quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O TRAPEZISTA


Um velho trapezista de circo dedicava-se a formar jovens acrobatas. Um grupo de alunos, após vários meses de treinamento intenso , tinha agora que enfrentar o teste principal: seu primeiro salto no trapézio a 15 metros de altura. Um a um , os jovens foram superando aquela prova, até que o último aluno se posicionou na plataforma , aguardando o momento certo para o salto, em busca do trapézio que balançava suavemente na sua frente. E o tempo ia passando e o jovem continuava lá , olhando para um ponto qualquer à sua frente , imóvel como que congelado . O velho professor observando a hesitação do aluno, procurou ajudá-lo :
-Vamos lá rapaz.... Pule!
Sem qualquer reação o jovem gaguejou:
    • Eu não posso.. Não posso pular... Eu me vejo morto morto lá embaixo estendido no chão.
Naquele instante o silêncio se fez sentir no picadeiro. Todos os presentes acompanhavam tensos aqueles momentos. O velho trapezista subiu até então onde estava o jovem e calmamente disse-lhe: - Se não tivesse certeza que você seria capaz de pular não pediria para fazê-lo. Você tem conhecimentos técnicos e competência para executar este movimento. Vou lhe dar um conselho …
Preste atenção: primeiro atire seu coração e a mente naquela barra... o corpo irá atrás....Acredite!
Passados alguns segundos o jovem aluno se lançou no espaço resoluto e agarrou o trapézio , ouvindo então as palmas do que os observavam naquele instante. Foi indescritível a alegria que ele sentiu...
Assim como o aluno< quantas vezes nos sentimos “congelados” de medo, quando pensamos na pior. Quanta insegurança, quanta incerteza!
O velho professor quando pedia ao jovem para jogar o coração e a mente, estava na realidade dizendo: -Atire na mente sua confiança , sua fé, sua determinação que o resto virá na sequencia . Criar uma imagem mental positiva ajuda a “descongelar” o raciocínio.
ALUNA: BEATRIZ ALVES 1ºFD

Revolução Russa



*Antecedentes.
·        Autocracia czarista
·        grupos políticos (oposição)
P. social Revolucionário
P. constitucional Democrata
P. social Democrata (marxistas)
mencheviques x bolcheviques (liberal socialismo)
·        Guerra russo- japonesa : derrota russa
*greves e protestos
·        Revolução de 1905( “ensaio geral”) domingo sangrento

*Duma Legislativa e “soviets”
·        participação na 1° guerra : desastre
* Revoluções de 1917
·        Revolução Menchevique
deposito do czar
governo liberal- burguês (kerensky)
anistia politica/permanência na guerra
atuação dos bolcheviques
( Paz, terra e pão)
·        Revolução Bolchevique (novembro)
deposição dos mencheviques > governo socialista – proletário
*Lênin (1917-1924)
·        Concelho de comissários do povo (soviets) – chefe Lenin
·        Medidas imediatas
nacionalização de bancos e fabricas
distribuição de terras
saída da guerra (Brest – Litovisky)
·        Guerra civil: Brancos x Vermelhos
“comunismo de guerra” (confisco)
·        NEP (1921-1928): pequenos negócios privados e investimentos estrangeiros
 Um passo atrás para dar dois a frente “
·        Formação da URSS
·        Morte de Lenin: disputa pelo poder
Trotsky (expansao) x Stalin (consolidação interna)
*Stalin (1927-1953)
·        Planos Quinquenais:
coletivização da guerra agricultura
industrialização da base
·        Melhoria das condições econômicas e sociais
·         Expurgos “ e repressão
·        Culto personalista
Aluna:Ingrid Regina Cavalcante 3°C

Pacto Colonial



Nas ultimas décadas do século XV, territórios da Africa, Ásia e América foram transformados em colônias e exploradas no termo chamado de pacto colonial. Era por meio deste pacto- não assinado- que a metrópole enriquecia às custas das colônias, que eram limitadas a extração de metais preciosos e ao cultivo de cana-de-açúcar, tabaco e algodão, interesse no mercado comercial.
Algumas metrópoles pagavam com escravos africanos os produtos manufaturados, e sem valor- conhecido como escambo. Umas das principais bases do desenvolvimento das nações europeias foi as relações mercantis do comércio triangular- entre África, Europa e América.



Pacto colonial foi um acordo feito entre as metrópoles europeias em que o comércio da colônia era monopólio, ou seja, exclusividade da metrópole. Exemplo: o Brasil só poderia comercializar com Portugal, em outras palavras nenhuma embarcação de outro país, que não fosse Portugal poderia vir aos portos brasileiros vender seus produtos. 


