segunda-feira, 31 de março de 2014

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL





No inicio do seculo XIII a burguesia ganhou mais espaço na sociedade europeia devido as atividades bancaria, Os banqueiros tinham muitos previlegios perante os reis, aonde eles emprestavam financiamentos para os, Em troca desses financiamentos recebiam monopolio do comercio ,
Com a burguesia mercantil enriquecida começou a intervir na produção de mercadorias Com o passasar do tempo para tornar o trabalho mais lucrativo, passou se a reunir os trabalhadores em um só de trabalho, aonde era fornecida toda a materia primas, para produzir os produtos encomendados, e pagando em dinheiro vivo, com isso eles tinham mais lucro e mais produtividades, Foi dessa forma que surgiu a MANUFATURA que são produções capitalistas,
Cm o passar do tempo o capitalismo se avançou, aonde ouve a divisão do trabalho, que tornou uma produção mais agiu,
No inicio do seculo a Inglaterra era a maior potencia, aonde eles dispunham de muitos recursos minerais que garantiam a supremacia entre os países
Entre os seculos XVI E XVIII, o governo da Inglaterra concedeu aos proprietarios de terra o direito de expulsar os camponeses das terras comunais 

Texto: Rafael
Livro: Gislaine e Reinaldo 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Questão n° 6 da página 42 - Povos da Mesopotâmia


Período Povo Características
8500 a.C. Sumérios Habitavam a região do extremo sul, praticavam a agricultura, tinham vida urbana e atividades administrativas com funcionários públicos. Criaram a escrita cuneiforme. Atribui-se aos sumérios a invenção do calendário formado por meses lunares de 28 dias, o mais antigo sistema numérico da História, o vidro e a roda.
2350 a 2100 a.C. Império Mesopotâmico No III millênio a.C., o rei Sargão unificou diversas cidades do centro e do sul, formando o Primeiro Império Mesopotâmico. Por volta de 2100 a.C., enfraquecido por lutas internas, esse império foi destruído por povos inimigos.
1800 a 1600 a.C. Primeiro Império Babilônico A cidade da Babilônia, habitada pelos amoritas tornou-se o centro do Primeiro Império Babilônico, sob a liderança do rei Hamurabi (1792-1750 a.C.). Hamurabi nomeou governadores, unificou a língua e a religião e elaborou um dos primeiros conjuntos de leis escritas, o Código de Hamurabi
1600 a 1200 a.C. Hititas Domínio territorial e político dos hititas (originadas da Anatólia, atual Turquia). Ele implantou o uso do ferro no fabrico de armas e desenvolveram carros de guerra com rodas de aro.
1200 a 612 a.C. Império Assírio Originários do norte da Mesopotâmia, os assírios dominaram os hititas e constituíram um novo império. Foram o primeiro povo a organizar um exército disciplinado.
612 a 539 a.C. Segundo Império Babilônico Os babilônios destruíram a capital assíria, Nínive, e criaram o Segundo Império Babilônico. O rei Nabucodonosor (602-562 a.C.) expandiu as fronteiras do império e conquistou Jerusalém.
539 a.C. Persas O Segundo Império Babilônico chegou ao fim quando a região foi conquistada pelos persas.



Digitado por: Natalia Sayuri Yara Yamashita
Livro História em Movimento, vol. 1 (Gislaine e Reinaldo)

Questão n° 7 da página 52 - Egito Antigo


 Período
Império
Características
3200 a
2300 a.C.
Antigo
Império
Período de centralização do poder do faraó que passou a controlar o território com a ajuda dos escribas. Houve a criação da escrita hieroglífica, um longo processo de expansão territorial e de prosperidade. As pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos foram construídas nesse período. Conflitos internos provocaram a desintegração do poder do faraó.
2000 a
1580 a.C.
Médio
Império
O poder foi novamente unificado sob liderança do faraó Mentuhotep II. Fase de recuperação da produção agrícola e de conquistas de novas áreas ao Sul. O império foi subjugado pelos hicsos por volta de 1700 a.C.
1580 a
525 a.C.
Novo Império
Nova unificação egípcia. O poder se centraliza. Em torno de 1200 a.C., a região do delta do rio Nilo volta a sofrer invasões. Após um período de disputas internas e invasões, o Egito volta a ser dividido em dois reinos. Em 525 a.C., o império cai sob o domínio dos persas.




