quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Gabarito Cápitulo 7 - 3º Ano

  1. Na segunda metade do século XIX, ocorreu uma série de fatos que contribuíram par ao fim da Monarquia. A origem social desse processo encontra-se nas transformações socioeconômicas do período, com a aceleração da urbanização especialmente no Sudeste e Sul. O trabalho escavo foi progressivamente substituído pelo trabalho assalariado, com a vinda de imigrantes europeus . O crescimento industrial também atraiu mão de obra europeia para as cidades brasileiras. Houve ainda a expansão do setor de serviços, promovida pela entrada do capital inglês, predominante na construção das ferrovias. Essas transformações conduziram a ampliação das camadas médias urbanas e à intensificação da vida cultural, fenômenos que contribuíram para a formação de uma opinião pública capaz de se mobilizar pela cidadania republicana, contra a Monarquia aristocrática e o trabalho escravo. Por outro lado , os fazendeiros de São Paulo se viam excluídos do poder, visto que a composição política do império não refletia a importância econômica da região. Privilegiando o Nordeste com um grande número de representantes no Senado. A queda da Monarquiam porém, estaria ainda assocada também ao fortalecimento das correntes republicanas no Exército e ao surgimento de republicanos de última horam os cafeicultores do Vale do Paraíba que consideravam o fim da escravidão um risco para suas lavouras e a Monarquia como responsável pela Abolição.
  2. A Questão Religiosa surgiu em 1871, quando o imperador ordenou que os bispos de Olinda e Recife reabrissem as irmandades religiosas fechadas pelos prelados porque tinham relações com a Maçonaria. Os bispos não acataram a ordem imperial, foram presos e condenados a trabalhos forçados (só foram anistiados em 1875). A Questão Militar referia-se aos confrontos e atritos entre o governo de dom Pedro II e os oficiais do Exército provocados pelo descontentamento dos militares por não terem direito a se manifestar politicamente.
  3. A insatisfação de políticos liberais radicais, cafeicultores e representantes das camadas médias do Rio de Janeiro e de São Paulo
    levou, em 1870, à criação do Clube Republicano. O porta-voz da nova organização era o jornal carioca A república, dirigido por Quintino Bocaiuva. A chamada Campanha Republicana ganhou mas impulso em 1873, quando político ligados aos cafeicultores paulistas fundaram, ba cidade de Itu, em São Paulo, o Partido Republicano Paulista – PRP. O movimento não assumiu uma forma revolucionária, sobretudo porque, em seu interior, havia grupos com interesse na manutenção da escravidão, tema que não foi tratado, por exemplo, no Manifesto Republicano. Esse grupo defendia uma transição sem o rompimento integral da ordem vigente.
  4. O Manifesto defende que o regime de federação seria o único capaz de garantir a comunhão da família brasileira, isto é, a unidade do território e da nação. Em contrapartida, a Monarquia representaria um regime contrário à democracia e, por seu “caráter permanente e hereditário”, estaria eivada do “vício da caducidade”.
  5. Os moderados eram apoiados pelos grandes proprietários rurais e propunham uma transição pacífica para o regime republicano, portanto, sem o rompimento completo com a ordem vigente. Muitos, por exemplo, eram contrários ao fim da escravidão. O grupo radical ou revolucionário era composto de representantes das camadas médias urbanas e acreditava que o Brasil deveria passar por uma revolução semelhante à Revolução Francesa, com forte participação popular. Alguns de seus líderes defendiam a morte da herdeira do trono, a princesa Isabel e de seu marido, o conde D'Eu. Finalmente, os militares adeptos ao positivismo defendiam a instalação de uma ditadura republicana, inspirados pela filosofia do pensador francês Auguste Comte.
  6. Durante o ano de 1889, Quintino Bocaiuva, líder nacional do movimento republicano, procurou aproximar-se dos militares em busca de apoio para a luta contra a Monarquia. Em 11 de novembro daquele ano o marechal Deodoro da Fonseca foi convencido por um grupo de políticos a apoiar a causa republicana. O marechal relutou porque era amigo do imperador. Ao mesmo tempo, militares do Rio de Janeiro fizeram contato com políticos paulistas, como Campos Sales e Prudente de Morais, que apoiaram a ideia de um golpe para derrubar a Monarquia. O ato foi marcado para o dia 20 de novembro. Entretanto, no dia 14 espalhou-se um boato de que o marechal Deodoro seria preso como líder do levante. Na manhã do dia 15, Deodoro conduziu um batalhão à frente do prédio do Ministério da Guerra e depôs todo o ministério ali reunido. No mesmo dia, José do Patrocínio e outros líderes foram à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e anunciaram o fim da Monarquia, embora tivessem dúvidas se o marechal havia derrubado a Monarquia ou apenas o ministério. Ao ser informado sobre os acontecimentos, dom Pedro II ainda tentou reorganizar seu ministério, mas desistiu. Em 17 de novembro embarcou com a família para Portugal.
  7. A frase de Aristides Lobo refere-se à ausência de participação popular nos acontecimentos que conduziram à queda da Monarquia. Destes acontecimentos participaram apenas políticos, intelectuais e militares. Mesmo a movimentação das tropas do marechal Deodoro, em 15 de novembro, não parecia início de um golpe de Estado, mas uma parada militar.
    Aluno: João Vitor Alarcon

