terça-feira, 29 de setembro de 2015

Abolicionismo

 Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil. De 1801 até meados do século (quando foi proibida efetivamente a importação de escravos), estima-se que o tráfico negreiro tenha trazido para o país cerca de 1,7 milhão de africanos. Isso corresponde, aproximadamente, a 42% de todos os africanos obrigados a vir para o Brasil desde o início do comércio negreiro, no século XVI.
 A escravidão difundiu-se de tal maneira que a propriedade sobre escravos não se limitava a grandes senhores de engenho, fazendeiros e mineradores. Tanto no campo como na cidade era grande o número de pequenos escravistas, donos de um, dois ou três escravos, trabalhadores na pequena lavoura, nos serviços de rua ou de casa. Por todas essas características, os escravos marcaram em profundidade os costumes, o imaginário, a cultura e até, através de uma intensa miscigenação, o próprio perfil étnico-racial de nossa população.
 A população negra nunca se conformou com a exploração que sofriam. Por meio de diversas lutas que visavam acabar com a escravidão ou, pelo menos, reduzir sua carga de opressão, os africanos e seus descendentes participavam de rebeliões, motins e da formação de quilombos em diversas regiões do país, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Aluna: Milena da Silva.    3°B.

Algas e Plantas

Algas

São organismos fotossintetizantes. O termo alga não tem valor taxonômico. Apenas abriga um grupo de organismos que possuem clorofila a, não possuem um talo diferenciado em raiz, caule e folhas, possuem hábitos aquáticos e são eucariontes heterotróficos, autotróficos ou mixotróficos. Podem ser encontradas nos mais diversos ambientes, existindo formas terrestres e aquáticas.

 Plantas

As plantas, tamném chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem e morrem. Além disso, possuem capacidade de reprodução, ou seja: de dar origem a novas plantas. Vegetais podem ser encontrados no solo , na água, ou presos nos galhos de outras plantas ou em cercas. Quanto ao tipo de clima, podem ser encontrados desde em desertos até em regiões do planeta ricas em gelo.  

Gabriela Almeida 2ºB

Dom Casmurro

Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.

Mariana Gonçalves 2°A

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dinâmica no Projeto Contraturno


Na quinta-feira (24/09/15) a Professora Zilda propôs aos alunos do Projeto Contraturno uma dinâmica diferente, escolher uma postagem do blog e comentar oralmente o que entendeu sobre determinado tema.

 Em nome de todos os alunos do Projeto Contraturno.

Gêneros Textuais

Artigo de opinião:

Chamamos de artigo de opinião o texto em que, segundo seu próprio nome já diz, o autor pode emitir sua opinião diante de alguma temática que seja do interesse de muitas pessoas, podendo gerar polêmicas. Por ser um texto dissertativo argumentativo, o escritor deve, além de expor sua opinião, sustentá-las por meio de informações que sejam admissíveis e coerentes.

                                                                                           Júlia Gomes  2ºA
                                                                                           Rudi Henrrique  2ºA

10 momentos históricos que transformaram o mundo

      Esta postagem é baseada no seguinte site:
    
      Procuramos resumir seu conteúdo e trazer em forma de linha do tempo, as 10 mais importantes fatos históricos que marcaram a humanidade.


→ → → Linha do tempo ← ← ←

1. A invenção da escrita

Data: 4000 a.C.
Local: Mesopotâmia, no vale do rio Tigre e Eufrates
Marco histórico: início da Idade Antiga, separando a Pré-história da História.
Curiosidades:
  • A primeira forma de escrita foi a cuneiforme dos sumérios, e a hieróglifos e demótica dos egípcios
  • Os fenícios possuíam uma forma de escrita bem mais simplificada das demais civilizações, com 26 caracteres escreviam praticamente todas as palavras existentes.
  • Muito do que se sabe hoje a respeito das civilizações antigas deve à descoberta da escrita, como acontecimentos da época, o cotidiano da população, atos administrativos e religião

2. A crença num só Deus

Data: Há 4 mil anos
Local: Tribos que viviam entre o Egito e a Mesopotâmia
Marco histórico: Enquanto as civilizações antigas, como os egípcios, babilônios, gregos, escandinavos, bretões e romanos eram politeístas e suas divindades normalmente antropomorfas, este povo acreditava em um só deus.
Curiosidades:
  • Durante milênios as civilizações antigas veneravam vários deuses.
  • Segundo esse povo, esse deus era mais poderoso e majestoso do que todos os outros e responsável pela criação de tudo que existia.
  • Boa parte das histórias sobre esse povo encontra-se no Antigo Testamento, na Bíblia, e sua ideia de um deus único e invencível seria compartilhada pelas duas maiores e mais influentes tradições religiosas que se estabeleceriam no mundo: a judaico-cristã e a muçulmana.

