sexta-feira, 27 de abril de 2012

Suicídio na Adolescencia

    O suicídio se torna cada vez mais frequente no mundo adolescente .
Com base em estudos realizados pela OMS (2000), nos últimos 45 anos a taxa de suicídio aumentou cerca de 60% a nível mundial, sendo a terceira causa de morte entre os 15 e 44 anos (ambos os sexos).
Segundo Sampaio a tentativa de suicídio do adolescente pode ser categorizada, em quatro tipos fundamentais:
-Apelo - adolescente faz um pedido de ajuda;
-Desafio - em que o jovem pretende com o seu gesto contestar a autoridade parental;
-Fuga - O adolescente cai no isolamento familiar e social, excluindo-se do contacto com os outros;
-Renascimento . O adolescente pretende com a sua morte, renascer de forma diferente. 
Temos exemplo inclusive na nossa cidade , uma adolescente tentou se matar por estar grávida , ficou com medo da reação da família e acabou tirando sua própria vida .
Basta ao adolescente tentar superar seus problemas, pois tudo na vida há uma solução.
Fonte: http://forumenfermagem.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3184:suicidio-na-adolescencia&catid=167

Texto: Isabella Costa
                    Karine Vieira
                    Rafaela Coronado

Galileu Galilei


"Todas as verdades são fáceis de entender, uma vez descobertas. O caso é descobri-las".

Galileu Galilei, físico e astrônomo nascido no dia 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, Itália. É considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna, foi um dos pais da mecânica e grande contribuidor das áreas da física em relação ao movimento dos corpos e a teoria da cinemática.

Logo após de ser matriculado por seu pai na Universidade de Pisa, Galileu decide abandonar o curso de medicina para dedicar-se à matemática, astronomia e física por conta própria. Em 1589, escreveu um texto sobre movimento, onde criticava a visão de Aristóteles em relação a queda livre e ao movimento dos projéteis, fazendo experiências e constituindo assim, sua própria teoria. Ele acreditava que o óbvio era o certo. Pegou uma pena de uma ave qualquer e uma pedra e as abandonou de uma mesma altura. Pediu para que observassem a queda, e concluiu que os corpos mais “pesados” atingem o chão primeiro.


Em 1.592, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua, onde iniciou um período magnífico de sua vida científica. Após uma visita à Veneza, onde teve notícias da invenção da luneta, criou e aprimorou sua própria luneta, de onde fez as suas primeiras observações da Lua e também das fases de Júpiter, descobrindo seus satélites (luas) – fenômeno que só poderia ser explicado se a Teoria de Heliocentrismo criada por Copérnico fosse aceita. Assim, escreveu um livro com suas descobertas, chamado “ O Mensageiro Sideral”, que logo se espalhou e adquiriu grande fama.


Em meados do século XVII, teve seus estudos referentes às manchas solares publicados, onde defendeu o heliocentrismo de Copérnico. Travou uma batalha sem exito contra os dogmas da Igreja Católica que defendia o Geocentrismo a séculos, baseada nas “Leis de Deus”. Isto gerou a Galilei sérios problemas com a igreja, que no ano de 1616, decretou que as ideias de Copérnico – até então defendidas por Galilei – eram falsas.


Obrigado pelo Papa a renegar suas afirmações, Galileu escreveu uma carta de abjuração, onde abria mão de todos os seus estudos e teorias feitos até então e prometendo defender as teorias da Igreja, sendo perseguidor de quem não aceitasse as “verdades” impostas e tentasse de alguma forma se opor a tais afirmações. Diante disso, retirou-se e foi viver durante anos em Florença.


Em 1632, publicou um livro chamado “Dialogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Livro que foi incluído a lista de não aprovados pela Igreja. Sendo novamente pressionado, Galileu mais uma vez é obrigado a negar suas ideias.


Em 1642, Galileu morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou – Igreja Católica – o absolveu e aceitou seus estudos muito tempo após a sua morte, em 1983.






Texto: Larissa Guslen e Marcos da Silva Junior

Uma forma muito descontraída de estudar história


   Uma forma muito interessante e descontraída de estudar história que tem sido usada pelos professores, são as paródias, com este método os alunos podem interagir mais e assim, criar mais interesse pelas matérias estudadas!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Contraturno


    Hoje durante o contraturno, a professora Zilda abriu um espaço para que os alunos pudessem estudar para as provas que estarão fazendo durante a semana, o interessante do projeto de contraturno é que os alunos além de estudar e conhecer melhor a história, tem a oportunidade de rever e estudar um pouco mais os conteúdos aprendidos no colégio como forma de revisão e por consequência, maior conhecimento.


Texto: Isabela Bandini

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reforma protestante

A Reforma-religiosa foi um movimento que levou a quebra da unidade que existia na cristandade católica, a partir do ínicio de Idade Moderna, fazendo surgir as igrejas reformadas, conhecidas como protestantes.
A reforma aconteceu em quatro momentos:


1º Luterana na Alemanha:

Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.

Outros fatores que contribuíram para a ocorrência das Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais (embora ela mesma o fizesse). Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a redimisse dos pecados da acumulação de dinheiro.

Junto a isso havia o fato de que o sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começam a despertar na população o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja.

Leão X (1513-1521) com o intuito de terminar a construção da Basílica de São Pedro determinou a venda de indulgências (perdão dos pecados) a todos os cristãos. Lutero, que foi completamente contra, protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador. Em suas proposições condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências, o que fez com que Leão X exigisse dele uma retratação pelo ato. O que nunca foi conseguido. Leão X então, excomungou Lutero que em mais uma manifestação de protesto, rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão), queimando-a em público.