Aluno: Isabela Bandini 










 

Revolução Comercial

A Revolução Comercial foi um período de grande expansão econômica da Europa, movido pelo colonialismo e mercantilismo que durou aproximadamente do século XVI ao século XVIII. Este desenvolvimento comercial, com raízes no século XV, resultou em transformações profundas na economia européia. A moeda tornou-se fator primordial da riqueza e as transações comerciais foram monetarizadas. A produção e a troca deixaram de ter caráter de subsistência, visando atender aos mercados das cidades. As companhias mercantis aplicam técnicas contábeis e adotam novas formas de comercializar, como as cartas de crédito e de pagamento. As minerações de ouro e prata conhecem o auge. Intensificou-se a busca frenética por novas minas em África e nas Índias. A navegação e o comércio de alto-mar ganharam impulso com a construção de novos tipos de embarcação e o aperfeiçoamento da cartografia e de instrumentos como a bússola. Com a Revolução Comercial o eixo comercial do Mediterrâneo foi transferido para o Atlântico, rompendo o monopólio das cidades italianas no comércio com o Oriente e iniciando o mercantilismo. Seus principais fatores foram o Metalismo , Saldo Positivo na Balança Comercial , Colonialismo , Industrialismo , Protecionismo, dentre outros.



Os impérios colonias - O mercantilismo


Conjunto de práticas econômicas, que surgiu na Europa com expansão do comércio no século XVI. O objetivo principal do mercantilismo era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico,ou seja, acumular riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu poder.
Faziam parte do mercantilismo três medidas básicas:
  • Metalismo: a nação seria mais rica, caso tivesse maior volume de moedas de ouro e prata.
  • Balança comercial favorável: o dinheiro ganho com as exportações deviam ser maiores do que os gastos com as importações.
  • Política protecionista: aumentavam as taxas alfandegárias sobre as mercadorias, o que obrigava o consumidor a comprar as mercadorias fabricadas no país.

Gabarito para os alunos dos segundos anos – Capítulo 28


1- Na Idade Média, o comércio entre a Ásia e Europa dependia da intermediação dos árabes, que controlavam as rotas para o Oriente, de onde traziam mercadorias até entrepostos no mar Negro ou na porção oriental do mar Mediterrâneo. Os comerciantes europeus (a maioria venezianas e genovezes) se dirigiram até os entrepostos, onde era possível adquirir produtos orientais para revendê-los na Europa. Nesse circuito comercial, os preços chegavam a subir até 4 mil por cento, com enormes vantagens para os comerciantes árabes.

2- a) Na Idade Média, os europeus não tinham conhecimentos marítimos suficientes para se arriscar numa travessia pelo Oceano Atlântico, que eles chamam de Mar Tenebroso. A respeito do Oriente também havia poucas informações, a maioria originária do relato de Marco Polo ou de outras fontes pouco confiáveis (em obras escritas por pessoas que não haviam estado na Ásia). O desconhecimento provocava medo e insegurança., estimulando histórias de monstros marinhos e imensos abismos que destruiriam as embarcações.

b) Em 1453, os turco-otomanos tomaram Constantinopla e dominaram o Mediterrâneo oriental. Essa mudança provocou um grande aumento nas taxas e impostos cobrados dos comerciantes europeus. Para contornar esse problema, muitos mercadores passaram a procurar ou financiar rotas alternativas em direção às Índias.

3- A partir de meados do século XIII, os comerciantes portugueses estabeleceram rotas marítimas que acompanhavam as costas da Europa banhadas pelo Atlântico Norte, viajando com frequência para outras regiões da Europa, como a Inglaterra e o norte da França. Com a ampliação da circulação do dinheiro e o aumento do comércio, ocorreu também a ascensão social da burguesia mercantil. A coroa portuguesa afirmou com esse grupo social diversas alianças e acordos, concedendo privilégios e garantindo o monopólio de comércio por meio de restrições à atuação de mercadores estrangeiros. Com a Revolução de Avis (1383-1385), o novo rei, dom João I ampliou o apoio da burguesia e tomou a iniciativa militar de expandir os domínios portugueses em direção à África. Quando seu filho, dom Henrique, morreu, em 1460, Portugal já havia atingido a região da atual Serra Leoa, na costa ocidental da África.