3. O nascimento da Filosofia


Data: de 6 a 4 a.C.
Local: Na Grécia antiga, particularmente na cidade-estado de Atenas.
Marco histórico: Sócrates, Platão e Aristóteles formaram o triunvirato que nos deu a filosofia, um modo de raciocínio baseado em argumentações e contra-argumentações.
Curiosidades:
  • Esses três filósofos iniciaram a tradição de tentar compreender o mundo racionalmente, ato que estabeleceu os fundamentos da lógica e do pensamento científico.
  • O método filosófico desenvolvido por Sócrates e Platão, e depois levado a um outro patamar por Aristóteles, resultava no desenvolvimento de novas visões sobre os assuntos em discussão, na busca por verdades universais.

      4. A ascensão do Império Romano


Data: século 3 a.C
Local: Roma
Marco histórico: Conquista de importantes regiões como a Sicília, Cartago e a Gália.
Curiosidades:
  • Povo ligado aos seus bens , perseverantes em relação aos seus objetivos e fiéis em relação as suas leis, os romanos tornaram-se guerreiros obstinados e fizeram de Roma uma cidade poderosa.
  • Suas legiões de soldados eram temidas e à medida que venciam guerras e conquistavam regiões ricas e importantes.
  • No século 1 a.C., Roma já era um Império, senhora absoluta do mundo ocidental.
  • Com seus construtores admiráveis formou uma rede de estradas, aquedutos e construções fabulosas.
  • Suas leis, sistemas administrativos e sua arte formaram um legado cultural que influenciou várias civilizações por séculos.




Escrito por: Gabriele Almeida Cardoso 2ºD
                    Natalia Sayuri Yara Yamashita 3ºA

Crise Migratória


Síria, Afeganistão, Iraque e Eritreia estão entre os países de onde saem milhares de imigrantes à Europa. Consequente da Pobreza e da guerra, que fazem multidões arriscarem a vida para emigrar.

A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu.
Os principais destinos dos imigrantes são Grécia, França, Itália e Inglaterra. A travessia clandestina é arriscada: centenas já morreram tentando chegar à Europa.
Além da crise de imigração, alguns países europeus também enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia.
Se a situação econômica na Europa não é das mais favoráveis, por que milhares de pessoas abandonam seus lugares de origem, pondo em risco a própria vida, para atravessar as fronteiras?


PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE OS SITES :




Aluno: João Piraccini 3º A

Geometria Analítica pt 2 -Exercícios

Boa noite!!! Para treinar os nossos conhecimentos adquiridos sobre a Geometria anaçítica, disponibilizamos alguns exercícios ! Confira as respostas no final da página!
                                                       Boa sorte ;**


                                 EXERCÍCIOS


1:Demonstre que o triângulo de vértices A(8 , 2), B(3 , 7) e C(2 , 1) é isósceles. Em seguida, calcule seu perímetro.


2:Quais são os possíveis valores de c para que os pontos (c , 3), (2 , c) e (14, -3) sejam colineares?


3:Determine o valor de x para que o ponto M(2 , 3) seja o ponto médio do segmento de extremos A(x , 5) e B(3 , x).


4:Se (m+2n , m – 4) e (2 – m , 2n) representam o mesmo ponto do plano cartesiano, então mn é igual a:
a) – 2    
b) 0      
c) √2      
d) 1      
e) ½



5:Num sistema de coordenadas cartesianas são dados os pontos A(0 , 0) e P(3 , h). Assinale a alternativa cuja expressão representa a distância do ponto P ao ponto A em função de h.

a) d=√(9+h)       
b) d=h+3      
c) d=3h    
d) d= √(9+6h+h2 )   
e) d=9+h







Confira agora as respostas :)
RESPOSTA QUESTÃO 1
Para demonstrar que o triângulo ABC é isósceles se faz necessário mostrar que ele possui dois lados com a mesma medida. Assim, vamos calcular a distância entres seus vértices, que será a medida de cada lado.

