quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estudo de Gramática



Nesta última quinta-feira (29/10/15), a nossa aluna Natália Sayuri explicou o uso da Gramática.
Juntamente com os alunos João Piraccini , Thais Hashimoto aprenderam o conceito de cada oração.
Para a explicação nossa aluna nos ajudou com algumas dicas:
Objeto direto: Sujeito+ VTD
Ex: Os cientistas anunciaram que uma nova vacina foi criada.
      Oração Principal: Os cientistas anunciaram
       (Perguntamos para a frase " o que ?")

Objeto Indireto: Sujeito+ VTI
Ex: O presidente do clube duvidou de que o jovem jogador iria para outro time.
     Oração Principal: O presidente do clube duvidou
     Sujeito: Presidente
      Verbo: Duvidou
      (Perguntamos para a frase "de que?")

Predicativa: Sujeito+ Verbo de Ligação
 Ex: Nossa esperança sempre foi que um dia esse pesadelo acabasse.  
Oração principal: Nossa esperança sempre foi
Sujeito: Nossa esperança
Verbo de Ligação: Foi
   
Completiva Nominal: Sujeito+ Verbo+ Nome
  Ex: O mundo tem muita esperança de que os jovens cuidem melhor do planeta 
 Oração Principal: O mundo tem muita esperança 
  Sujeito: O mundo
 Verbo: Tem
  Nome: Esperança 

Apositiva: Explica um termo anterior (geralmente vem depois de dois pontos)
Ex: O sonho de Bentinho, que o Brasil fosse menos desigual, ainda está longe




Alunos: Natália Sayuri  3°A
           João Piraccini  3°A
              Thais Hashimoto  3°B
     

Incrições abertas!! NÃO PERCA

A partir de hoje já estão abertas as inscrições para o PAS UEM 2015 e para o Vestibular de Verão 2015 !

O PAS UEM é o processo de avaliação seriada da UEM(Universidade Estadual de Maringa) , É uma forma alternativa de ingresso aos cursos de graduação da UEM. Por esse processo , o aluno matriculado na primeira série do ensino médio que desejar participar do PAS realiza uma prova ao final de cada uma das séries do ensino médio . A pontuação acumulada nessas provas pode abrir uma vaga na universidade!


Como funciona o PAS-UEM?

Ele oferece provas em três etapas.

Prova 1: Ao final do primeiro ano do ensino médio, apenas com o conteúdo dessa série ! Assim também acontece com a prova 2, que contem apenas o conteúdo do segundo ano , e na prova 3 , apenas com conteúdos do terceiro ano, porém na prova 3 , o aluno devera escolher a profissão que pretende cursar!

Quantas vagas são destinadas a alunos do PAS ?

São destinadas aos alunos 20% das vagas totais de cada curso!

Faça sua inscrição: Inscrição PAS UEM 2015

Aluna:Lais Manfrinatto   2A 

Desenvolvimento embrionário

O desenvolvimento embrionário


Apesar disso, ao longo do desenvolvimento embrionário as células passam por um processo de diferenciação celular em que alguns genes são “ativados” e outros são “desativados”, sendo que somente os “ativados” coordenam as funções das células.Surgem dessa maneira tipos celulares com formatos e funções distintos, que se organizam em tecidos. Conjuntos de tecidos reunidos formam os órgãos. Os grupos de órgãos formam os sistemas que, por sua vez, formam o organismo.
O zigoto é portador do material genético fornecido pelo espermatozóide e pelo óvulo. Um vez formado o zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose até originar um novo indivíduo. Assim, todas as células que formam o corpo de um indivíduo possuem o mesmo patrimônio genético que existia no zigoto.
Células – tecidos – órgãos – sistemas – organismos



A ciência que estuda esse processo de desenvolvimento embrionário é a Embriologia.


Gabriela Almeida 2°B

Astrologia

A astrologia é o estudo dos planetas e como eles afetam a vida, o psicológico e os sentimentos humanos. Nos estudos astrológicos, a Terra é o planeta central e a Lua e o Sol são tidos como planetas juntamente com Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Para realizar um mapa astral, o astrólogo deve ter conhecimentos matemáticos.
O conceito do Zodíaco foi desenvolvido na era babilônica. Consiste em doze setores, cada um medindo 30 graus e denominado segundo as constelações: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A imprensa ajudou a divulgação da astrologia e dos signos, popularizando-os entre as massas. Antigamente, a astrologia tinha o mesmo valor da astronomia, merecendo respeito por parte de todos. As descobertas astrônomas feitas por Galileu, Copérnico, e Kepler quase mataram a astronomia. Mas na Inglaterra, na França e na Alemanha, a astronomia manteve-se viva e ganhou muita força. Os chefes de estado apenas iniciavam guerras e faziam movimentos bélicos após consultar a posição do céu e dos astros.