4- A Escola de Sagres teve importância decisiva na história das navegações portuguesas porque reuniu cartógrafos, astrônomos, matemáticos e navegadores. Situados na vila mais ocidental da Europa (Sagres), esses homens passaram a estudar o legado náutico deixado por grandes povos do passado – fenícios, egípcios, gregos, árabes, etc. Como resultado de suas atividades e estudos, foram desenvolvidas cartas marítimas e criados ou aperfeiçoados diversos instrumentos de navegação. Além disso, foi inventado um novo tipo de embarcação, a caravela.

5- Os portugueses conquistaram Ceuta em 1415; depois, entre 1420 e 1428, avançaram para as ilhas da Madeira e dos Açores. Sempre em direção ao sul, chegaram ao cabo do Bojados em 1434, e a Cabo Verde em 1456. A conquista de Guiné se prolongou de 1434 a 1462, e a do Congo, de 1482 a 1485. Dois anos depois, em 1487, a expedição de Bartolomeu Dias atravessa o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul do continente africano. Posteriormente, Portugal estabeleceu domínios em Moçambique (1498) e Melinde (1499).

6- A Igreja católica, por meio de bulas papais, estabeleceu o monopólio português sobre o comércio no continente africano, definindo o direito da Coroa portuguesa de capturar e subjugar sarracenos (muçulmanos), pagãos (africanos) e qualquer outro “infiel” ou inimigo de Cristo. Segundo a Igreja, essa política se justificava pelo fato de promover a expansão da fé cristã e o domínio sobre povos não cristãos.
 
7- O primeiro passo dado pelo governo da Espanha na disputa pela expansão marítima e pela conquista de novas terras foi financiar e promover, em 1492, a viagem do genovês Cristovão Colombo, cujo propósito era partir em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente. Para Colombo, isso era possível porque a Terra é esférica e não plana, como se acreditava na Idade Média. Em outubro de 1492, Colombo desembarcava em terras desconhecidas dos europeus, acreditando ter chegado às Índias. Na verdade, em sua viajem para o Ocidente, ele havia encontrado o continente que mais tarde seria chamado de América.

8- O Tratado de Tordesilhas foi assinado pelos dois governos para resolver os desentendimentos entre Portugal e Espanha a respeito de novas terras. Com a chegada dos espanhóis à América, em 1492, sob comando do genovês Cristovão Colombo, a Espanha reivindicava o direito de monopólio sobre o novo território. Como não chegassem a um acordo, os soberanos de Portugal e Espanha pediram ao papa Alexandre VI que servisse de juiz. O Tratado de Tordesilhas definia uma linha imaginária a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. As terras a oeste dessa linha, já descobertas ou que viessem a sê-lo, seriam domínio espanhol. As terras a leste seriam de Portugal.
Alunos:João Vitor Alarcon
           Larissa Guslen
           Murilo Trombini

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mar Tenebroso


Por volta do século XV, o formato da Terra ainda não era um consenso entre os estudiosos da época. Muitos imaginavam plana como um disco, onde os mares terminariam em um abismo infinito. Além disso, os marinheiros acreditavam na existência de monstros terríveis, que podiam afundar qualquer navio que ousasse se afastar da costa ou do mar Mediterrâneo.
Justamente por ser desconhecido, o Oceano Atlântico despertava a imaginação e o medo, que contudo, não foram maiores do que o desejo de muitos navegadores de buscar lucro e riquezas em outras terras.

A centralização política portuguesa e a presença de uma rica burguesia que deseja acabar com o monopólio italiano no comércio de produtos orientais, são alguns dos fatores que explicam o pioneirismo português. A utilização de novas tecnologias como a bússola e a caravela, a localização geográfica e a prática de atividades pesqueiras também influenciaram decisivamente sua expansão.
A partir da exploração do "Mar Tenebroso", que não acabava em abismos ou possuía monstros devoradores de embarcações, os portugueses iniciaram o processo de expansão marítima, que transformou não apenas a história de Portugal como a de todas as civilizações que passaram a ter contato com os povos europeus. Foi a partir de então, que o mundo começou a ficar pequeno.
 Alunos: Lívia Barbosa
Paulo H. Pedroso