Agora, vamos calcular o seu perímetro. Lembrando que perímetro é a soma das medidas dos lados e é representado por 2P, temos:


Resposta Questão 2

Resposta Questão 3


Resposta Questão 5





FONTE:BRASIL ESCOLA      

                                     
                                   Alunas:Isabela Oliveira 3°D,Mariana Gonçalves 2°A,Gabriela Almeida 2°B. 


 Os quatro temperamentos humanos!!!
 

 
O que é? 
 
È uma teoria criada por Hipócrates , conhecido como o pai da medicina ,que afirma que a química do corpo determina o humor e defende que uma boa saúde só e alcançada ao conseguir o equilíbrio! O excesso de algum, pode causar doenças e descontrole de personalidade !

Sanguíneo …

Uma pessoa com esse temperamento e animada,de fácil convivência , extrovertida , animada ! Que não pensa muito antes de agir , suas açoẽs são determinadas pelos seus sentimentos ! Sempre rodeada de amigos percebe fácil se a pessoa próxima esta bem ou não ! Se apegam facilmente, mas esquecem tao rápido quanto! São um pouco bagunçados e dotados de uma vontade fraca !

Colérico …

Uma pessoa colérica é pratica , de vontade forte , autossuficiente , independente e decisiva . Como os sanguíneos , são extrovertidos mas em menos intensidade ! Não vacilam sob pressão e graças a sua praticidade terminam seus afazeres rapidamente ! Raramente chora , otima em debates , sabe argumentar e defender sua tese , usa do sarcasmo e ate de certa grosseria , não simpatiza facilmente e tem seu lado sentimental pouco desenvolvido !

Melancólico …
o nome tras a mente algo depressivo , mas não é exatamente assim , uma pessoa melancólica tem o lado sentimental muito aflorado , é analista , perfeccionista, encontra grande prazer nas artes , sejam ela dança , musica ou desenhos! É introvertido , mas quando suas emoçoẽs chegam ao apice age como uma pessoa extrovertida ! É inseguro , por isso depende tanto das pessoa, é um amigo muito fiel , porém tem dificuldade em fazer amigos ! Por ser analista , pensa muito antes de tomar qualquer decisão … Raramente , pensara em uma profissão complexa , pois acredita ser incapaz de realizar adequadamente !

Fleumático …

Tem a natureza calma , e é o temperamento de mais fácil convivência . Sempre evitando violencia , introvertido e seco , tem um senso de humor natural , tem um bom coração e simpatiza com as pessoas . Não se dispõe a ajudar , mas quando o faz é muito competente ! Diplomata , é capaz de estabelecer a paz e concórdia!

Todos nós possuímos no mínimo dois desses elementos , onde um se sobre-sai e o outro é o secundário .

No meu caso acredito que tenho uma mistura de sanguíneo e melancólico , pois sou extremamente emocional , e costumo perceber quando alguém próximo a mim está incomodado com algo . Tenho grande vontade de fazer artes cênicas , não vivo sem música . Por isso acredito ser essa mistura! 

Lais Manfrinatto!  


As estações do ano!!

O planeta Terra não apresenta uma dinâmica climática homogênea, ou seja, igual em todos os seus pontos. Boa parte dessas variações é explicada pela existência das diferentes estações do ano, que ocorrem principalmente por causa da existência do movimento de translação e também por causa da inclinação do eixo de rotação terrestre, que se encontra 23,5º inclinado em relação ao seu plano orbita.

Primavera

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada). 
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.





 Verão

Chega o verão, instalam-se as altas temperaturas. Normalmente é um período de férias, festivais culturais, viagens ao litoral, praia, água de coco, piscinas lotadas, muito consumo de sorvete e bebidas geladas. Mas também há os riscos de desidratação, meningites e problemas respiratórios, com a emergência do clima mais quente e seco.
Neste momento os dias se alongam, as noites são mais curtas. Esta celebrada estação tem início, no Hemisfério Norte, onde é conhecido como Verão Boreal, mais ou menos em 21 de junho, data que marca o solstício, e tem fim no equinócio  outonal, no dia 23 de setembro. Já no Hemisfério Sul, o Verão Austral principia com o Solstício , por volta do dia 21 de dezembro, e se encerra com a chegada do equinócio de Outono, em meados do dia 20 de março