Digitado por: Igor de Lucca
Livro História em movimento, vol. 1 (Gislaine e Reinaldo)

EGITO ANTIGO


























QUADRO DEMONSTRATIVO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES


Civilização Onde Quando Organização Política Organização Social Legado Cultural Organização Econômica
Egito Às margens do Nilo Cerca de 8 mil anos Monarquia teocrática *Faraó *Sacerdote/nobreza *Burocratas *Militares *Camponeses/artesãos *Escravos *Papiro *Vidro *Conhecimento em arquitetura, matemática e geometria Agricultura de regadio
Mesopotâmia Entre os rios Tigre e Eufrates Por volta de 4000 a.C. Mesmo com muitos governos, mantinham a figura de um Rei *Família Real *Sacerdote/nobreza *Camponeses/artesãos *Escravos *Escrita cuneiforme (pelos Sumérios) - Calendário lunar Agricultura de regadio
Hebreus Atual Estado de Israel e Líbano Por volta de 2,300 a.C. Patriarca (pai) – Juízes – Reis Família Real – proprietários e sacerdotes – burocratas e comerciantes- camponeses, pastores e escravos *Monoteísmo *Bíblia *Conhecimento em arquitetura (Templo de Salomão) Agricultura, pastoreio,
Fenícios Localizado entre a Síria, Israel e o Mar mediterrâneo, no Oriente Médio Aproximadamente 3000 a.C. Monarquia – Patesi para os Sumérios A classe dominante era composta pelos empresários (comerciantes maritmos, donos das oficinas de artesanato, negociantes de escravos) e pelos funcionàrios e sacerdotes a serviço do poder real. Vinha, a seguir, uma classe composta pelos trabalhadores livres (artesãos, pescadores, camponeses, marinheiros) e pelos pequenos proprietários de comércio. A parcela social mais oprimida era composta pelos escravos domésticos e marinheiros pobres. *Criaram o Alfabeto *Grande conhecimento na construção de embarcação *Grandes comerciantes marítimos *Atividades de pesca, comércio e navegação
Persas Atual Irã (Planalto do Irã) ao Leste da Mesopotâmia Há 2000 a.C. Monarquia – Império a organização social persa obedecia ao padrão clássico da antiguidade: as terras e o comércio estavam concentrados na mão do rei e da família real,dos nobres e dos oficiais do exército.O restante da sociedade vivia na pobreza trabalhando no regime de servidão ou de escravidão, ou alistando-se no exército. Religião dualista a crença no bem e no mal – céu e inferno Agricultura - Comércio

quinta-feira, 20 de março de 2014

Direitos Autorais

O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc. Os direitos autorais são divididos, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais. 
Os direitos morais asseguram a autoria da criação ao autor da obra intelectual, no caso de obras protegidas por direito de autor. Já os direitos patrimoniais são aqueles que se referem principalmente à utilização econômica da obra intelectual. É direito exclusivo do autor utilizar sua obra criativa da maneira que quiser, bem como permitir que terceiros a utilizem, total ou parcialmente. 
Ao contrário dos direitos morais, que são intransferíveis e irrenunciáveis, os direitos patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos a outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações. Caso a obra intelectual seja utilizada sem prévia autorização, o responsável pelo uso desautorizado estará violando normas de direito autoral, e sua conduta poderá gerar um processo judicial.   
A obra intelectual não necessita estar registrada para ter seus direitos protegidos. O registro, no entanto, serve como início de prova da autoria e, em alguns casos, para demonstrar quem a declarou primeiro publicamente.

