quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Relatório 26/11/15 - Crônicas


     Nesta quinta-feira (26) os alunos João, Natalia, Thais e Gabriele realizaram uma discussão pedagógica a respeito de crônicas: o que são e quais as principais características, para que pudéssemos fazer uma de nossa autoria (Trabalho de Português – Prof. Lídia).
     Também realizamos a leitura de inúmeras crônicas, e decidimos publicar a que chamou mais a atenção de nós três: “A feira” - de Willy Schumann

A feira


dia estava radiante, o sol já mostrava a sua força nas primeiras horas da manhã de sábado. Estava a caminho da feira. Os sábados pela manhã são ideais para se ir á feira. Eu precisaria apenas comprar uma cabeça de alface.
A duas quadras da feira, quando estava atravessando a rua, fui abordado por um rapaz que aparentava ter uns 19 anos.
- O senhor tem fogo? – indagou-me ele.
- Não – respondi – eu não fumo.
- O senhor pode me arrumar uns trocados?
Eu não sabia o que responder naquela hora, afinal não era comum ser abordado todos os dias.
- Infelizmente não tenho nenhum trocado – respondi.
Abruptamente o rapaz me mostra um pequeno canivete.
- É um assalto.
- Você Está me assaltando porque eu não tenho alguns trocados?
- Passa a grana!
- Se eu tivesse lhe dado algum trocado, ainda assim você iria me assaltar?
- Talvez não. Chega de conversa e me passe a carteira.
Entreguei a carteira a ele.
- Será que você poderia me fazer um favor?
- O que você quer? –  respondeu ele secamente.
- Preciso dos meus documentos e de uns trocados para ir a feira, será que você pode me ajudar?
- Claro – respondeu ele, tirando os documentos da minha carteira e me dando cinco reais.
- Obrigado.
O rapaz saiu apressado e sumiu na multidão.
A feira estava lotada e eu tentava passar com meu carrinho de compras pelos estreitos corredores formados por barracas e congestionados por pessoas que circulavam desordenadamente de um lado para outro. Parecia que ali era o local onde se podia quebrar as regras por algumas horas sem se culpar. A minha vontade era organizar a coisa toda e gritar uma palavra de ordem para que eu pudesse andar na minha mão sem que eu atropelasse uma sacola carregada de laranjas e o cachorrinho da velhinha que insistia me olhar com cara de enfezado, como se eu tivesse que dar a vez para ele passar com a sua dona, que parecia estar sendo conduzida pelo quadrúpede.
Há muito custo consegui chegar à barraca das hortaliças. Peguei uma cabeça de alface americana pelo preço de um real: não teria pago setenta centavos na semana passada?
 - Ô vizinho, subiu o preço é? – pergunto.
- Infelizmente - respondeu o feirante, os custos de transporte subiram muito, mas estão bem bonitas - completou ele.
Não tive alternativa a não ser levar a alface pra casa, afinal não iria deixar de consumir o produto por ele ter subido de preço, mas de qualquer forma deixei o meu protesto, mesmo que forma sutil, quase despercebido, ou talvez o feirante tenha me convencido de que a alta do preço está justificada pela qualidade do produto, mas para mim parecia mais um assalto.

     Esperamos, depois de pronta, publicar a nossa em nosso blog. Fique atento leitores, logo choverão cronicas no HistoriaOnlineCeem!

Rituais Voodo e Amarração.

Muitas pessoas não sabem a origem ou como funcionam esses tipos de rituais. Amarração e Voodo são ligados a cultura negra da África ou culturas latinas. São confundidos muitas vezes pelo grau de proximidade e como são utilizados.

Voodo: Para fazer este ritual é necessário um boneco de material orgânico (feito de algodão, palha ou couro), amarrado na cabeça, nos braços e nas pernas com linho ou seda. Assim que o boneco for feito (dispensa face perfeita) é preciso que aproximar o boneco da boca e falar as palavras de poder (carece de fontes) juntamente  com o nome da pessoa que será presa pelo boneco. Assim que o ritual for feito, a pessoa controladora do boneco possuirá o poder sobre a pessoa que foi enfeitiçada, podendo realizar coisas boas e ruins em relação ao amor, ódio ou conflitos pessoais. Para realizar o ritual, a pessoa deve pagar um preço: a magia que será consumida é da alma dessa pessoa, reduzindo sua capacidade vital.