Povos Pré-Colombianos


Maias
A sociedade maia vivia na região que hoje compreende a península mexicana deYucatán e em áreas onde atualmente se localizam Guatemala , Honduras , El Salvador e Belize.
Os maias se organizavam em cidades-estado que se caracterizam como centros religiosos. A base da economia era a agricultura.
Incas
Os incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia ao Peru, ao Equador, a parte do Chile chegando até a Argentina.
O império inca era formado por numerosas comunidades agrícolas os chamados Ayllus e seu líder máximo era o inca considerado filho do sol e que na sua tarefa de governar era auxiliado pelos kurakas .
Astecas
Os astecas criaram uma civilização com fortes traços urbanos. Os astecas migraram para o vale do méxico no início do século XIV e fundaram a cidade de Tenochitlán em 1345.
O governo era exercido por um monarca denominado de Tlatoani .
A população pobre era formada principalmente por trabalhadores agrícolas que tinha o direito de explorar um lote de terra com o compromisso de pagar tributos ao estado.
Aluno: Silvio B. Neto

Física: Método das misturas, Deslocamento paralelo e não paralelo ao deslocamento


Calor sensível: Não muda o estado físico, mudando a temperatura.
Calor latente: Muda o estado físico, conservando a temperatura.
Força paralela ao deslocamento: Quando a força é paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a força não formam ângulo entre si, calculamos o trabalho.
Fórmula:

Força não paralela ao deslocamento: Sempre que a força não é paralela ao deslocamento, devemos decompor o vetor em suas componentes paralelas e perpendiculares.
Fórmula:




Alunos: Kelvin Gonçalves Rocha
Ana Caroline Freitas


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Sistema Capitalista

Existem dois sistemas político-econômicos praticados no mundo, denominados capitalismo e socialismo. Esses se diferem pelas ideias e características totalmente distintas.
Atualmente, há uma predominância significativa do capitalismo - esse possui uma série de aspectos essencialmente ligados ao capital produtivo e sua acumulação.

Características clássicas do Capitalismo:
Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do Estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica.
Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc. No entanto, é nesse ponto que constitui a divisão das classes, uma vez que nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para sanar todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletário.

