2 Kg de carne moída
  • 1/2 Kg de feijão cozido sem caldo - mistura dos tipos: rajado, rosinha e carioquinha
  • 3 tomates médios cortados em cubos médios
  • 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho pequeno em cubos
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 4 colheres de sopa de óleo de soja
  • 1 cubo de tempero pronto sabor carne
  • 1 litro de água fervente
  • Cominho a gosto
  • Sal a gosto
  • Molho de pimenta a gosto
Para acompanhar:
  • Queijo mussarela ralado em ralo grosso
  • Iogurte Natural
  • Creme de leite
  • Tortillas crocantes - mesmo que a encontrada no mercado de marca bem conhecida

Modo de Preparo

Chilli:
  1. Em panela grande doure a cebola, alho e óleo
  2. Acrescente a carne moída
  3. Publicidade
  4. Sempre mexendo, refogue por 3 a 4 minutos
  5. Adicione os temperos: cubo de tempero pronto, cominho e molho de pimenta
  6. Experimente, se ao seu gosto adicione mais sal
  7. Acrescente os tomates e pimentões e refogue por mais alguns minutos
  8. Por último, acrescente os feijões e a água fervente
  9. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutes, sempre verificando para que os feijões não fiquem muito cozidos
  10. Este prato originalmente não é acompanhado, mas após experimentar este acompanhamento oferecido por um restaurante de rede Norte-Americano, achei uma delícia e somente preparo com o acompanhamento a seguir:
  11. Misture um pouco do iogurte natural e creme de leite para obter um saber semelhante ao "sour cream" (creme azedo)
  12. Sirva o chilli bem quente em uma cumbuca de sopa
  13. Salpique a mussarela ralada
  14. Utilize o creme azedo e as tortillas como um acompanhamento originalmente Norte-Americano!
  15.  http://www.tudogostoso.com.br/receita/76949-chilli-original.html

Contra turno dinâmico

Hoje na aula do contra turno fizemos uma dinâmica para testar nosso potencial comunicativo,pois sabendo nossos pontos fortes fracos,fomos de acordo com eles para testar nossa capacidade de comunicação e investir em atitudes para melhora-la também
As pessoas são
Visuais:Aquelas pessoas que não necessitam de nada alem do olhar,apenas observando os detalhes ela descobre muito coisa e se sente muito confortável a respeito de suas habilidades
Auditivas:Esse tipo de pessoa não precisa ler nem escrever sobre o assunto,ela ouve e ja entende,são pessoas que aprendem mais rápido
Cinestesico:São pessoas que se sentem mais confortáveis com o toque e o abraço,sempre que vão falar com você elas vão te abraçar ou te tocar enquanto fala com você.
Eu fiz o teste e o resultado foi:
A:40
B:15
C:45
Eu fiz o teste e não concordei com o resultado,talvez eu não me conheça bem o suficiente e irei refazer daqui alguns dias.Sou uma pessoa mais visual,gosto de olhar tudo reparar nas roupas das pessoas,nas cores,nos ambientes,talvez basta eu me analisar mais um pouco

Ana Luisa Rosa 2 B

Teste de poder comunicativo

Hoje na aula de contra-turno fizemos uma dinâmica para testar nosso potencial comunicativo, pois sabendo os pontos fortes e fracos podemos investir em atitudes que poderão melhorar a nossa capacidade de comunicação.
As pessoas são:

Visuais: Pessoas que usam das aparências, e os aspectos visuais das coisas para entender o mundo que os cerca, e para poderem se expressar.

Auditivas: Pessoas que preferem ouvir algo, uma música, uma citação, e se expressam pelos sons, pela fala e ouvindo.

Cinestésico: Pessoas que para se expressar precisam agir por conta própria para etenderem a vida. Muitas vezes essas pessoas não conseguem se expressar de forma como pessoas visuais e auditivos, pessoas cinestésicas não gostam de falar nem ouvir, e nem ficar parado olhando e admirando uma imagem, são pessoas que preferem ir lá e mudar o que acham que não está do seu jeito.

Eu fiz o teste e o meu resultado foi:
Visuais: 25
Auditivos: 45 *
Cinestésicos: 30

Realmente concordo com o resultado do meu teste, pois me considero uma pessoa que gosta de ouvir, parar e pensar nas coisas para melhor entende-lás, também sou muito inexpressivo e quieto no meu canto, mesmo que as vezes eu possa me expressar muito bem, mas eu preciso me preparar muito bem antes de me expressar.

Frederico T. Ponci Pereira         2° A

Teste seu potencial comunicativo

Hoje na aula de contra turno fizemos uma dinâmica para testar o nosso potencial comunicativo, pois sabendo os pontos fortes e fracos, podemos investir em atitudes que poderão melhorara nossa capacidade de comunicação
Em geral as pessoas sao:

*Visuais: que sempre observam as coisas , usam aspectos de pessoas para sber mais sobre elas.

*Auditivas: que prestam a atenção nas coisa que as pessoas falam ao seu redor gravam bastante coisas.

*Sinetésico: Pessoas que precisam conversar ou ver ter contato pessoalmente com a outra pessoa tocar nela.

SLIDE: MINERAÇÃO























segunda-feira, 14 de março de 2016

ATIVIDADE AVALIATIVA
  SEGUNDO E - PRIMEIRO FD.
Pesquise em seu livro de História Gilberto Cotrin - Cap.  1/2/3  e coloque as respostas na cruzadinha abaixo

  1. Na periodização tradicional da História nós estamos na Idade ____________
  2. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança – Teoria Bíblica chamada _______________________________________________________
  3. No Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada o homem era __________________
  4. Período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita _______________________________________________________________
  5. Os primeiros fósseis foram ali encontrados é considerado o berço da humanidade_____________________________________________________
  6. Acontecimento que marcou a queda do poder do rei e a ascensão da burguesia ao poder e marca o inicio da Idade Contemporânea _____________
  7. Com revolução agrícola o homem descobre a agricultura e de nômade ele passa a ser ____________________________________________
  8. O homem se originou a parir de um primata evoluído física e culturalmente é a teoria ____________________________________
  9. Sua descoberta ocorreu na Idade dos Metais e marca a supremacia de um povo sobre o outro__________________________________________
  10. Estágio inicial da evolução humana, o homem vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes _____________________________________________
  11. Marcação do tempo nas sociedades, é uma criação cultural do homem, no mundo ocidental é marcado a partir do nascimento de Cristo _____________


1





P














2
R










3




E
















*












4


H












5


I









6





S










7




T













8

O












9


R









10





I









11





A