Amarração: É parecido com o ritual de voodo, porem esse utiliza a invocação de espiritos pelo qual será utilizado para controlar a pessoa manipulada. É preciso materiais específicos como um pedaço de osso, sangue, sete velas, giz ou sal para o desenho do pentagrama. Cada vela deve ser posicionada nas pontas do desenho e as duas restantes no centro juntamente com o sangue e o osso. O desenho deve ser feito com giz ou sal (recomenda-se sal para melhor proteção). Em cada espaço em branco são colocado as palavras de poder em latim ou hebraico (pesquisar as palavras). Assim que as palavras forem ditas, o nome da pessoa deve ser falado para que o espírito saiba a quem encontrar e controlar. Toda energia que será utilizada virá do espirito e nao da pessoa. Se o ritual for quebrado o espirito será liberado, matando a pessoa possuída e a pessoa que o controlava por vingança e será livre para fazer o que quiser no mundo. A pessoa manipula o espirito , que por seguinte manipulara a pessoa possuida.

Gabriel Hirano 2ºA
Kathryn Keren 3ºD
Rudi Henrrique 2ºA

Existencialismo: o ser, o ente, e a existência.

 Difícil seria localizar a origem exata desse movimento que surgiu no período mais conturbado da história ocidental; os anos entre a primeira e a segunda guerra mundial.
   Dado como Existencialismo, como o proprio nome ja diz, tem como principal objetivo a analise da existencia humana n o mundo, o homem em seu interior, suas relações com seus semelhantes e a natureza.
   As guerras afentaram a Europa de uma maneira bem agressiva e esse movimento demonstrava bem o sentimento dos Europeus diante da situação, doenças espalhadas, falta de aguas e bens de primeira necessidade, o homem estava literalmente "jogado no mundo".
  

Labradores

O Labrador Retriever é um perdigueiro por instinto e atira-se sem hesitar em águas frias. Também sabe fazer uma busca calma e rastrear a caça com tenacidade. Inteligente e dócil, é dotado de excelente faro e é utilizado por policiais como cão de busca e, sobretudo, como detector de drogas ou explosivos. Doce, agradável e equilibrado, esse cão não tem igual como cão guia para cegos.
Labradores são ativos, menos quando estão dormindo. Labradores adoram água – qualquer poça de água, qualquer de tamanho ou maior vai atrair um Labrador, e lama é considerado um acessório de moda. A pelagem o protegem curta do Labrador verte água e sujeira facilmente, mas isso não é um consolo se a terra e detritos do pelo for parar em seu carpete branco.
Labradores gostam de comer, e eles vão tentar comer qualquer coisa. Eles são comedores profissionais, e eles vão comer qualquer coisa que pareça ser comida.Ele é perfeito para casas com crianças mais velhas, mas pode ser um pouco indisciplinado, especialmente quando  filhote.




Fonte: http://portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/labrador-retriever/

Gabriela Almeida  2°B
Julia  Gomes  2°A
Matheus  Bortolloti  2°A

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Relatório do dia - 24/11/15

~Organização do Blog~

    Nada como um blog bem arrumado! Postagens publicadas, perguntas respondidas, e marcadores organizados por tema. Entretanto... necessitamos de alguns reparos quanto a esses quesitos.
    Por isso, dediquei a aula de hoje, terça-feira (24), para dar início a "limpeza geral" do nosso querido cantinho de estudos.

~Recadinho geral do HistoriaOnline!~

     Aviso! (aos nossos caros leitores)

    Iniciamos hoje a restauração do site, respondendo comentários e arrumando pequenos "erros técnicos". Houve uma pequena falha por parte do blog em relação a comentários não respondidos.
    Pretendemos organizar o mais breve possível!

    Esperamos atender a todos com agilidade e qualidade (a partir de hoje!)
    

    ~Lembrando que estamos aqui todas as terças e quintas!~



    Mais uma vez, muito obrigada pela visita!
 

Escrito por: Natalia Sayuri Yara Yamashita 3ºano A

Trabalho de História

Os alunos do 3° ano, fizeram o trabalho de história de pesquisa sobre
-Regime totalitário
-Crise de 1929
-Crise Capitalismo