Aluna: Larissa Cristina Guslen Rufino dos Santos

CURIOSIDADES

1.      1. 
 1.                 226 soldados morreram em 1850 quando atravessavam uma ponte na França. Enquanto eles marchavam, causaram uma ressonância (vibração) muito grande na ponte, levando esta se partir. Desde então, as tropas são proibidas de marchar nas pontes
2.               4% da riqueza mundial é o suficiente para amenizar as necessidades básicas do mundo.
3.               45% dos Americanos não sabem que o Sol é uma estrela.
4.               A primeira bomba derrubada pelos aliados em Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial, matou o único elefante do Jardim Zoológico que existia na cidade.
5.                A Antártida é o único continente que não tem nenhuma zona terrestre abaixo do nível do mar e é também o único continente sem répteis.
6.               A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.
7.               A população mundial deve dobrar em 2050.
8.               A água quente é mais pesada do que a água fria.
9.                Apenas nevou uma vez no deserto do Saara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.
10.            As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora “a seco”. Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.
11.           Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é um fruto.
12.            Calcula-se que estejam em suspensão, nos mares da Terra, cerca de 9 mil milhões de toneladas de ouro.
13.            Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.
14.             Em 1997 o governo de Hong Kong matou e incinerou 1,3 milhões de galinhas na tentativa de eliminar o vírus da gripe, que tinha matado quatro pessoas e causado o terror de uma epidemia.
15.            Está provado que o cigarro é a maior fonte de pesquisas e estatísticas.
16.            Na corte de Luís XI (1423-1483) da França, as finas damas alimentavam-se essencialmente com sopas porque acreditavam que a mastigação excessiva provocava o surgimento precoce de rugas.
17.            Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
18.            Todos os anos, 9 milhões de toneladas de sal (mais de 10% da produção mundial), são gastos nas auto-estradas dos EUA para derreter o gelo. O custo de comprar e aplicar o sal nas estradas ascende aos 200 milhões de Euros.
19.           Uma girafa pode matar um leão com apenas um pontapé (coice).
20.            Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.

Terceiros e Segundos FD - Imperialismo

Imperialismo Século XIX
Domínio e divisão do mundo em áreas de influência controladas pelas potências industriais com o objetivo de garantir mercados consumidores, mão de obra barata e matéria-prima para suas indústrias.
Fatores econômicos
- Aço, petróleo, energia, elétrica, motor à combustão interna, automóvel, avião, cinema.
- Busca por novas fontes de matéria-prima e aumento espetacular da produção.
- Surgimento do engenheiro
- Profissionalização da administração
- Expansão da industrialização para a Europa, EUA e Japão.
- Crises cíclicas de superprodução e queda dos preços.
Capitalismo Financeiro (monopolista)
- Fim da livre concorrência – grandes conglomerados industriais
- Trustes: empresas que absorvem as menores e monopolizam o mercado de determinado produto
- Cartéis: acordo entre grandes empresas para controlar os preços do mercado (oligopólio)
- Holdings: empresas (geralmente bancos) que tomam o controle acionário de várias indústrias e empresas, controlando o mercado.
Fatores políticos e sociais
- Concorrência comercial entre os países
- Protecionismo barreiras tarifárias
- Controle de áreas coloniais – escolar a produção excedente
- Sentimento nacionalista: população apoia governos – Evita guerra civil e a revolução
Características:
Séculos XV e XVI
- Benefícios do Estado
- Busca por metais preciosos
- Pequena Imigração
- Difusão do Cristianismo como justificativa
Século XIX
- Benefício da alta burguesia
- Busca de matérias-primas
- Incentivo à imigração
- Difusão da “Civilização” como justificativa
Partilha da África
Conferência de Berlim (1885-1887)
- Não levou os interesses africanos em conta
- Fronteiras artificiais
- 90% do território ocupado
- Introdução do capitalismo e do cristianismo
- Fim do modo de vida tradicional das populações africanos
Ásia
Oriente Médio (Disputado pela Inglaterra, França e Rússia)
- Enfraquecimento do Império Otomano
- Petróleo e passagem para o estremo Oriente
- Índia (controlada pela Inglaterra)
- Apoio das elites locais
- Guerra de Ópio (na China)
- Tratado de Nanquim (1842) – Hong Kong
- Divisão da China em esferas de influência
- Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão
EUA e Japão
- EUA – Doutrina Monroe (1823) – Américas para os EUA – controle dos mercados latino – americanos
- Intervenções no Caribe e América Central
- Intervenções no Pacífico – Filipinas e Japão
Japão – Era Meiji
- Abertura dos portos a partir de 1853
- Imperialismo secundário na China, Coréia e Formosa

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SLIDES ESTADOS UNIDOS - CAPÍTULO 2











































Revolução Comercial

Em 1492 os espanhóis chegaram a América, e em 1498, Portugal chegou as Índias, Foram o marco inicial da expansão marítima.
Assim a sociedade europeia, ampliaram seus horizontes além do mar. O comércio deslocou-se dos mares Mediterrâneo, Báltico e Negro para os oceanos, Atlântico, Índico e Pacífico.
A troca de comércio gerou o intercâmbio entre povos e culturas, isso contribuiu para o avanço tecnológico mais intenso. Isso permitiu grandes avanços nas áreas da Navegação, Cartografia, Medicina e Construção Naval. Expandiu-se também o saber científico, principalmente em áreas como Astronomia, Geografia, Zoologia e Mineralogia.
Aumentando o comércio significativamente. As especiarias, que estimularam a procura do caminho para as Índias, se tornando artigos cobiçados, ajudava a conservar alimentos, e também diversos alimentos passaram a circular pelo mundo, como o, Tomate, a Batata, o Fumo, o Mamão e o Abacaxi, originários da América, foram introduzidos na Europa.