 Outono

Esta é a estação do ano mais associada à melancolia, à nostalgia, ao declínio da existência, pois suas características principais são as quedas das folhas das árvores, suas nuances amarelas e vermelhas, o tom cinza do céu, os frutos amadurecidos que, desta forma, pesam nos galhos e caem sobre a terra.
As folhas das árvores caem no outono.
Poeticamente, portanto, marca as etapas de transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza e também das emoções humanas. Inicia-se neste momento uma fase de transição, que se completa no Inverno, quando todos sentem a tendência de hibernar. No Outono, então, as pessoas vão se tornando introspectivas, mais desejosas de se abrigar nos seus refúgios, inclinadas a buscar a meditação


Inverno

No Inverno se intensifica o processo de introspecção pessoal iniciado no Outono. As pessoas se recolhem, voltam-se mais para si mesmas, procuram no interior do lar atividades que combinam com este período de concentração existencial, como arrumar armários, consertar o que está à espera de reparos, costurar o que necessita ser restaurado, separar o que não é mais imprescindível e pode, assim, ser doado
As pessoas ficam mais solidárias neste período, pois raros são os que não se preocupam com a sorte dos que não têm um agasalho, um prato de sopa ou um lugar para se refugiar do frio enérgico.



Alunas: Netling 3°B
             Heloisa Hashimoto 9ºA 
Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm

Cidadania

Resultado de imagem para cidadaniaQuando você pensa em cidadão você pensa em alguém que mora em uma cidade! Mas qual o conceito de cidadão?

O conceito de cidadão não era o mesmo no passado como na idade media por exemplo o servo não tinha direitos apenas obrigações ele obedecia o seu senhor em submissão sem reclamar. As primeiras formas de direitos de cidadão surgiu com a revolução francesa hoje existem mais direitos e conceitos que definem um cidadão mas hoje o que é um cidadão? 
  
  Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis e também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. 


Alunos:Thiago Trombini
Matheus Bortolloti

"Noite da Tapioca"

Nesta Quinta-feira (09/07/15) foi iniciado no Contraturno a “Noite da Tapioca”, onde a Professora Zilda ensinou o primeiro passo para preparar a farinha da tapioca. As outras etapas do processo de preparo da tapioca vão acontecer ao decorrer dessa semana.

Modo de preparo: No supermercados você encontra  farinha pronta de tapioca.
Então você vai peneirar a goma apertando com as mãos contra a tela da peneira, pra ela ficar soltinha, coloque uma pitada de sal e misture.
Então você vai levar uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo médio, deixar aquecer um pouco e começar
  • Em colheradas, vá distribuindo a goma até cobrir todo o fundo da frigideira
  • Após alguns segundos ela vai começar a soltar do fundo, então aproveite para nivelar os grãozinhos que ficam ainda soltos
  • Com uma espátula, vire a tapioca
  • Com as costas de uma colher (outra colher tá) passe manteiga para já ir derretendo e deixando a tapioca bem molhadinha. À essa altura a tapioca está pronta, reserve em um prato coberto (para não esfriar) e repita o processo até acabar a goma
Importante: assim que a tapioca soltar da frigideira, vire. O segredo para ela ficar bem macia é não tostar muito.
 Os recheios vai ao seu gosto pode ser salgada ou doce
Fizemos aqui no contraturno: A salgada de presunto e queijo e requeijão, a doce de barra de chocolate.
Foi uma aula bem diferente,divertida, dinâmica e coletiva.










Nesta última Quinta-feira (24/09/15) demos continuidade a "Segunda Noite da Tapioca", pois no dia (09/09/2015), não tiramos fotos dos alunos comendo a tapioca, pois estávamos ajudando a Professora.
A Segunda noite foi muito divertida, todos gostaram, e obrigada Prof pela noite, vamos fazer outras noites divertidas como esta. 





  Alunos: João Piraccini, Thaís Hashimoto 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Discussão sobre Vestibulares

     Nesta terça-feira (22) realizamos um interessante debate a respeito dos vestibulares e os respectivos cursos que pretendemos ingressar.
     Optamos pelos cursos de medicina, biomedicina e artes cênicas. Mais do que um sonho, conquistar a tão concorrida vaga é um desafio, meta para vida!
     O vestibular é uma das formas de ingresso para a grande parte das universidades públicas e privada, e a partir da prova realizada na UEM nos dias 20, 21 e 22 de setembro, tivemos uma fantástica experiência de como é extensa e trabalhosa para alcançar a pontuação para Medicina, mas não impossível!
    Esperamos melhorar nossas pontuações, com esforço e muita dedicação nos estudos! O contraturno servirá de apoio para realizar esta nossa meta!