Julia Gomes 2ºA
Rudi Henrrique 2°A

Projeto Zoologia-Parte 2

Hoje no contraturno usamos nosso tempo para discutir os melhores lugares que nos possibilitam ter maior acesso aos animais que pretendemos utilizar em um projeto de zoologia que nos foi proposto.
Também falamos com alguns de nossos amigos, dos quais nos deram uma grande esperança para alcançar o nosso objetivo. Conseguimos assim arranjar varios animais distintos para a nossa possivel grande esposição.
Com a ajuda de nosso professor de biologia e pessoas que aderiram ao projeto tivemos um grande avanço, e conseguimos com que alguns de nossos amigos e familiares nos "emprestassem" alguns animais exoticos ou até mesmo bem diferentes: 
  • Cágado
  • Tartaruga tigre d'agua
  • Camalẽao (incerto)
  • Marreco mallard
  • Hamster chinês
  • Calopsita
  • Serpente (ainda não sabemos a espécie)

Alunos:Matheus
Thiago


Romantismo no Brasil - Autores

No Romantismo brasileiro destacam-se 3 autores: Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
Joaquim Manuel de Macedo, iniciou o romantismo brasileiro com sua obra mais conhecida, A moreninha em 1844, que fala sobre a história de Filipe, um estudante de medicina que resolve passar as férias na ilha onde mora a sua avó em Sant'Ana, com seus amigos Augusto, Fabricio e Leopoldo. Na viagem os amigos fazem uma aposta que se Augusto, o mais namorador se apaixonasse por uma unica menina no mínimo 15 dias ou mais, teria que narrar o fato, caso ao contrário, Filipe escrevia o livro. Durante a viagem, Augusto conheceu Carolina, uma moreninha de 15 anos irmã de Filipe que pelo seu jeito infantil se encantou. Como prevê Augusto perdeu a aposta,  e nas ultimas linhas revela-se que o que acabaram de ler foi o romance narrado.
José de Alencar, suas obras eram separadas em 4 características: Romances indigenas: que contava sobre as regiões indígenas no país. exemplo: Iracema e O guarani. Romances regionais que conta um pouco sobre cada região brasileira, exemplo: O gaúcho. Romances históricos, exemplo: as minas de prata. E romances urbanos que contam um pouco sobre o tempo do autor: exemplo Lucíola e Senhora.
Manuel Antônio de Almeida foi um romântico que fugiu um pouco das normas românticas comparadas aos outros autores, ele criou o personagem herói malandro, o anti-herói, porém preservava os finais felizes. Uma de suas obras, a que mais de destacou foi Memórias de um Sargento de Milícias, contra o romance de Leonardo e Maria, que tudo começa com uma pisadela e um beliscão (costume de conquista) que da início a um relacionamento, e fruto a um filho, que é considerado o surgimento do herói. Manuel deu inicio ao realismo brasileiro.
Joaquim Manuel Macedo

 
José de Alencar

 

Manuel Antônio de Almeida
 

Mariana Gonçalves 2°A
Vinicius Maroz 3°D

Estudo de probabilidade

     
    No dia 27/10/15 Natália sayuri e eu, estávamos revisando a matéria de matemática "probabilidade".
    Tirei minhas duvidas, porque estava com dificuldades. No dia seguinte, teria prova e graças à ela entendi como fazer o problema.

Conceito

Consideremos a experiência do lançamento de uma moeda e leitura da face voltada para cima. Ao realizarmos n vezes a experiência, se obtivermos m vezes o resultado “cara” é  . É claro que lançada a moeda o resultado é imprevisível, pois não podemos dizer com absoluta certeza que o resultado será “cara”, pois nada impede que dê “coroa”.
A experiência provou que conforme se aumenta n, ou seja, à medida que mais lançamentos da moeda são feitos, a frequência relativa  tende a estabilizar-se em torno de  .