Primeira Guerra Mundial


A disputa imperialista e algumas questões nacionalistas foram responsáveis pela primeira guerra, um confronto de grandes proporções que envolveu muitos países, canalizou durante quatro anos grande parte dos recursos mundias para a produção bélica e, principalmente causou a morte de milhões de pessoas.
Os interesses em conflitos eram: a Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica politica sobre o mundo. Na Península Balcânica estava em curso desde o seculo XVII, um conflito entre Rússia e o Império Turco.
Os antagonismos levaram à criação de um sistema de alianças e a formação de grupos de países que assumiam o compromisso de ajuda mutua.
Dois grupos e seus principais membros:
*Tríplice aliança (potencias centrais) Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália.
*Tríplice entente (países aliados) Inglaterra, França e Rússia.
Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque austro-húngaro, Francisco Ferdinando, por um militante bósnio.
Durante o ano de 1914, a luta havia se caracterizado como guerra de movimento, ou seja, as tropas germânicas.
A resistência dos aliados deu inicio a uma outra forma de luta, chamada guerra de trincheiras,os soldados construíam redes de trincheiras, onde ficavam aquartelados, frente a frente, à espera de um melhor momento para atacar.
O fim da guerra, em novembro de 1918 foi assinado o armistício, no qual a Alemanha e seus aliados reconheciam a derrota.
O Tratado de Versalhes, documento que determinou as condições da paz, foi assinado em 1919.
O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra e impôs aquele país o pagamento de pesadas indenizações pelos prejuizos causados.

Fonte: livro de história, Nicolina Luiza de Petta.
Nome: Flávia Aline de Souza

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

GLOBALIZAÇÃO

Pergunta: Qual é a mais correcta definição de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana..
Pergunta: Por quê?
Resposta:

Uma princesa inglesa
com um namorado egípcio,  
tem um acidente de carro dentro de um túnel francês,  
num carro alemão  
com motor holandês, 
conduzido por um belga,  
bêbado de whisky escocês,  
que era seguido por paparazzis italianos,  
em motos japonesas.  
A princesa foi tratada por um médico canadense,  
que usou medicamentos brasileiros.  
E isto é enviado a você por um português,  
usando tecnologia americana (Bill Gates),  
e, provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico
que usa chips feitos em Taiwan,  
e um monitor coreano  
montado por trabalhadores de Bangladesh,  
numa fábrica de Singapura,  
transportado em caminhões conduzidos por indianos,  
roubados por indonésios,
descarregados por pescadores sicilianos,
reempacotados por mexicanos  
e, finalmente, vendido a você por chineses,  
através de uma conexão paraguaia

Isto é
          *GLOBALIZAÇÃO !!!*

Postado pela Profª Zilda

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Cangaço


No início da República, surgiram, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. 
Podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Estes, que andavam em bandos armados, espalhavam o medo pelo sertão nordestino. Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a sequestrar fazendeiros para obtenção de resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época.

Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem às cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava à violência. 

Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino (fontes de água, ervas, tipos de solo e vegetação) para fugirem ou obterem esconderijos. 

Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi o comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de "Rei do Cangaço". O bando de Lampião atuou pelo sertão nordestino durante as décadas de 1920 e 1930. Morreu numa emboscada armada por uma volante, junto com a mulher Maria Bonita e outros cangaceiros, em 29 de julho de 1938. Tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, pois o governo queria assustar e desestimular esta prática na região. 

Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se desarticulando até terminarem de vez, no final da década de 1930.


Texto: Gabriel Coelho

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Você e a Constituição

É importante saber que a Constituição é o conjunto de regras e preceitos fundamentais estabelecidos pela soberania de um povo para servir da base à sua organização política e firmar direitos e deveres de cada um de seus componentes. A  constituição ´e a declaração da vontade politica de um povo, feita de modo solene por meio de uma lei que é superior a todas as outras e que, visando à proteção da dignidade  humana, estabelece os direitos e as responsabilidades fundamentais dos indivíduos, grupos sociais , povo e governo.
A primeira constituição Brasileira  foi outorgada  pelo imperador dom Pedro 1 em 1824 , dois anos após a Independência  do Brasil.
A segunda constituição Brasileira foi promulgada pelo congresso Constitucional em 1891, dois anos após a Proclamação da Republica …
A terceira Constituição Brasileira foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte durante o primeiro Governo do presidente Getúlio Vargas.
A quarta Constituição Brasileira foi outorgada em 1937, inspiradas nos regimes francistas europeus , e impôs um regime ditacional.
A quinta Constituição Brasileira foi promulgada em 1946, durante o governo Doutra , depois da derrota do nazifascismo na segunda guerra Mundial e da queda do presidente Getúlio Vargas.
A sexta Constituição foi outorgada  , isto é, imposta ao Congresso Nacional, no governo general Castelo Branco , e institucionalizou a ditadura do regime militar em 1964.
A sexta Constituição , que à a atual foi promulgada em 1988 durante o governo do presidente José Sarney. É  a primeira constituição que permite a incorporação de emendas populares.