Texto: Ademir Xavier

TEMA DE ESTUDO E DISCUSSÃO:
 Direitos Autorais  

Direitos Autorais

Com o grande acesso a informação, graças a inovadora Internet, possibilitou-nos a divulgar nossas criações e invenções através de blogs, sites, redes sociais, etc... Postar, “compartilhar” e receber elogios faz parte do nosso lazer. O problema começa quando o que nós produzimos, passa a ter o nome de outra pessoa, que sequer fez parte da sua obra (ou vice-versa). Ambas as situações podem ser resolvidas com um direito que todo autor de obra intelectual, de qualquer natureza, possui. O chamado “Direito Autoral”. Com ele, impede que os famosos “plagiadores” recebam créditos pelo trabalho feito com tanto esmero e criatividade do autor da obra. O cuidado deve ser ainda maior quando pretende-se ganhar benefícios lucrativos! $$ . A ideia deve ser original e patenteada pelo próprio criador, caso contrário, gera processos judiciais e em alguns casos, indenização.
Um caso muito comum de violação dos direitos autorais, é a pirataria, que hoje é responsável por afetar grande parte da economia brasileira. Falsificado, ou consumindo produtos falsificados, você acaba, mesmo que indiretamente, infringindo um direito protegido por lei.

Texto: Natália Sayuri Yamashita



Varias formas de plágio e de violação dos direitos autorais pode ser encontrado nos dias de hoje na música, na literatura, e em obras de arte. Essa pratica vem aumentando ao decorrer dos anos, principalmente na internet.
Segundo o site Dicionário Informal, plágio é o ato de copiar ideias, o mesmo que Direitos autorais, plagiar a ideia do outro, copiar no anonimato ou em público. Aparentemente copiar um texto de um livro, ou uma obra de um artista, pode ser algo comum, mas além de ser uma atitude antiética, é considerado como crime, e pode levar até 4 anos de prisão.
Existe também casos de plágio no mundo acadêmico, onde alunos de faculdade por exemplo, copiam trabalhos e teses de conclusão de outros alunos. A cópia da propriedade intelectual de uma pessoa, prejudica o próprio aluno, pois ele não estará desenvolvendo seu pensamento crítico e isso consequentemente, retarda o seu aprendizado.
É necessário um conhecimento do assunto tanto de quem desenvolve uma ideia quanto de quem copia algo para compartilhar na internet, usar em trabalhos, postagens em sites etc, para o autor, a principal garantia é o registro. E para quem copia, o melhor a fazer é dar os devidos créditos ao autor e as fontes de pesquisa.


fontes de pesquisa: significados.com
Texto: Maria Carolina

Quando falamos de plágio não queremos só dizer com que é a copia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa, seja ela artística, literária ou científica como a natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. Pode se dizer também que , e mais comum dizendo , a cópia da ''essência criadora sob veste ou forma diferente''. Plágio é considerado um crime pelo fato da pessoa estar copiando ou assinando uma obra com partes ou inteiramente reproduzida por outra pessoa , isso ocorre quando alguém copia um trabalho de outro indivíduo como a pirataria e não coloca os créditos para o verdadeiro criador ou autor original.
O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral. Temos três tipos de plágios , as formas são integral que é cópia de um trabalho inteiro sem citar a fonte, parcial a ‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores sem menção às obras e conceitual utiliza-se da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.
De acordo com o Art. 18 da lei 9.610 , de 19 de fevereiro de 1998, a proteção dos direitos autorais não depende do registo da obra para comprovar a autoria dela, embora, no Brasil , ainda existia em determinadas áreas , a cultura de ''quem não registra , não é dono'', porém , isso não ocorre mais pois a legislação dos direitos autorais aboliu essa conduta. E para o verdadeiro autor demonstrar que é o verdadeiro criador da obra , a principal recomendação é que o autor registre seu obra para evitar que outros se apropriem dela mais temos outras formas forma também são
guardar exemplares das publicações de seus artigos, datar e imprimir seus textos, gravar suas musicas em mais de um CD, entre outras medidas de proteção.
Conclui-se que nos temos direito de ter reconhecimento de nossas próprias criações, como um direito moral e vale ressaltar também o direito autoral de poder se sentir gratificada com o seu próprio trabalho.