Exemplo:
Em 1000 lançamentos (n = 1000), 529 resultados foram favoráveis (m = 529), o que nos dá para  o valor de 0,529.
Em 4040 lançamentos, 2048 resultados foram favoráveis o que nos da  = 0,50693, isso significa que no lançamento de uma moeda “honesta” a probabilidade de se obter “cara” é  . Essa experiência foi realizada por Kerrich e Buffon.
A definição que permite calcular teoricamente a probabilidade de um evento, sem realizar a experiência é:

Dado um espaço amostral S, com n (S) elementos, e um evento a de S, com n(A) elementos, a probabilidade do evento A é o P(A) tal que

 
 Quem precisar tirar alguma duvida ou saber algo a mais e só acessar o link abaixo.


http://www.somatematica.com.br/emedio/probabilidade.php

Aluna:Natália sayuri 3°A
          Gabriele de Almeida 2°D

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira  

           

Foi uma tentativa de revolta interrompida pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil, e significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. 
No final do século XVIII, o Brasil permanecia colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial aqui no Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia que industrias fabris funcionassem em todo o território brasileiro.


Neste período era grande a extração de ouro, e principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto ou seja, 20 por cento do ouro encontrado acabava ficando para os portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro ilegal (sem ter pago o devido imposto) sofria duras penas, podendo até ser degradado (enviado a força para o território africano).
E com grande exploração  o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não deixaram de cobrar e nesta época, Portugal criou a Derrama. Ela funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir com estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

E com todas essas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução que fosse definitiva para o problema: a conquista da independência do Brasil.


A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada pelo estado de Minas Gerais.

                    


Curiosidades

  • Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nossos dias.
  • Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.
  • A casa de Tiradentes foi arrasada, o seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.
  • Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.

                                                    Fonte:http://www.sohistoria.com.br/

                                                    Alunas: Giovana Fachina 3°D, Isabela Oliveira 3°D

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projeto Zoologia

jararaca
Hoje no contraturno tentamos desenvolver o inicio do que imaginamos que vira a ser um grande projeto na area de ciências biológicas (zoologia).
Juntamente com o professor Renato Evaristo estamos pesquisando o preço e as varias espécies que estão ao alcance de ser adquirida para uma " exposição" para maior fixação do conteúdo que iremos estudar neste 3º trimestre. Por causa da greve que tivemos que enfrentar no começo do ano nós alunos de colégios estaduais poderemos vir a ter mais algumas aulas aos sábados, para isso estamos tentando contornar os problemas e desenvolver um trabalho mais dinâmico e amplo.
Estamos tendo algumas ideias básicas de alguns animais que poderiam vir a aparecer:
axolote 
  • Axolote (difícil aquisição pelo local onde moramos e pelo seu estado de conservação na natureza);
  • Serpente (aquisição não tão difícil porem é preciso ter experiência para manusear uma serpentes mesmo que ela não tenha veneno);
  • Escorpião ( aquisição porem eles podem causar acidentes como as serpentes).

Irlanda

A República da Irlanda é um dos melhores países para viver no mundo, possuindo um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo atualmente.
Mas antigamente isso era muito diferente, pois o país estava na miséria total. A irlanda fazia parte do Reino Unido, sob o comando da coroa inglesa, mas através de uma longa luta conseguiu sua autonomia. O Reino da Grã-Bretanha reprimia completamente os outros estados do reinado, privilegiando somente a Inglaterra, o que revoltou os governantes e a população irlandesa. Através de uma união completa de toda a ilha, a rebelião começou para ter a atenção dos governantes. Várias reformas agrárias foram propostas para melhorar a condição de vida da população. Muitas pessoas morreram na chamada Grande Fome, cerca de 1 milhão de pessoas e outros 1.5 emigraram. Através da revolução, a Irlanda conquistou sua autonomia da Inglaterra e saiu do Reino Unido. Porém, mais uma rebelião começou e desta vez foi uma guerra civil com ideais  religiosos: Católicos contra Protestantes. E foi assim que surgia dois novos países: República da Irlanda, predominantemente católica e Irlanda do Norte, extremistas Protestantes. Muitas pessoas morreram no conflito de ideais, muitas famílias foram desfeitas até que os estados se separaram. A situação nas cidades fronteiriças ainda é muito tensa, mas a situação já amenizou e muito.

Fontes adquiridas de livros didáticos.