Aluno:Guilherme Fernando Dos Reis 2°A
Fonte: Livro de História em movimento.

Reforma Religiosa

Com o fim do Império Romano, a Igreja Católica assumia as instituições como na educação e orientava a economia, também era presente na vida das pessoas e responsável por uma visão de mundo quase mágico.A hierarquia católica abusava de seus privilégios, tanto que foram questionados como diz o escrito Victor Hugo em sua obra: ''Gargântua''.
A Igreja Católica se enriquecia por conta de doações dos fiéis, o clero se aproveitava da fé deles para usufruir de seus privilégios, e após a não aceitação dos católicos, houve uma divisão que resultou entre católicos e protestantes.O pensamento renascentista teve grande influencia na reforma religiosa. Valorizavam o homem e suas realizações, houve confrontos com os dogmas, defendidos pelos clérigos mas não usados em suas vidas.Apesar de não querer romper com a religiosidade, o renascentismo fez as pessoas se distanciarem dos dogmas -Dogmas: são verdades irrefutáveis-.
Com esses conflitos foram criadas doutrinas denominadas heresias.Heresia: eram pensamentos contrários aos dogmas da igreja. Essas confusões causaram a cisma do oriente, que foi a ruptura entre o cristianismo (1054) que resultou na formação da igreja cristã ortodoxa grega.


Reforma Luterana
Matinho Lutero, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em uma família da burguesia.
Martinho possuía uma tese em que dizia: ''O justo viverá pela fé'', e as doações feitas para Igreja não salvavam as almas, o caminho da salvação era o arrependimento.
Ao apoiar esse pensamento contrariava o pensamento da parcela do clero. E o monge Agostiniano foi severo crítico dos padres que não respeitavam a castidade.
Em 1530, Lutero e Felipe escreveram a confissão de Augsburg, cujos pontos principais são: salvação pela fé, interpretação livre da Bíblia, necessidade de Batismo e Eucaristia, único dogma são as escrituras sagradas, supressão do celibato clerical e do culto às imagens ( ícones ) e submissão da Igreja ao Estado.
No sacro Império Romano Germânico, diante da recusa de Carlos V em oficializar o luteranismo, alguns príncipes germânicos se mobilizaram para protestar contra a atitude do imperador dando origem ao nome protestante.

Reforma na Inglaterra
A burguesia e a nobreza classificavam os padres como vadios, que desejavam o fim do pagamento de tributos à Igreja. Se aproveitaram do conflito entre Henrique VIII e o papa Clemente VII, para apoiar o monarca a romper com Roma. Em 1529, o Parlamento formalizou o apoio. Em 1532, os bispos de manifestavam contra as ações do rei na luta contra Roma. Em 1534, o Parlamento votou o estatuto da Supremacia que transformou Henrique VIII em chefe supremo da Igreja Anglicana.

Fonte: Livro de História Uma Abordagem Integrada
Alunos : Kelvin Gonçalves Rocha e Ana Caroline 2 A

REFORMA RELIGIOSA


Com o fim do Império Romano, a Igreja Católica assumia as instituições como na educação e orientava a economia, também era presente na vida das pessoas e responsável por uma visão de mundo quase mágico.
A hierarquia católica abusava de seus privilégios, tanto que foram questionados como diz o escrito Victor Hugo em sua obra: ''Gargântua''.
A Igreja Católica se enriquecia por conta de doações dos fiéis, o clero se aproveitava da fé deles para usufruir de seus privilégios, e após a não aceitação dos católicos, houve uma divisão que resultou entre católicos e protestantes.
O pensamento renascentista teve grande influencia na reforma religiosa. Valorizavam o homem e suas realizações, houve confrontos com os dogmas, defendidos pelos clérigos mas não usados em suas vidas.
Apesar de não querer romper com a religiosidade, o renascentismo fez as pessoas se distanciarem dos dogmas.
Dogmas: são verdades irrefutáveis.
Com esses conflitos foram criadas doutrinas denominadas heresias.
Heresia: eram pensamentos contrários aos dogmas da igreja.
Essas confusões causaram a cisma do oriente, que foi a ruptura entre o cristianismo (1054)
que resultou na formação da igreja cristã ortodoxa grega.
Reforma Luterana