Texto: Rafaela Gonçalves


Direitos Autorais

Os Direitos Autorais podem ser morais e patrimoniais. No caso dos direitos morais, as obras são totalmente restritas, protegidas pelo autor, irrenunciáveis, ao contrario dos direitos patrimoniais, que as obras podem ser cedidas para outras pessoas. Em geral, os direitos autorais servem para proteger as obras de seus autores, sejam elas literárias, científicas ou artísticas, de eventuais plágios, que seria copiar uma criação pronta de um determinado autor e usar como se fosse de sua própria autoria, se beneficiando da obra que não é sua. Muito mais comum do que se pensa, os plágios vem crescendo cada vez mais, com a utilização da internet tudo se tornou mais fácil, com tudo isso vem a questão da ética, acabamos nos apropriando, pegando pra gente algo que não é nosso.
Um exemplo disso muito comum em nosso meio é a copia de trabalhos, resumos, conclusões da internet, o aluno só copia e cola a eventual obra, assinando com o seu nome e assim se beneficia com isto.

Isadora Irmer


TESTE: Desastre Nuclear


Houve uma catástrofe nuclear, o futuro da Humanidade esta em jogo existe um abrigo subterrâneo que pode abrigar somente seis pessoas faça sua escolha e destaque somente seis:
1.(  _) Jovem aristocrata, homossexual dono de uma escola para moços.
2. (  ) Negro, pastor, teólogo, revolucionário e pacifista condenado por causar desordem publica.
3. (  ) Artesão desempregado, amigo de ladrões, condenado á morte.
4. (  ) Músico filho de uma mulher com sífilis, surdo, temperamental.
5.(  ) Homem, que fora uma criança difícil não falou ate os três anos de idade, disléxico, reprovado na escola fundamental, anarquista perseguido pelo FBI.
6.(  ) "Nerd" tímido, pouco popular na escola, desobedeceu a seu pai e abandonou a faculdade no terceiro período de matemática para estabelecer seu próprio negocio baseado numa invenção revolucionaria.
7. (  ) Estudioso, portador de múltiplas deficiências, causadas por uma doença rara, degenerativa, paralisante e sem cura.
8. (  ) Estudioso, não fuma e nem bebe, solteiro, grande organizador, autor de um famoso livro autobiográfico intitulado "Minha Luta”.
9. (  ) Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro,construiu grandes obras em seu governo sendo também musico e poeta.
10. (  ) Moço tímido na adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas, teve educação esmerada, engenheiro civil, empresário bem-sucedido pai de 12 filhos.
11.(  )  Prostituta perseguida e condenada a morte pela justiça.
12.(  ) Filho de imigrantes, foi coroinha, atleta, graduado em direito, condenado a 15 anos de prisão, tendo sido anistiado.
13.(  ) Órfã de pai, tímida, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos.
14. (  ) Órfã criada em um orfanato, foi adotada varias vezes, até se casar aos 16 anos. Atriz e viciada em drogas.
15.(  ) Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumante de cachimbo inveterado.
16. (  ) O pai recusou-se a reconhecer sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel, inconstante sendo pintor deixou muitas obras inacabadas.

http://coordfernandopedrosa.blogspot.com.br/2012/10/houve-uma-catastrofe-nuclear-o-futuro.html


No dia 13 de março, os alunos do projeto “Contra-turno” receberam um teste com 16 personalidades distintas. Eles deveriam escolher apenas 5 dessas para salvar de um desastre nuclear mundial.
A seguir, a principal escolha de cada um:
Valdemir Gomes: “Órfã de pai, tímida, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos”. Quem?  MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

Ademir Xavier: “Prostituta perseguida e condenada a morte pela justiça”. Quem: MARIA MADALENA