Rudi Henrrique 2ºA

Regimes Totalitários



                         


 DEFINIÇÃO DE TOTALITARISMO 

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.


CARACTERÍSTICAS DOS REGIMES TOTALITÁRIOS:

- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
 -Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.

Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa, como por exemplo, na Alemanha e na Itália.
Na Itália e na Alemanha, países profundamente afetados pela crise, o fascismo e o nazismo ascenderam poder sob a liderança de Benito Mussolini e Adolf Hitler, respectivamente. Na Península Ibérica, golpes políticos engendrados por setores militares e apoiados pela burguesia deram início ao franquismo, na Espanha, e ao salazarismo, em Portugal.
Fascismo e Nazismo foram partidos europeus que assumiram o poder no período entre guerras, na Itália e Alemanha respectivamente, Na Alemanha sob o comando de Hitler, na Itália por Benito mussoline. Os dois partidos tinham como doutrina o nacionalismo e o totalitarismo. Totalitarismo, um governo centralizado, de carater ditatorial, e unipartidarista. O nacionalismo exacerbado, o cidadão cultuava o líder que representava o estado, formando assim um regime voltado para o militarismo, em favor do estado.
Já em outras regiões da Europa a experiência totalitária também chegou ao poder pregando o fim das liberdades civis e a constituição de governos autoritários. Na grande maioria dos casos, a derrocada do nazi-fascismo após a Segunda Guerra Mundial, serviu para que esses grupos extremistas fossem banidos do poder com o amplo apoio dos grupos simpáticos à reconstrução da democracia e dos direitos civis.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/totalitarismo.htm
Alunos:  João Piraccini e Thais Hashimoto 

ROMANTISMO NA PROSA

Durante o período colonial, a prosa inexistiu. Nessa ausência de tradição, os autores românticos partiram do nada e fizeram suas primeiras tentativas mais consistentes.

O marco inicial do romance brasileiro se dá a partir das obras de Teixeira e Sousa – O filho do pescador (1843) e Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha (1844), a obra de Macedo se destaca dada a sua qualidade estética superior e o grande sucesso entre os contemporâneos.

Nas décadas de 50 e 60 verifica-se o florescimento da prosa de ficção.
Os prosadores românticos procuraram cobrir diversos aspectos da vida brasileira, além das indefectíveis histórias de amor.

Dentre os principais escritores dessa era, podemos destacar:

- Teixeira e Sousa
-Joaquim Manuel de Macedo
- José de Alencar
- Manuel Antônio de Almeida
- Bernardo Guimarães
- Alfredo Taunay
- Franklin Távora

                                                                                                                           Lais Manfrinatto 2A 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Epicurismo,Estoicismoe Cinismo

Epicurismo


A aquisição do saber e a limitação dos desejos físicos, instáveis por natureza, são instrumentos essenciais para se libertar dos sofrimentos. A finalidade da vida é a busca da felicidade, obtida ao se atingir a ataraxia (gr. ἀταραξία), a “ausência de distúrbios”, a tranquilidade da alma. Para tanto, é necessário se livrar de todas as ansiedades, inclusive o medo dos deuses e o medo da morte.


Estoicismo


A ética, uma das contribuições estóicas mais conhecidas, consistia em viver de acordo com a natureza, i.e., conforme as leis gerais com que o “elemento ativo” controla o universo. A virtude é o bem supremo e pode ser atingida pela inteligência (saber o que é bom e mau), pela bravura (saber o que temer ou não temer), pela justiça (saber o que cabe a cada um) e pelo auto-controle (saber quais paixões moderar ou extinguir). Assim, aderindo à ordem natural do universo, o sábio consegue atingir a apatia ou indiferença (ἀπάθεια) diante dos acontecimentos e chegar à felicidade (εὐδαιμονία), tornando-se então semelhante ao princípio ativo que permeia e periodicamente recria o universo.


Cinismo


 A origem dessa expressão é um tanto controvertida, pois alguns pesquisadores crêem que ela provém do Ginásio Cinosarge, espaço no qual Antístenes teria edificado sua Escola, enquanto outros afirmam que ela deriva da palavra grega kŷőn, kynós, que significa ‘cachorro’, alusão à vida destes animais, que seria igual à pregada pelos cínicos. Aliás, o símbolo deste grupo era justamente a imagem de um cão.
Hoje cinismo tem o significado de atitude ou caráter de pessoa que revela descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente; impudência, desfaçatez, descaramento.