Alunos: João Piracinni
             Milena da Silva
             Thais Hashimoto

A obra de um historiador

         Eric Hobsbawm foi um dos mais brilhantes historiadores do século 20 e influenciou gerações de estudantes e intelectuais que se interessam pela história contemporânea. Nasceu na cidade de Alexandria, no Egito, em 1917 e mudou-se para Londres em 1933 com sua família.
         Estudou no King’s College de Londres, tornou-se professor e deu aulas na Universidade de Birbeck, instituição onde chegou a ser reitor. Conhecido como um pensador marxista, foi uma figura até certo ponto controversa, que nunca abandonou suas convicções, mas que igualmente não permitiu que suas ideias políticas estreitassem de alguma forma sua visão de grande historiador.
      Dos livros que publicou, a série de quatro volumes em que analisa a história da Europa desde a Revolução Francesa até a queda do regime soviético em 1991 transformou-se num trabalho definitivo para quem deseja estudar a história contemporânea.
      A tetralogia se inicia com o título "A Era das Revoluções", em que examina o período de 1789 a 1848 e revela os traços das sociedades forjadas pelas revoluções. Prossegue com "A Era do Capital", que abrange os anos de 1848 a 1875 e discorre sobre o triunfo do capitalismo. Dá sequência com "A Era dos Impérios", uma análise sobre os anos de 1875 a 1914 que, na essência, definiram o século 19 e encerra com "A Era dos Extremos", sobre os acontecimentos do período pós-revolução russa de 1917 até 1991 com o fim do regime soviético.
     Foi um dos grandes pensadores contemporâneos e a repercussão de sua morte nas mídias sociais e nos veículos da imprensa internacional reflete o grau de importância de seu legado. Com 95 anos, vítima de uma pneumonia, Hobsbawm morreu na manhã do dia 1º de outubro de 2012 no Royal Free Hospital de Londres


                                                                         Gabriel Henrique Vicentin 3ºB
 Fonte:educacao.uol.com.br/biografias

A Política de Aristóteles

A política aristotélica é essencialmente unida à moral, porque o fim último do estado é a virtude, isto é, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. O estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A política, contudo, é distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivíduo, aquela a coletividade. A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social. Desta ciência trata Aristóteles precisamente na Política, de que acima se falou.
O estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo,
o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do estado.

Fonte: http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/politica.html

Gabriela Almeida 2° B

História da Música - Parte 1

 Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV.
 Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão.Das grandes civilizações do mundo antigo, foram encontrados vestígios da existência de instrumentos musicais em diferentes formas de documentos.Esses fatos nos mostra que desde de muito sedo a música tem influenciado em nossas vidas.
 Hoje em dia é muito raro ou até mesmo impossível encontrar alguma pessoa que não tenha uma música "favorita" ou que não ouça música diariamente .A teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica. São poucas as peças musicais que ainda existem deste período, e a maioria são gregas. 
 Hoje é possível dividir a história da música em per
íodos específicos, principalmente quando pretendemos abordar a história da música ocidental, porém é preciso ficar claro que este processo de fragmentação da
história não é tão simples, pois a passagem de um período para o outro é gradual, lento e com sobreposição. Por volta do século V, a igreja católica começava a dominar a Europa, investindo nas “Cruzadas Santas” e outras providências, que mais tarde veio denominar de “Idade das Trevas” (primeiro período da Idade Média) esse seu período de poder.


Alunos:Lais Manfrinatto
Thiago Trombini

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Linha do Tempo do Contraturno

Nesta última quinta feira (18/11) a professora Zilda propôs uma atividade que os alunos: Anderson Daniel, Gabriel Hirano, João Piraccini, Natalia Sayuri, Rudi, Thais Hashimoto, vieram para ajudar nesta atividade,e se disponibilizaram vir no colégio na sexta-feira e concluímos este trabalho. Com o cartaz da linha do tempo, onde colocamos todos os nomes dos alunos do Contraturno 2011, 2012, 2013, 2014, 2015.
E também o Ensino médio Inovador.

Adicionar legenda




Em nome de todos os alunos do Contraturno agradecemos a ajuda que tivemos com esta atividade! ^^

Projeto Contraturno

O Projeto Contraturno oportuniza aos alunos um tempo maior para estudos no Colégio Estadual Emilio de Menezes. É um projeto que vem sendo realizado com a intenção de aprimorar mais o espaço do conhecimento, e disponibilizar a todos os alunos, não só do Colégio Emilio mais também de diversos outros colégios novas fontes de pesquisas para estudos.
Inicialmente foi apresentado o projeto aos novos alunos, como funciona as regras e normas para a sua participação, e os alunos veteranos expuseram suas opiniões do quão é gratificante participar do Projeto Contraturno, e o quanto beneficia nos estudos.
                                                                                   Em nome de todos os alunos do Contraturno:  Gabriel Hirano, Gabriel Henrique, Isabela, João Piraccini, Júlia Gomes, Mariana Kelly, Matheus, Natalia Sayuri, Rudi, Thais Hashimoto, Thiago, Gabriele Cardoso, Gabriela Almeida, Netling, Milena, Lais


2011

2011
2012

2012
2013

2013
2014

2014
2015

2015

2015

2015

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695 .Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.Quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

O que é Consciência:

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência.