Escrito por:

Julia Gomes 2ºA
Natalia Sayuri 3ºA
Rudi Henrique 2ºA

teste de QI, oque isso ?

Resultado de imagem para teste de qiA sigla QI é uma das mais conhecidas no mundo atualmente mais muitas pessoas não sabem o que significa essa sigla.Essa famosa sigla significa Quociente de inteligência que por sua vez é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário. A medida do QI é normalizada para que o seu valor médio seja de 100 e que tenha um determinado desvio-padrão, como 15.Eu, Thiago meu amigo MaTheus fizemos alguns testes em que por sinal nos saimos até que muito bem :
1- O pulo do sapo
2-  Travessia do Lago
3- Jogo das casas
4- Genio Quiz
Hoje eu desafio todos para fazer estes testes e descobrir se você realmente é tão inteligente quanto pensa !


Aluno:Thiago Trombini
Matheus Bortolloti

fim do imperio romano

                       Crise romana

  Os séculos 2 e 1 a.C. são tidos como o período de crise da República romana. O modelo político centrado na supremacia do Senado, enquanto instrumento de poder da elite patrícia, sofreu uma forte contestação, fruto da ação de diferentes setores da sociedade: uma camada de comerciantes extremamente enriquecidos com a expansão de Roma; a massa de plebeus miseráveis e descontentes; e o enorme contingente de escravos. Além disso, não podem ser descartadas as pretensões políticas dos generais, fortalecidos pela crescente importância do Exército na vida romana.
 
  Em meio a essa crise, formou-se uma aliança envolvendo Crasso e Pompeu, dois generais que se fizeram eleger cônsules em 62 a.C. Paralelamente, entretanto, crescia a fama de Caio Júlio, também general, que havia acabado de conquistar a Gália, detentor de um prestígio cada vez mais amplo junto à plebe romana - e, notadamente, junto ao Exército.

  Líder do chamado partido popular - uma entidade informal, mas que congregava os setores não ligados à velha aristocracia patrícia -, Júlio era sobrinho e herdeiro de Mário, ex-ditador, detentor de imensa fortuna e respeitado pelo Exército. Caio Júlio somou a esses elementos uma notável capacidade militar, responsável por inúmeros triunfos, tão caros à mentalidade expansionista romana.


















Aluna:Gabriele de Almeida Cardoso   2°D


 

Geometria analítica - Intro


                                         Geometria analítica    
                   

Também é denominada de coordenadas geométricas, se baseia nos estudos da geometria através do uso da Algébra. Os estudos inciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596-1650) que criou o sistema de coordenadas cartesianas.

➸Os estudos relacionados à Geometria Analítica tiveram seu início no século XVII, Descartes, ao relacionar a Álgebra com a Geometria, criou princípios matemáticos que foram capazes de analisar por métodos geométricos as propriedades do ponto, da reta e da circunferência, determinando distâncias entre eles, localização e pontos de coordenadas.


Uma característica bem importante da G.A (geometria analítica) se apresenta na definição de formas geométricas de modo numérico, extraindo dados informativos da representação. Com base nesses estudos, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, capaz de explicar e demonstrar situações relacionadas ao espaço. As noções intuitivas de vetores começam a ser exploradas de forma contundente, na busca por resultados numéricos que expressem as ideias da união da Geometria com a Álgebra.
Podemos relacionar os seguintes tópicos ao estudo da G.A.:

➸Estudo Analítico do Ponto
°Plano Cartesiano
°Distância entre dois pontos
°Ponto médio de um segmento
°Condição de alinhamento de três pontos;

*Estudo da Reta
°Equação geral e reduzida da reta
°Intersecção entre retas
°Paralelismo
°Perpendicularidade
°Ângulos entre retas
°Distância entre ponto e reta;

*Estudo da Circunferência
°Equação geral e reduzida da circunferência
°Posições relativas entre ponto e circunferência
°Posições relativas entre reta e circunferência
°Problemas relacionados à tangência;

*Estudo das Cônicas
°Elipse
°Hipérbole
°Parábola Intersecção entre cônicas
°Retas tangentes a uma cônica.

Fonte:Marco Noé, Graduado em matemática; Brasil escola; Wikipédia;  Khan Academy

                                       Aluna:Isabela Oliveira 3°D

Um pouco sobre Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.

Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.

Poema de Sete Faces

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
                                                                    
Fonte: Biografia Drummond                          Alunas: Milena e Thais    3°B

GUERRA DE CANUDOS


Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu por volta de 1830, em Quixeramobim, no Ceará.
Por volta de 1817 Antônio Maciel iniciou suas peregrinação pelo sertão, percorreu o interior de Pernambuco, Bahia e Sergipe, utilizando um camisolão azul, cabelos longos e barba. Pregando mensagens religiosas e aconselhando os sertanejos. Seu trabalho não parava ai. Antônio construía e reformava igrejas e cemitérios, organizava tarefas coletivas de construção de casas, açudes e colheitas agrícolas.
O pregador crescia a cada dia, por onde passava arrecadava seguidores, que o acompanhavam pelo Sertão. Ficou conhecido como Antônio Conselheiro.
Em 1893 Antônio e seu grupo fundaram um povoado nas terras da antiga fazenda de Canudos, no norte da Bahia. O arraial recebeu o nome de Belo Monte e reuniu pessoas que fugiam das perseguições dos coronéis, sertanejos pobres e fiéis que buscavam uma nova experiências religiosas. O arraial teve entre 20 e 30 mil habitantes.
Os conselheiros organizaram uma economia de base comunitária, em que todos deveriam trabalhar para o sustento do grupo, tudo era dividido igualmente.
A comunidade era independente das regras da Igreja Católica e do poder dos coronéis.
O crescimento da povoado deixou as autoridades do estado e do governo em alerta, a comunidade de Canudos era visto como ameaça para consolidação da jovem república.
Em 1896, os governos baiano e federal organizaram uma campanha militar contra Canudos, as três primeiras expedições foram um fracasso graças as forças conselheiristas.
Porém a quarta expedição liderada pelo general Artur Oscar, reuniu quase 10 mil soldados, armados com fuzis e canhões modernos. Os combates duraram cerca de quatro meses e terminaram em 5 de outubro de 1897 com a invasão e destruição completa do arraial.


Para saber mais assista o vídeo:/www.youtube.com/watch?v=XxO2lL6n3bE
Aluna: Heloisa Do Prado Hashimoto   9°A

Foucalt

Paul-Michel Foucault, filho do cirurgião Paul Foucault e de Anna Malapert, nasceu em Poitiers, no dia 15 de outubro de 1926. Embora pertencesse a uma tradicional família de médicos, Michel caminhou em outra direção. Na sua educação escolar encontrou todas as influências necessárias para guiá-lo no caminho da filosofia. Seu primeiro mentor foi o Padre De Montsabert, do qual herdou seu gosto pela história. Além disso, era um autodidata e adorava ler. Foucault viveu o contexto da Segunda Guerra Mundial, o que estimulava ainda mais seu interesse pelas Ciências Humanas. Mesmo contrariando os desejos paternos de que seguisse a Medicina, suas condições sócio-financeiras lhe permitiam seguir com seus estudos.
 
O filosofo afirmou que dominaram três tecnologias distintas na sociedades ocidentais: o poder de soberania, o poder disciplinar e o biopoder

           Soberania: poder de vida e morte 
Direito que o soberano tinha sobre a vida e a morte de seus súditos. 
Ele tinha poder de estabelecer leis que se aplicavam a todos os seus súditos mas não a ele mesmo.
  
           Disciplina para a submissão
É um tipo de poder que se exerce sobre indivíduos, sobre seus corpos.
Por meio da disciplina o individuo pode ser conhecido, controlado e explorado, tirando dele tudo o que ele pode oferecer.
A função da disciplina é produzir "corpos dóceis", que possam ser moldados, configurados segundo as necessidades sociais

         Biopoder: bem-estar social
É aquele que procura administrar a vida de uma população
Ela é a base do chamado " Estado de bem-estar social", que se preocupa em oferecer condições razoáveis de vida para toda a população.    