Guilherme Fernando: “Estudioso, não fuma e nem bebe, solteiro, grande organizador, autor de um famoso livro autobiográfico intitulado “Minha Luta”. Quem: ADOLF HITLER


Isabela Zanon: “Negro, pastor, teólogo, revolucionário e pacifista condenado por causar desordem pública.” Quem:  MARTIN LUTHER KING

Daniela Borges: “Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador de música e do teatro, construiu grandes obras em seu governo sendo também músico e poeta". Quem: NERO
Isabela Narezi:"O pai recusou-se a reconhecer sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel, inconstante sendo pintor deixou muitas obras inacabadas". Quem: LEONARDO DA VINCI

Natália Sayuri: "Homem, que fora uma criança difícil não falou até os três anos de idade, disléxico reprovado na escola fundamental, anarquista perseguido pelo FBI".
Quem: ALBERT EINSTEIN

Natália Martins: Moço tímido na adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas, teve educação esmerada, engenheiro civil, empresário bem-sucedido pai de 12 filhos. Quem:  OSAMA BIN LADEN

Autor: Ademir Xavier



Hoje, na aula do contra turno da Prof. Zilda, realizamos uma dinâmica na qual teríamos que salvar apenas cinco pessoas, tendo a descrição da personalidade de cada indivíduo de uma maneira oculta, a qual nos surpreendemos com a descoberta de suas identidades.

Dela, salvamos as seguintes pessoas:

  • Negro, pastor, teólogo, revolucionário e pacifista condenado por causar desordem pública.
  • Homem, que fora uma criança difícil, não falou até os três anos de idade, disléxico, reprovado na escola fundamental, anarquista perseguido pelo FBI.
  • Estudioso, não fuma e em bebe, solteiro, grande organizador, autor de um livro famoso autobiográfico intitulado “Minha Luta”.
  • Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro, construiu grandes obras em seu governo sendo também músico e poeta.
  • Moço tímido na adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas, teve educação esmerada, engenho civil, empresário bem sucedido pai de 12 filhos.
  • Prostituta perseguida e condenada a morte pela justiça.
  • Órfã de pai, tímida, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos.
  • O pai recusou-se a reconhecer sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel, inconstante, sendo pintor, deixou muitas obras inacabadas.

Salvamos boas pessoas? Quem são elas? Fizemos escolhas inteligentes? Se você pudesse salvar apenas uma pessoa, quem você salvaria? Faça o teste e surpreendam-se com os resultados!


QUER SABER QUEM SÃO AS OUTRAS PERSONALIDADES CARACTERIZADAS NO TESTE ACIMA??????  Acesse o site abaixo
 
http://coordfernandopedrosa.blogspot.com.br/2012/10/houve-uma-catastrofe-nuclear-o-futuro.html 

terça-feira, 18 de março de 2014

CRISE DO SISTEMA COLONIAL: GUERRA DOS MASCATES


CONFLITOS NO BRASIL COLÔNIA
Guerra dos Mascates
O conflito iniciou quando a aristocracia rural de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, com o declínio do açúcar Brasileiro na Europa.Os Donos de engenho arruinados com isso, viraram devedores dos ricos comerciantes portugueses, que concentravam suas atividades em Recife. A dependência dos donos do engenho era tanta que os comerciantes os chamavam de Mascates, assim criou uma tensão entre os dois grupos. Os Comerciantes exigiam exercer poder político em Recife, e exigiram também que Recife fosse elevada para a condição de vila e autonomia em relação a Olinda. Como sempre Portugal deu preferência aos que viam de fora ou seja (Os Comerciantes), em 1710 criou-se a Carta Régia que criava a vila de Recife.

Texto: Guilherme Fernando


No seculo XVIII a população baiana insatisfeita com a administração colonial acumulava contada forma em que a população era tratada. Nessa época o pensamento que se manifestava era o iluminismo aonde se manifestava a liberdade, igualdade e fraternidade. Com a mudança da capital do rio de janeiro, os moradores de salvador se revoltaram contra as autoridades locais e em 1797 com a influência Francesa, formou-se uma sociedade secreta em Salvador, que tinha como principío a disseminação do iluminismo aonde só a elite podia participar, A loja maçonica promovia aleitura de textos de Rousseu e Voltaire.