Consciência moral

É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão. O sentimento de culpa quando alguém faz alguma coisa errada é popularmente descrito como consciência pesada.



 Nome: Gabriele de Almeida Cardoso 2°D

Números Basicos de um Baralho

Resultado de imagem para as de copasResultado de imagem para as de pausAqui no colégio nós alunos do 2º A tivemos um teste de matemática que por sua vez teve como parte de sua interpretação perguntas envolvendo a quantidade de cartas de um baralho comum. Eu e meu amigo Thiago que somos de tal sala ficamos indignados e aguniados com o número de pessoas que não sabiam informações básicas do baralho e que também não sabiam jogar.
Levando em consideração que somos amantes de jogos de baralho, consideramos o jogo que como nome "Truco" para podermos realizar algumas perguntas para os nossos colegas do contraturno, tais como:


  1. Quantas cartas tem um baralho tradicional ?
  2. Quantos naipes tem um baralho ?
  3. Quantas cartas são utilizadas em um baralho de truco ?
  4. Quantas damas de paus existem no baralho comum ?
  5. Quantas cartas de espadas temos em um baralho completo ?
  6. Quantas figuras temos no baralho de truco ?
  7. Qual a carta mais forte do truco desconsiderando a vira ?
  8. Qual a carta mais forte do baralho considerando a vira ?
  9. Qual a ordem crescente de força no baralho de truco (Manilha)?
Resultado de imagem para carta as de espadas
Em uma grande maioria, as pessoas que participaram de tal interrogatório erraram mais de 50% das questões propostas.
As respostas para tais questões foram respondidas respectivamente abaixo:

    Resultado de imagem para carta as de ouros
  1. Em um baralho comum existem 52 cartas
  2. Existem 4 naipes
  3. são utilizadas 40 cartas 
  4. 1 dama de paus 
  5. 13 cartas de espadas
  6. 12 figuras 
  7.  3
  8. Paus (também conhecida como zap)
  9. A ordem é :Paus, Copas, Espadas e Ouros

Alunos:Matheus Bortolloti
Thiago Trombini

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Reforma Luterana

O que foi?
A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero.

Quais as principais características?
Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.

Carta de Indurgência
A carta de indurgencia foi uma forma da Igreja Católica ostentar as riquezas da época, com base em argumentações religiosas defendendo a predestinação do indivíduo: Deus já deixou destinado o que iria acontecer, entretanto, havia tempo de reverter a situação comprando indurgências, que seria como forma de pagar seus pecados e alcançar o paraíso.

Gabriele de Almeida Cardoso 2ºD

"Uma guerra em evolução, e o mundo se tornando o palco da destruição"

Os ataques em Paris na sexta-feira voltaram a colocar em foco o grupo extremista autodenominado "Estado Islâmico" (EI), que assumiu a autoria dos atentados que mataram ao menos 129 e deixaram mais de 350 feridos.
Com suas táticas brutais, que envolvem assassinatos em massa, sequestros de minorias religiosas e decapitações divulgadas pela internet, o grupo vem gerando uma onda de medo e ódio em todo o mundo.
O Estado Islâmico acabou mobilizando devido aos seus ataques "impiedosos" o país considerado a maior potência do mundo, os Estados Unidos. Que decidiu apoiar a França, no conflito contra o Estado Islâmico. A presidente do Brasil também se sensibilizou com a situação da França e usou discurso na manhã deste domingo(15/11/15)  em reunião do grupo dos Brics, na Turquia, para condenar "barbárie da organização terrorista Estado Islâmico" nos ataques em Paris.

"Expresso o meu mais veemente repúdio, que é também o de todo o povo brasileiro, aos atos de barbárie praticados pela organização terrorista 'Estado Islâmico' que levaram mortes e sofrimento a centenas de pessoas de várias nacionalidades em Paris", disse a presidente durante o encontro em Antália que antecedeu a cúpula do G20.


Aluno: João Piraccini  3ºA

Citação - Legenda : Trabalho de Português


“Caminhando naqueles corredores, cada olhar, uma indignação.
Com o celular na mão, aponto, com aflição.
Flash!
Celas espurcas,
Detentos menosprezados,
e direitos humanos,
a desejar.”

Natalia Sayuri Yara Yamashita










“Um movimento perspicaz,
Flagra a cena em questão.
De um lixo revirado,
por um elemento menosprezado,
ou um singelo cão.”

Natalia Sayuri Yara Yamashita