Alunos:Matheus Bortolloti 
Thiago Trombini

Possiveis temas para a redação do enem

Uma coisa importante é saber os possíveis tema da redação do enem, pois assim podemos ficar atualizados e saber bem sobre o possível assunto para fazermos uma ótima dissertação.

Então procurei saber de alguns temas que são:

1. Crise da Água: ouvimos nos últimos tempos falar muito sobre a possível escassez da nossa água, principalmente em São Paulo.

2. Intolerância religiosa: em alguns países sabemos que há muita intolerância religiosa, no Brasil isso não existe, mas passou a vivenciar alguns episódios.

3. Maioridade Penal: maioridade penal é um tema polêmico entre muitas pessoas, pois alguns são contra e outros a favor.

4. Racismo e homofobia: Apesar de alguns avanços da legislação brasileira, que considera crime qualquer manifestação de racismo e permite aos casais do mesmo sexo adotarem filhos, entre outros direitos que lhes foram negados por muito tempo, o Brasil está longe de ser um país livre de racismo e de homofobia.

5. Jogos Olímpicos 2016: quais serão os impactos positivos e negativo dos jogos olímpicos?

6. Descriminalização das drogas: a posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser).

7. Corrupção: outro tema polêmico, que é mostrado nas mídias e muito falado entre as pessoas.

8. PEC das Domésticas: foi sancionada a lei que garante aos trabalhadores domésticos: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa.

9. Limites do Humor: até onde o humor vai e começa o desrespeito?

10. Terceira Idade: a população esta tendo uma expectativa de vida maior, estamos preparados para cuidar dos nossos idosos?


Terceira idade

       As pessoas estão cuidando mais de sua saúde, isso está fazendo com que a expectativa de vida da população se torne maior.
Mas apesar disso ser um ponto positivo, o que ocorre é o desrespeito com a terceira idade, os jovens não respeitam mais os anciãos de sua família que ao invés de buscar conhecimento com eles, ignoram-os achando que estão ultrapassados e não sabem de mais nada. Inclusive os filhos que não tem mais tempo, pois estão ocupados demais com trabalhos e estudos, colocam seus pais em casas de repouso, achando que lá será um ótimo lugar para que eles terminem vida e que tem pessoas preparadas para que cuidem deles. Mas o que na verdade os nossos idosos precisam é de atenção cuidado e carinho da família.



Aluna: Netling Camilla 3ºB

Relatório 22/10/15

     Nesta quinta-feira (22) as alunas Milena e Thais, que frequentam o projeto, organizaram um grupo de estudo para reforçar conteúdo de matemática.
     Os alunos que estiveram presentes foram:
Mariana Celinski
Ana Caroline
Ana Paula
Gabriel Alencar
Danielle Mercurio
Raissa Saikawa

     Enquanto fluem os estudos no ''grupo de exatas'', os demais alunos dedicaram a aula para revisarem Filosofia, fazerem tarefas de casa e atualizarem postagens pendentes.

     "Contraturno, uma oportunidade valiosa para aqueles que tem sede de conhecimento!"

Escrito por: Natalia Sayuri Yara Yamashita 3ºA

Aplicativo G1

Trata-se de um aplicativo onde você estuda e se diverte ao mesmo tempo, unindo o útil ao agradável , afinal quem não fica com o celular na mão o tempo todo ? O aplicativo é uma forma de se estudar e se divertir ao mesmo tempo …. O aplicativo conta com perguntas de Ciências Humanas , Ciências da natureza , linguagens e códigos e matemática …. 
 Recomendo, pois tenho o aplicativo baixado , e acho muito interessante ...



 


Lais Manfrinatto .... 2A
Rudi Henrique 2A

Epicurismo e Estoicismo

Epicurismo - Dentro os diversos filósofos epicuristas cujo nome chegou até nos, o de maior importância é o próprio Epicuro, fundador da escola.
Epicuro nasceu em Samos por volta de 341, de país atenienses. Ensinou o Mitilene e em Lâmpsaco, tendo se transferido para Atenas em 307 ou 306. Lá adquiriu a ampla casa com jardim que iria sediar sua escola, logo conhecida por "Jardim de Epicuro!. Nela, mestres e dicípulos viviam comunitareamente em tranquila reclusão.