Matinho Lutero, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em uma família da burguesia.
Martinho possuía uma tese em que dizia: ''O justo viverá pela fé'', e as doações feitas para Igreja não salvavam as almas, o caminho da salvação era o arrependimento.
Ao apoiar esse pensamento contrariava o pensamento da parcela do clero. E o monge Agostiniano foi severo crítico dos padres que não respeitavam a castidade.
Em 1530, Lutero e Felipe escreveram a confissão de Augsburg, cujos pontos principais são: salvação pela fé, interpretação livre da Bíblia, necessidade de Batismo e Eucaristia, único dogma são as escrituras sagradas, supressão do celibato clerical e do culto às imagens ( ícones ) e submissão da Igreja ao Estado.
Reforma Calvinista
No sacro Império Romano Germânico, diante da recusa de Carlos V em oficializar o luteranismo, alguns príncipes germânicos se mobilizaram para protestar contra a atitude do imperador dando origem ao nome protestante.
Calvino introduziu novas ideias e acreditava na submissão da vontade de Deus.
Reforma na Inglaterra

A burguesia e a nobreza classificavam os padres como vadios, que desejavam o fim do pagamento de tributos à Igreja. Se aproveitaram do conflito entre Henrique VIII e o papa Clemente VII, para apoiar o monarca a romper com Roma. Em 1529, o Parlamento formalizou o apoio. Em 1532, os bispos de manifestavam contra as ações do rei na luta contra Roma. Em 1534, o Parlamento votou o estatuto da Supremacia que transformou Henrique VIII em chefe supremo da Igreja Anglicana.
Fonte: Livro de História Uma Abordagem Integrada
Alunos : Kelvin Gonçalves Rocha
Ana Caroline 2 A






































PROCLAMAÇAO DA REPUBLICA



  O Brasil foi o único país da América a optar pela monarquia.A situação no Brasil começou a mudar em 1870, com a política, econômia e com a sociedade no qual o governo de Dom Pedro II apoiava.Na segunda metade do século XIX econômicas ocorreram  mudanças na sociedade brasileira.No ano de 1880 existiu um crescimento industrial e se desenvolveu  com a mão de obra assalariada , então isso chamou atenção dos trabalhadores europeus.
As razões da proclamação da República  foi o isolamento da monarquia, abolição da escravidão, questão religiosa, questão militar. A proclamção teve o golpe do Marechal Deodoro da Fonseca que não encontrou resistência. A participação popular foi nula, e foi resultado da Aliança do exército e os cafeicultores paulistas.
  O Partido Republicano era liderado pela elite econômica de São Paulo, os profissionais liberais que exerciam grande poder ao rumo da política nacional.

Laísa Loss
Taísa Loss
Fonte: História em movimento 3
memorex do positivo

TRATADO DE TORDESILHAS

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanholas resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.


O tratado definia as linhas de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango" e Antília . Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à 5 de Setembro Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a de 1494.


Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de Abril de 1529.





ALUNO: KELVIN L. N.

Descobrimento do Brasil Intencional ou Por acaso ?


Quando se fala que Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal com 13 navios e mais de 1000 homens em direção a rota para as Índias, contornando a costa Africana, se diz que por ventura do acaso, uma tormenta fizera a frota de Cabral se desviar do curso e acabar cruzando o Atlântico, chegando por acaso as praias do que viria ser o Brasil. Sendo então proclamado em 22 de Abril de 1500 O Descobrimento do Brasil! Mas será que fora por mera coencidência que ele teria chegado aqui? Acredtita-se que não. Antes de avaliar a questão se Cabral sabia realmente o que estava fazendo quando partira de Portugal, vamos relembrar alguns fatos:
12 de Outubro de 1492, Cristován Colombo "descobre a América"; 4 de Maio de 1493, o Papa Adriano IV assina a Bula inter coetera, na qual as terras descobertas por Colombo seriam divididas entre Portugal (porção leste) e Espanha (porção oeste), contudo os portugueses acharam que estavam sendo injustiçados então lançaram o Tratado de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, no qual o meridiano que delimitava a marcação dos territórios no "Novo Mundo" fora reformulado, sendo assim, (Portugal naquela época já tinha a suposição de que haveria terras entre esta parte que fora redividida. Afinal ninguém iria quebrar um tratado deste se não houvesse terras por ali). 8 de Julho de 1497, Vasco da Gama inicia sua jornada em direção as Índias, contornando o continente africano; 1 de Agosto de 1498, Colombo avista as terras do que viria ser a Venezuela; 5 de Agosto de 1498, Colombo pisa em solo continental, sendo este lugar no que equivale a atual América do Sul.