 Autora: Liliana Lacocca


Aluna: Beatriz Alves Cavalcante 1ºf.d.
Profª: Zilda

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alimento para o estudante


 "Los estudios son el passaporte para una vida muy satisfactoria y feliz.
Estudiar es ir tras sus sueños, y dedicarte para que seas una persona realizada y feliz.
Las dudas persiguen todas las personas en el mundo, ahora sigue tu camino, exclusivamente para encuentrar tu felicidad!"

"Os estudos são o passaporte para uma vida muito satisfatória e feliz.
Estudar é ir atrás de seus sonhos e dedicar-se para que seja uma pessoa realizada e feliz.
As dúvidas perseguem todas as pessoas no mundo, agora siga seu caminho, exclusivamente para encontrar sua felicidade!"

Texto: Thayná Larissa B. da Fonseca.

Caça- palavras República- TERCEIROS ANOS E 2º F.D.


ENCONTRE AS RESPOSTAS NO  CAÇA PALAVRAS
1) Como era chamado o líder da comunidade para onde foram viver os sertanejos pobres da Bahia _____________________
2) Liderou o golpe da Proclamação da República_______________________________________
3) Qual o nome da Guerra que ocorreu no interior da Bahia onde viviam sertanejos pobres_________________________
4)Conjunto de leis que rege uma nação__________________
5) Poder vitalício e hereditário______________________
6) Poder exercido por representantes do povo escolhidos pelo voto para certo período de governo__________________
7) Representantes dos cafeicultores no poder______________
8) A população sertaneja do Brasil no início da República vivia em completa __________________________________
9) Chefe político local. Garantia o voto necessário para as oligarquias dominantes permanecerem no poder ___________
10) A Constituição de 1891 estabelecia que o Brasil passasse a ser uma __________________________

O R E P U B L I C A O M
C L M M W J H P D L S O
O M I A D E N T E O E N
N B S G F S M N O D R A
S V E V A Z O E D O E R
T S R C C R L R O E D Q
I O I N O C Q G R O O U
T D A C S V B U O R P I
U U K C H F S A I O S A
I N E T U I O P D A E R
Ç A C I L B U P E R R F
A C E Y U R E S D Ç T V
O C O N S E L H E I R O
Z C V V R N H M B N N M
 

Elaborado por: Professora Zilda
Larissa Guslen
 

ATIVIDADE AVALIATIVA -TERCEIROS E SEGUNDO FD


PESQUISE E ESCREVA AS RESPOSTAS NA CRUZADINHA
  1. Chefe político local. Garantia na prática os votos necessários para a manutenção da oligarquia cafeeira no poder __________________________
  2. Marechal do exército que liderou o golpe da Proclamação da República ____________________
  3. O poder é exercido por representantes do povo para um determinado período de governo ____________________
  4. Nome em que ficou conhecido o Arraial de Belo Monte onde liderados por Antonio Conselheiro, a população pobre e marginalizada da Bahia se estabeleceram e procuravam levar uma vida comunitária e Qual o nome da Guerra que ocorreu no interior da Bahia onde viviam sertanejos pobres_________________________
  5. Voto controlado pelo coronel ______________________________
  6. Neste período estudado raramente a oposição vencia as eleições, mas mesmo quando isso acontecia, não assumia o poder, pois vinha a Comissão Verificadora, alegava fraude e decretava a __________
  7. Poder vitalício e hereditário______________________
  8. Como era chamado o líder da comunidade para onde foram viver os sertanejos pobres da Bahia _____________________
  9. Predomínio das oligarquias paulistas e mineiras no poder durante a República Oligárquica ________________
  10. Movimento Messiânico ocorrido numa região de litígio disputado pelos governos do Paraná e Santa Catarina e que também foi motivo de uma intensa guerra ________________________
  11. Primeira grande crise econômica da República, causada pela emissão descontrolada de dinheiro ___________________________
  12. Revolta urbana ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX, quando o governo decretou a vacinação obrigatória, sem esclarecer a população a importância da vacinação obrigatória _______
  13. O predomínio dos cafeicultores no poder se encerra com a Revolução de 1930. Quem assume o poder a partir de então? _________________________
  14. Militares no poder – primeiros anos da República – é a República da __________________
  15. União dos Estados-membros – anseio dos fazendeiros por dar mais autonomia ao poder local ______________________
  16. Elite privilegiada - representantes dos cafeicultores no poder______________
  17. Política de valorização do café foi decidia no Convênio de ___________________________
  18. Rebelião de marinheiros em sua maioria negros e mulatos _______________________
  19. Principal produto da economia brasileira durante a República Velha __________________
  20. Estavam excluídos da participação política, pois não podiam votar segundo a Constituição de 1891 ___________________________________________







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Postado pela Profª Zilda