Estoicismo - A escola estoica floresceu durante muitos séculos, tanto na Grécia como em Roma. A palavra estoicismo vem de stoá, da expressão grega atoá, o "pórtico pintado" de Atenas onde o fundador da escola, Zênon de Aton, se reunia com os dicípulos. O estoicismo influenciou consideravelmente o neoplatonismo e, embora nunca tenha desaparecido totalmente, e vitalidade e a importância da escola declinaram progressivamente a partir do século III.

Mariana Gonçalves  2°A 
Gabriela Almeida 2°B

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Relatório 20/10/15

     Nesta terça-feira (20) os alunos do contraturno aproveitaram a aula de hoje para estudarem diversos tema voltados para o Enem. Fizemos o uso pedagógico do celular, realizamos as questões de Enems anteriores, estudamos matématica, enfim, fora uma aula extremamente produtiva!
   -> Os alunos Rudi e Laís baixaram o aplicativo "G1 Enem", realizando exercícios neste;
   -> A aluna Gabriele também respondeu algumas questões de vestibular, voltado à segurança no trânsito e meio ambiente;
     -> Thais e eu realizamos revisão de matemática: Geometria Analítica
     -> Os Alunos Thiago e Matheus estudaram os temas Renascimento e Reforma Reforma estudando para a prova de História.
     Esperamos atingir bons resultados neste Vestibular, que será dias 24 e 25 Outubro, pois esforço e dedicação é o que viemos cultivando desde o primeiro dia de Contraturno! Boa sorte e boa prova a todos os vestibulandos.

Você mente na internet?

A internet ultimamente se tornou o meio de informação mais usado, até mais que a televisão. Mas devemos levar em conta tudo o que ela nos diz? Será que vale mesmo a pena mostrar nossa intimidade para todas essas pessoas? Muitos buscam suprir sua "carência" pessoal mentindo na internet, e com suas curtidas elas se sentem mais famosas e assim ocupando um espaço vazio provocado pela "imperfeição" de sua vida. O que seria a vida perfeita, afinal? Aquela repleta de mentiras e ilusões criadas por si mesmo?
Todos nós quando criamos conta em alguma rede social, postamos fotos, publicamos textos, entre outras várias possibilidades de interação, estamos expostos ao mundo. Porém, a maior parte das pessoas não levam isso em conta, infelizmente.
Por isso, deixarei a seguir um vídeo que retrata bem o que se passa nos dias de hoje: What's on your mind?



Aluna: Milena da Silva.    3°B.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dinâmica: Experiências científicas e Origamis

Na última quinta-feira (08/10/15) a Profª Zilda proporcionou aos alunos do Projeto Contraturno uma aula diferenciada, basicamente uma dinâmica. Fomos até o laboratório de ciências, onde foi realizada diversas atividades, desde experiências científicas até origamis.
As experiências foram realizadas pelo o aluno Tiago e auxiliado pelos alunos, Rudi, Matheus e Laís. Já os origamis, a aluna Natália Sayuri nos ensinou a fazê-los, que contou com a participação dos alunos, Gabriele, João, Thaís e da Profª Zilda. Foi uma aula produtiva e diferente, com atividades diversificadas, interativas e divertidas.



















Aluno: João Piraccini  3º A   

A Lenda do Tsuru - Postagem referente ao dia 08/10/15



     Boa noite leitores!
      Nesta última quinta-feira (08/10) nós alunos do contraturno contemplamos uma aula diferenciada. Desde experiências científicas a mini-aulas de “origami” (que em japonês significa arte de dobrar papel sem corte nem cola, para formar animais e seres), passamos divertidos momentos no laboratório de ciências.
      Enquanto preparavam as experiências, estávamos aprendendo a confeccionar o gracioso “Tsuru” (Cegonha), e dedico esta postagem em homenagem a esta ave sagrada que tem um importante significado na cultura japonesa.

     Curiosidade!!

      Existe uma crença japonesa que diz que se uma pessoa dobrar um total de 1000 tsurus de origami, terá seu desejo concedido. Para isso, é necessário ter um pensamento focado ao confeccioná-los. Geralmente os pedidos são direcionados aos enfermos para sua recuperação, ou seja, quanto mais Cegonhas de papel dobrar, mais rápido será sua melhora.

(continua)

Escrito por: 
Gabriele Almeida Cardoso 2ºD
Natalia Sayuri Yara Yamashita 3ºA

1° Grande Guerra.