ALUNO : Gabriel F. Fantin Nº 12
Fonte: http://prof-ferdinando.blogspot.com.br/2012/06/grandes-navegacoes-mapas-e-rotas.html



OCEANO ATLÂNTICO - MAR TENEBROSO


O mar tenebroso que se tornou maravilhoso
A maior rota de comércio a partir do século XV

 
Para o europeu do século XV o mar era assim - cheio de monstros, dragões e serpentes famintas de carne humana.


A falta de conhecimentos teóricos sobre a forma da terra levou o europeu do século XV a pensar que a terra poderia ser quadrada e o mar acabaria num grande abismo

Alunas: Thainara e Poliana - 2º C
Fonte:http://passadosetempos.blogspot.com.br/2012/05/as-grandes-navegacoes.html

OCEANO ATLÂNTICO:


O mar tenebroso que se tornou maravilhoso
A maior rota de comércio a partir do século XV






Ilustração 1: Para o europeu do século XV o mar era assim - cheio de monstros, dragões e serpentes famintas de carne humana




Ilustração 2: A falta de conhecimentos teóricos sobre a forma da terra levou o europeu do século XV a pensar que a terra poderia ser quadrada e o mar acabaria num grande abismo


















Aluna: Thainara Souza e Poliana Benevides

Absolutismo Monárquico



Características do Absolutismo

No século XI, conhecido como Baixa idade Média, o poder politico passa de decentralizado a ser centralizado nas mãos dos reis, ou seja, o rei tinha poder absoluto. Um dos motivos dessa transição foi as crises econômicas e algumas revoltas camponesas, consequentemente as pessoas procuravam proteção de um senhor, geralmente os senhores que tinha um exercito permanente e remunerado.
Como poder estava nas mãos dos reis o estado absolutista contava com o apoio da burguesia porque o rei tinha terras mais não tinha dinheiro então houve um acordo entre o rei e a burguesia que beneficiou os dois lados. Com os impostos do rei cobrado da burguesia , o rei sustentava os armamentos e o seu exercito.
A doutrina econômica desse período era o mercantilismo, cujas características principais eram: o metalismo, a balança comercial favorável, a política protecionista e o Pacto Colonial.

Absolutismo na França

No século XVI,sob a dinastia Valois, a França firmou o governo absolutista. Com os conflitos internos ocorreu a centralização do poder. Uma parte da burguesia cultivava a religião calvinista, já o estado era fortemente influenciado pelo catolicismo. A inciativa tomada pelo rei Henrique III, que era católico, para solucionar os problemas, aliou-se a Henrique de Bourbon, líder dos protestantes de orientação calvinista que mais tarde se tornou seu herdeiro politico. Com o falecimento do rei no ano de 1589, Henrique de Bourbon converteu-se ao catolicismo que mais tarde assumiu o trono com o nome de Henrique IV e fortaleceu o poder real na França. O novo rei acabou com as guerras religiosas assinando o Edito de Nantes, que era a liberdade dos cultos religiosos aos protestantes. Mais tarde o rei aliou-se a burguesia facilitando o desenvolvimento para o mercantilismo.
Luis XIII, sucessor de Henrique IV, nomeou como seu primeiro-ministro o cardeal Richelieu, que ampliou o poder absoluto dos reis na França na disputa comercial internacional. O fim do absolutismo francês aconteceu no reinado de Luis XIV, conhecido como O Rei Sol devido suas conquistas grandiosas.

Aluno: Valdemir Gomes
Fonte: História, uma abordagem integrada.