Texto: Rafael Borges

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES


Os Hebreus (Palestina)
  • A história dos hebreus é narrada na bíblia.
  • São os únicos povos monoteísta da história
  • As principais religiões Monoteísta da História são as:
    1° Judaísmo
    2° Cristianismo
3° Islamismo
  • Hebreus: história de migrações, lutas, fugas, cativeiro. O que é mais admirável nos HEBREUS é a preservação insistente da sua cultura. Pois por mais que houveram dificuldades conseguiram preservar e manter a sua cultura no máximo.
  • Viviam em Ur. Conduzidos por Abraão vão a Palestina (Canaã) também conhecida como a Terra Prometida. Chegaram lá por volta de 2000 a.C.
  • Chegando na Palestina dividiram-se em 12 tribos (12 filhos)
    12 Tribos de Israel
  • Manassés
  • Naftali
  • Zebulom
  • Isaacar
  • Efrain
  • Benjamin
  • Simeão
  • Aser
  • Gade
  • Ruben
  • JUDÁ

Tiveram que lutar com os cananeus e filisteus povos que ocupavam a região.
Quase dois séculos de lutas.

JUÍZES: Líderes militares
REIS: 1° Rei – Saul da da tribo de Benjamin. Não teve sucesso contra os inimigos.
2° Rei – Davi XI a.C. Venceu os inimigos, tornou a nação forte. Tinham um exército brilhante. Jerusalém se tornou a capital. Expandiu os domínios territoriais.
3° Rei – Salomão. Conhecido pela sua sabedoria.


Aluna: Nathália Ramos Ramalho


Civilizações Antigas
China Imperial
A civilização chinesa é uma das maiores civilizações antigas que ainda existem na atualidade. Sua história está registrada em documentos que datam do século XVI A.C. Mas a população chinesa já vive naquela área há muito tempo. Estudos apontam que os primeiros hominídeos que habitaram a área da China viveram entre 250 mil a 2,24 milhões de anos atrás. A agricultura foi desenvolvendo-se nos vales próximos ao Rio Amarelo, mas foi somente no ano 221 a.C. que houve uma unificação entre os reinos, o que viria a ser a China que conhecemos atualmente. Após essa unificação, começou-se a surgir às dinastias. A primeira dinastia, Xia, era considerada mítica até que arqueólogos encontraram os primeiros sítios da Cultura Erlitou, da Idade do Bronze, na província de Henan, em 1959.
Após a dinastia Xia, surgiu à dinastia Shang, essa sendo a primeira a ter registros históricos, marcados em inscrições divinatórias em ossos ou carapaças de animais. Sua principal capital era a cidade de Zhengzhou. A dinastia Shang durou do século XVII ao XI a.C, até que foi invadida ao oeste pela dinastia Zhou, que governou pelos séculos XII a V a.c. A dinastia Zhou caiu, devido aos diversos conflitos internos, e no fim a autoridade acabou sendo corroída pelos poderes feudais.Mas foi somente durante a dinastia Qin, que a China foi totalmente unificada, com a seleção de uma língua e de uma moeda nacional forçada por Qin Shi Huang, que se auto intitulava “o Primeiro Imperador”. A dinastia Qin caiu após quinze anos, com a morte do imperador, sendo seguida pela dinastia Han. Essa dinastia criou uma forte identidade cultural para os chineses, coisa que perdura até hoje. Durante a dinastia Han, o império expandiu-se consideravelmente, e também foi durante essa dinastia que foi criada a Rota da Seda, que viria a tornar a China a maior economia do mundo durante aquele tempo. Porém, instabilidades políticas causaram uma rixa entre governantes, gerando o período de separação conhecido como Período dos Três Reinos, que só veio a acabar com a reunificação do país na dinastia Sui. E então vieram as dinastias Tang e Song, que ficaram conhecidas por trazer mais uma época de ouro para os chineses, pois nelas houve um enorme avanço cultural e tecnológico.
Em 1271, o líder mongol Kublai Khan estabeleceu a dinastia Yuan, com uma invasão mongol no império. Em 1368 um camponês derrubou a dinastia Yuan, estabelecendo a dinastia Ming, criando mais uma época de ouro para a China, onde ela se tornou uma das maiores forças marítimas do mundo, e também nessa dinastia Pequim ficou sendo capital da China. Já em 1644, Pequim foi invadida por uma coalisão de forças rebeldes camponesas, e após o suicídio do último imperador Ming, surgiu à dinastia Qing. Durante a dinastia Qing, a China acabou sofrendo muito com o imperialismo ocidental, e também em conflitos com o Japão, na Guerra Sino Japonesa, e após todos esses conflitos, no século XX, uma grande desordem das massas sociais forçaram o último imperador a abdicar de seu trono, finalizando assim dois mil anos de controle imperial e instaurando uma república.