Aluna: Netling 3ºB
Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/michel-foucault/

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Roma antiga


                      Roma antiga

           

   Roma, atual capital da Itália, é o centro de onde emergiu um dos mais extensosimpérios constituídos durante a Antiguidade.
   Antes da criação da cidade de Roma, os etruscos se destacavam como uma das principais civilizações da porção central da Península Itálica. Os territórios etruscos alcançavam porções do Lácio e da Campanha. Cerca de doze centros urbanos eram ali distribuídos, estabelecendo uma economia bastante estruturada em razão das intensas atividades comerciais. Esse desenvolvimento se deu também em virtude das boas relações firmadas com os fenícios, fixados na porção norte do continente africano.
  A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo. Segundo a história descrita na obra Eneida, do poeta Virgilio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias. Sua fuga para a Península Itálica se deu em função da destruição da cidade de Tróia, invadida pelos gregos em 1400 a.C..
  Cidadania e direito Para Roma, o Estado estava acima de tudo e quem estivesse a serviço da republica (coisa pública) deveria respeitar os deuses, ser leal e corajoso e ambicionar a glória - virtudes que evidenciam o caráter guerreiro que logo se manifestou entre os romanos.

  A política do Pão e circo ficou conhecida,de modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.


 
Aluna:Gabriele de Almeida Cardoso 2°D


MODA: futilidade ou tendência de consumo?


Há muito preconceito em relação à moda na atualidade, em parte porque costuma mudar sempre, e seu meio é a roupa ,e também ela tem a ver com a aparência,supostamente privilegiando o superficial . Muitas vezes, a moda também é vista como algo feito para iludir, disfarçar ser alguém que, na verdade não é. Porém a moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo.
A “MODA” é algo que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social e sociológico.
Vamos pensar no jeito em que as pessoas se vestiam nos anos 50 em diante. Essas transformações ocorrem com o tempo para acompanhar o contexto em que a sociedade está inserida momentaneamente. Ao retratar essas transformações, a moda reflete a sociedade à sua volta, ou seja, essas mudanças é que são moda.

MAS PARA VOCÊ, A MODA É ALGO FÚTIL OU ALGO COM TENDENCIA DE CONSUMO?
Eu acredito que existe uma ponte entre beleza e vida. A MODA é uma arte que se usa, se eleva e leva para rua, é basicamente uma arte de consumo que “quase” todos tem acesso. É uma arte feita para o homem desfruta-la da maneira que quiser, tornando-a fútil e de prática o consumo. 


João Piraccini 3ºA

Período Imperial

→ O Primeiro Reinado aconteceu em (1822-1831), com a Abdicação de D. Pedro I,  em 1834 houve a 1° Constituição do Brasil, com o voto cesitário, estabeleceu 4 poderes: Executivo era o Imperador que executava, legislativo quem executava eram os deputados, judiciários eram os Juízes, já o Moderador era o Imperador tendo o Poder Absoluto. Havendo a união Igreja/ Estado.
Outro fato importantíssimo na história do Brasil foi a Guerra da Cisplatina (1825). O conflito teve início quando um grupo de dirigentes da província Cisplatina declarou a separação do Brasil e a sua incorporação à República Argentina. D. Pedro declarou guerra à Argentina e o exército brasileiro foi derrotado causando grandes prejuízos pelos enormes gastos e grande número de soldados mortos. A Inglaterra interveio no conflito, pressionando o Brasil e a Argentina a assinar um acordo de paz. Assim, a província Cisplatina declarou sua independência desses dois países, tornando-se a República do Uruguai.
→ Segundo Reinado aconteceu em (1840/ 1889),  iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840. Na época, o jovem imperador tinha apenas quatorze anos de idade e só conseguiu ocupar o posto máximo do poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Até então, os conservadores (favoráveis à centralização política) dominaram o cenário político nacional.
O tráfico negreiro era sistematicamente combatido pelas grandes potências, tais como a Inglaterra, que buscava ampliar seus mercados consumidores por aqui. A partir da segunda metade do século XIX, movimentos abolicionistas e republicanos ensaiavam discursos e textos favoráveis a uma economia mais dinâmica e um regime político moderno e inspirado pela onda republicana liberal.
Após o fim da desgastante e polêmica Guerra do Paraguai (1864 – 1870), foi possível observar as primeiras medidas que indicaram o fim do regime monárquico. O anseio por mudanças parecia vir em passos tímidos ainda controlados por uma elite desconfiada com transformações que pudessem ameaçar os seus antigos privilégios. A estranha mistura entre o moderno e o conservador ditou o início de uma república nascida de uma quartelada desprovida de qualquer apoio popular.