 Hoje no contra turno, nós alunas do 3° ano B tivemos uma revisão oral da matéria de história sobre a 1° guerra mundial, onde tiramos nossas dúvidas e debatemos sobre o assunto em questão.
 O contexto da 1° Grande Guerra foram as disputas entre as nações em busca de território onde pudessem obter matérias primas para suas industrias e mercados compradores para seus produtos.
- Tríplice Aliança: formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
-Tríplice Entente: formada pela Inglaterra, França e Rússia.
Um tempo depois a Itália passou para a tríplice Entente.
Sendo a Tríplice Entente vencedora da 1° Guerra Mundial, houve o tratado de Versalhes que era um documento que definia os termos finais de paz com a Alemanha, pondo fim oficialmente a 1° Grande Guerra.




Alunas: Milena da Silva, Netling Camilla, Thais Hashimoto.

Verbos Modais em Inglês


 Hoje, no contraturno estudamos sobre os verbos modais; os verbos auxiliares modais são aqueles verbos que só acontecem quando contém outros verbos, são defectivos na conjugação e não tem passado nem futuro com excessão do  ''can'' que tem passado e condicional. Esses verbos podem mudar ou completar o sentido do verbo principal. Eles passam a  idéia de possibilidade, obrigação, conselho, proibição e desejo.
Como eles ocorrem com grande frequência na língua os verbos modais não podem ser substituídos. Esses verbos não sofrem alteração quando conjugados nas terceiras pessoas do singular (He, She, It) e não necessitam de verbos auxiliares. A Língua Inglesa exige que para cada situação diferente se use um tipo de verbo modal
Dentre os principais verbos modais estão:
  •  Can- É usado para expressar habilidade, permissão ou possibilidade.
  • May- Ele é usado para contextos mais formais, ao contrário do can, que é usado em contextos mais usuais. Ele expressa uma possibilidade no presente ou no futuro. Também pode ser usado para pedir permissão;
  •  Might- é utilizado para expressar uma remota possibilidade que ocorreu no passado ou que pode ocorrer no presente;
  •   Should- é um verbo modal utilizado para expressar um conselho;
    •  Must- é utilizado para indicar obrigação, proibição ou dedução.


  
   Alunas: Isabela Oliveira 3°D, Kathryn Karen 3°D

Magica e Iluzionismo

Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops.
A mágica demorou a ser difundida, pois a maioria da população era sem estudo, ignorante e bastante influenciada pela Igreja, que tudo avaliavam como sendo bruxaria e então a população acreditava que alguém que conseguia fazer uma moeda desaparecer ou então ressuscitar uma ave, deveria ter pacto com o diabo.
Mesmo assim, a Inglaterra e parte da Europa ocidental, trazem registros de alguns mágicos que executavam seus truques para pequenas platéias e conseguiam muitos aplausos.
Um desses relatos traz o episódio em que um mágico chamado Brandom, que viveu na Inglaterra durante o reinado de Henrique VII, estava realizando uma de suas performances nos jardins da corte e chamou a atenção de todos para um pombo que estava em cima do muro. Então o mágico desenhou no chão, embaixo do mesmo muro um pombo parecido com o real, e cravou um punhal no desenho, e em seguida o pombo real, caiu morto de cima do muro. O rei que assistia a apresentação ordenou que Brandom não fizesse mais este truque, pois se ele foi capaz de fazer com um pássaro seria capaz de fazer com o rei.
Esses e outros truques eram vistos por muitos como bruxaria e com isso os mágicos eram muitas vezes perseguidos.
Na época da revolução, podemos dizer que aparecem os primeiros tratados sobre magia. O primeiro foi em 1963 escrito por Ozanam da França. Nesta época também são inaugurados seis teatros para mágicos. Os trajes dos mágicos nesse período eram bem chamativos. Isto aconteceu até que surge Harry Houdini, que revolucionou os truques de mágica bem como o traje do artista.
Hoje, os profissionais de mágica, ou ilusionistas, conquistaram o respeito de todo público, independente da idade. As apresentações atuais chamam a atenção pela destreza das mãos, habilidades com ilusões de ótica e criatividade. A rapidez na execução dos truques faz com que o público se encante e entre na apresentação, se envolvendo e aguçando a curiosidade de quem prestigia esta arte.


Alunos:Matheus Bortolloti
           Thiago Trombini