Texto: Igor de Lucca

CONTEÚDOS DO PAS UEM


HISTÓRIA
As questões de História da prova de Conhecimentos Gerais pretendem identificar candidatos com
consciência crítica da realidade na qual se encontram inseridos, com capacidade de reflexão acerca
das sociedades ao longo do tempo, e que sejam capazes de compreender e inter-relacionar fatos
históricos com conhecimentos produzidos em outras áreas. Em consonância com as recomendações
dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de História, os conteúdos selecionados visam
aferir o desenvolvimento, por parte dos candidatos, dos conceitos de História, processo histórico,
tempo, sujeito histórico, trabalho, poder, cultura, memória e cidadania. Na prova de Conhecimentos
Específicos, pretende-se aferir as habilidades cognitivas importantes para a História, tais como a
capacidade de comparar processos históricos distintos no espaço e no tempo, de identificar
transformações e permanências, de estabelecer conexões entre o presente e o passado, de
interpretar as diversas modalidades de fonte histórica e de produzir a análise e a síntese acerca dos
conteúdos apreendidos. Nessa perspectiva, também serão abordados aspectos históricos do Estado
do Paraná.
PRIMEIRA ETAPA
1. Antiguidade Ocidental Greco-Romana
1.1 Democracia, cidadania e escravidão.
1.2 Cultura da pólis.
1.3 A expansão romana e a política imperial. 1.4 A crise do século III d.C.
2. O Ocidente na Idade Média
2.1 A sociedade feudal.
2.2 A economia medieval.
2.3 O Estado e a Igreja.
2.4 Cultura e saber.
3. História Moderna
3.1 A crise da sociedade medieval e o nascimento do mundo moderno.
3.2 As transformações históricas na Europa Ocidental no fim da Idade Média e a formação dos
Estados Nacionais.
3.3 As grandes navegações e a revolução comercial a partir do século XV.
4. História do Brasil
4.1 O período colonial: economia, política, sociedade e cultura.
5. História do Paraná
5.1 O processo de colonização do Paraná: questões indígenas, cultura, relações de trabalho,
movimentos populacionais, conflitos sociais e relações econômicas.
SEGUNDA ETAPA
1. História Moderna e Contemporânea
1.1 O Renascimento, a reforma religiosa e a revolução científica.
1.2 A colonização nas Américas e o Mercantilismo.
1.3 As sociedades indígenas e o impacto das invasões conquistadoras.
1.4 As revoluções burguesas na Inglaterra e na França.
1.5 A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo.
1.6 O liberalismo e o pensamento protecionista nos séculos XVIII e XIX.
1.7 A crise dos impérios coloniais e o processo de independência nas Américas.
18
1.8 Conservadorismo, nacionalismo e socialismo no século XIX.
1.9 Os Estados Unidos: formação socioeconômica, expansão territorial, guerra civil e
industrialização.
2. História do Brasil
2.1 O período imperial (1822-1889): economia, política, sociedade e cultura.
2.2 A instalação da ordem republicana: economia, política, sociedade e cultura.
3. História do Paraná
3.1 O Paraná no século XIX: questões indígenas, cultura, relações de trabalho, movimentos
populacionais, conflitos sociais e relações econômicas.
ÚLTIMA ETAPA
1. História Contemporânea
1.1 A América Latina no século XX.
1.2 As grandes guerras e as revoluções no século XX.
1.3 A ordem burguesa, a democracia liberal e o totalitarismo no século XX.
1.4 A nova ordem internacional: guerra fria, crise do socialismo e do Estado do Bem-Estar
Social nos séculos XX e XXI.
1.5 Os movimentos sociais nos séculos XX e XXI.
1.6 Globalização, blocos econômicos, neoliberalismo, meio ambiente e desenvolvimento
tecnológico.
1.7 África e Ásia: escravidão, colonização, descolonização e conflitos regionais.
1.8 O terrorismo no século XXI e os conflitos internacionais.
2. História do Brasil
2.1 A consolidação da república oligárquica.
2.2 A crise dos anos 1920 e o governo Vargas: economia, política, sociedade e cultura.
2.3 Estado e sociedade no período populista.
2.4 O golpe de 1964 e a militarização da sociedade.
2.5 A redemocratização da sociedade e os novos movimentos sociais.
2.6 Economia, política, sociedade e cultura no Brasil do século XXI.
3. História do Paraná
3.1 Do século XX aos dias atuais: questões indígenas, cultura, relações de trabalho,
movimentos populacionais, conflitos sociais e relações econômicas. 