Alunas: Netling Camilla
             Thais Hashimoto    3°B

Sociedades Capitalistas e Socialistas

Sociedade Capitalista:
  A sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. O homem teria liberdade para fazer contratos de acordos, investir, comprar, vender buscando seus interesses. Como o sistema incentivava a concorrência entre as empresas, elas procuravam novas tecnologias, para produzir mais e reduzir os custos, só assim teriam condições de manter seus produtos no mercado. 


 






Sociedade Socialista:    Socialismo é um sistema onde não existe propriedade privada ou particulares nos meios de produção, a economia é controlada pelo estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todos da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e quantidade.O objetivo principal é estabelecer uma sociedade sem classes,igualdade.Atualmente existem poucos países socialistas Cuba,Laos,Coreia do Norte e uma parte da China,mas este sistema acaba prejudicando de certa forma os países

,porque nesses lugares é totalmente proibido qualquer relação comercial com outros países.O que os isolam em um mundo totalmente capitalista. 















QUEIMADA SOCIOLÓGICA – REGRAS DO JOGO

CAPITALISMO
SOCIALISMO
Beneficio próprio
Bem comum
Individualismo
Coletivo
Competição
Cooperação
Desigualdade
Igualdade
Lucro
Satisfazer necessidades
Acumulo de bens
Distribuição
Ter bens
Ser
Hierarquia de funções
Funções não hierarquizadas





Durante uma dúvida que surgiu sobre um trabalho de sociologia, cujo o professor é o Heitor, nós do contraturno nos juntamos para debater sobre a Queimada Sociológica e a relação com o Socialismo. Essa postagem é sobre as ideias discutidas na aula e a esquematização do trabalho. O resultado da discussão do tema foi o seguinte:

Para entender o estado socialista e relacionar com a queimada sociológica, faremos uma comparação entre dois sistemas opostos: capitalista e socialista.
No sistema capitalista o que domina é o egoísmo, onde cada um busca o seu próprio benefício com a finalidade principal sendo o lucro. Para chegar ao topo todos fazem de tudo, a competitividade é extrema e não importa o que se tem que fazer para chegar onde quer.
Esse é o motivo de desigualdade existente, já que uma minoria esta no poder controlando a vida de todas as outras.
Durante muito tempo o capitalismo acumulação de bens, onde o ter é o mais importante e a razão de tudo, sendo o consumismo resultado de tudo isso.
Podemos comprar esse sistema a um jogo de queimada comum. Em um jogo de queimada é cada jogador por si, onde o indivíduo pensa apenas em não ser queimado a vencer o outro time, sendo responsável pela vitória de seu time. Os capitões funcionam como líderes, que devem encaminhar os jogadores de seu time para a vitória. O objetivo de cada jogador é eliminar a concorrência, mesmo que seja de seu próprio time, para ser o último de pé. Podemos ligar esse jogo ao capitalismo pela finalidade de ser a vitória e visar somente o benefício próprio.
O socialismo apareceu no mundo como oposição ao capitalismo. Nesse sistema o bem comum é o mais importante, onde todos devem estar felizes e satisfeitos. Todo trabalho é racionalizado, ninguém é sobrecarregado e não há injustiças. Cada um trabalha pelo outro, sempre se ajudando pela que haja a cooperação e a igualdade. O importante no socialismo é que as necessidades básicas sejam alcançadas. Por isso à distribuição de renda, onde toda a riqueza acumulada pelo estado é redistribuída de forma igual para a população. Não há desigualdade no socialismo, por isso não tem pessoas distribuídas em cargos. O ser é importante mais do que o ter.
Para assimilar o socialismo à queimada sociológica, podemos falar do método do jogo. Nesse jogo, os integrantes de cada time estão de mãos dadas e não podem soltar, caso contrário serão eliminados. Se a bola, queimar alguém a dupla será eliminada. Ainda há capitões, porém eles mantém uma linha de igualdade com as vidas.
A queimada, sociológica tem como princípio o grupo em si e o bem estar coletivo, onde a cooperação é fundamental para atingir o bem estar comum.
Ainda há rivalidade contra o outro time, porém nem tudo é valido para vencer. Este sistema funcionou melhor na teoria do que na prática, mesmo parecendo tentador e próspero.
A baixo encontra-se as regras da queimada sociológica comparadas aos pontos marcantes do capitalismo e do socialismo.

Matheus Bortolloti   2ºA  
Rudi Henrrique  2ºA
Gabriela Almeida   2ºB
Mariana Gonçalves 2°A