                                           
LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
A prova de Literaturas em Língua Portuguesa objetiva avaliar os conhecimentos que o candidato
detém sobre os conteúdos solicitados e a sua capacidade de identificar, analisar e interpretar textos
literários, relacionando-os ao contexto histórico-social em que se inserem. Nessa perspectiva,
deverá revelar conhecimentos fundamentais no que concerne: aos gêneros literários, às figuras de
linguagem, à periodização literária (escolas literárias, características) e seus autores mais relevantes,
destacados na relação constante deste programa. Ressalta-se a importância também de conhecer e
de reconhecer elementos da narrativa (tempo, espaço, narrador, foco narrativo, intriga, clímax,
desfecho, caracterização) e da poesia (versificação, metrificação, rima, ritmo, sonoridade) e demais
características literárias constantes nas obras relacionadas.
Observação: muitos livros e alguns da relação já são de domínio público e podem ser obtidos em
formato digital, desde que correspondam ao texto integral das edições aqui utilizadas.
PRIMEIRA ETAPA
1. Gregório de Matos: Antologia. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2002.
2. Padre Antônio Vieira: Sermões do Padre Vieira. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006.
3. Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
SEGUNDA ETAPA
1. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
2. Gonçalves Dias: Melhores poemas. São Paulo: Ediouro, 1997.
3. José de Alencar: Iracema. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Machado de Assis: Dom Casmurro. São Paulo: Ediouro, 1997.
5. Cruz e Souza: Poesias completas. São Paulo: Ediouro, 1997.
6. Lima Barreto: Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Klick, 1999.
7. Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002.
ÚLTIMA ETAPA
1. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
2. Gonçalves Dias: Melhores poemas. São Paulo: Ediouro, 1997.
3. Machado de Assis: Dom Casmurro. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Lima Barreto: Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Klick, 1999.
5. Mário de Andrade: Contos novos. Belo Horizonte: Villa Rica, 1996.
6. Manuel Bandeira: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2008.
7. João Cabral de Melo Neto: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006.
8. Nelson Rodrigues: A falecida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
9. Clarice Lispector: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
10. Milton Hatoum: Dois irmãos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.

                                                                                     AUTOR:Valdemir Matheus
                                                                                     Fontes de Pesqusa: www.pas.uem.br/