Então, enquanto Lutero era acolhido por seu protetor, o príncipe Frederico da Saxônia, diversos nobres alemães se aproveitaram da situação como uma oportunidade para tomar os inúmeros bens que a igreja possuía na região. Assim, três revoltas eclodiram: uma em 1522 quando os cavaleiros do império atacaram diversos principados eclesiásticos afim de ganhar terras e poder; outra em 1523, servidão e pelas igualdades de condições. Mas esta última também foi rechaçada por uma união entre os católicos, protestantes, burgueses e padres que se sentiram ameaçados e exterminaram mais de 100 mil camponeses. O maior destaque da revolta camponesa na rebelião de 1524 foi Thomas Münzer, suas idéias dariam início ao movimento “anabatista”, uma nova igreja ainda mais radical que a luterana.



2º Reforma calvinista na Suiça:

O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestant quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI. A tradição Reformada foi desenvolvida, ainda, por diversos outros teólogos como Martin Bucer, Heinrich Bullinger, Peter Martyr Vermigli e Ulrico Zuínglio. Apesar disso, a fé Reformada costuma levar o nome de Calvino, por ter sido ele seu grande expoente. Atualmente, o termo também se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Reformadas.

O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana. Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540. Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio. Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direcção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.




3º A Reforma Anglicana

A busca do poder político e econômico do rei da Inglaterra Henrique VIII (1509-1547), rei da Inglaterra, tinha sido um fiel aliado do papa, recebendo o título de Defensor da Fé. Entretanto, urna série de questões políticas e econômicas o levaram a romper com a Igreja católica e a fundar urna Igreja nacional na Inglaterra, isto é, a Igreja anglicana.

Os ingleses, por juramento, deviam submeter-se ao rei da Inglaterra e não ao papa, caso contrário seriam excomungados e perseguidos pela justiça real. Houve pouca resistência, nela incluída a de Tomás Morus, que foi decapitado.

Após a fundação da Igreja anglicana, surgiram, com os sucessores de Henrique VIII, uma série de lutas religiosas internas.

O calvinismo conseguiu, entretanto, grande número de adeptos entre a burguesia manufatureira. Foi entre os calvinistas que surgiram os grandes líderes da Revolução Inglesa do século XVII, revolução que rompeu de vez com que restava do sistema feudal na Inglaterra, promoveu o avanço do capitalismo.


4º Contra-reforma ou reforma católica:

Contra-reforma, também conhecida por Reforma Católica é o nome dado ao movimento criado no seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante iniciada com Lutero, a partir de 1517. Em 1545, a igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), a criação do Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo mundo, com a criação de novas ordens religiosas dedicadas a essa empreitada, incluindo aí a criação da Companhia de Jesus. Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papa, a manutenção do celibato, a criação do catecismo e ceminários, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia.






Adaptação: Mariana Laile Martins. 1º F.D. “A”



Para nooooossa alegria

O hit que virou sucesso nesta última semana, um dos mais comentados nas redes sociais, e na televisão, mostra como as coisas mais simples podem ter uma repercussão grande .
Marinalva, mãe dos irmãos Suellen e Jefferson cantaram uma música cristã da década de 70, teve muitos acessos e foram parar no mais você, programa da rede globo, apresentado por Ana Maria Braga.
Assistam e se divirtam com o vídeo:



Texto: Isabella Costa

Karine Vieira

Rafaela Coronado

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO PARANAENSE

1
Mapa do PR de 1896
Fonte: ITCG/PR
Para ver detalhes sobre este e outros mapas antigos do Paraná, acesse:
Os primeiros habitantes do Paraná foram povos indígenas, posteriormente se deu a  com a colonização espanhola e as ocupações posteriores. Como surgiram os primeiros povoados que deram origem às cidades atuais??? Como ocorreu o processo da formação territorial do Paraná???


2
Mapa das reduções jesuíticas no PR nos séculos XVI e XVII
Você conhece o caminho Peabiru? Acesse esta página e conheça esta interessante parte da nossa história: http://www.usinadesolucoes.com.br/contemporania3.html
Fonte: Material da Disciplina de Geografia do Paraná - UEPG/UAB
Adaptação: Profª Zilda
 
História do Paraná

Segundo Francisco Filipak Paraná tem origem da língua Tupi Guarani e significa : semelhante ao mar, grande como o mar.

No século XVI , o primeiro europeu a percorrer toda a extensão deste território foi o bandeirante Aleixo Garcia.

No início do século XVI os portugueses criaram duas capitanias. A primeira, a Capitania de São Vicente, na região entre a Barra de Paranaguá e a de Bertioga. A segunda, a Capitania de Sant’Ana, desde a Barra de Paranaguá até onde fosse legítima pelo Tratado de Tordesilhas.

Três foram os motivos que realizaram a ocupação e formaram as comunidades regionais que constituem o atual Estado do Paraná. A primeira se esboçou no século XVII, com a procura do ouro, e estruturou-se no século XVIII sobretudo no latifúndio campeiro dos Campos Gerais ,com base na criação e no comércio do gado e, mais tarde, no século XIX, nas atividades extrativas e no comércio exportador da erva-mate e da madeira.

A segunda resulta da ocupação das grandes florestas dos vales do Paranapanema, Paraná, Ivaí e Iguaçu.

A terceira e última a partir o final da década de 1930 inicia um processo novo de ocupação territorial no Paraná nas regiões Sudoeste e Extremo Oeste por parte migrantes vindos do Rio Grande do Sul e, principalmente de Santa Catarina que implantam o regime de pequenas propriedades e a policultura, predominantemente de cereais e oleaginosas. Também se dedicavam a criação de suínos. Deste modo nos anos de 1960, toda a região estava ocupada.



Geografia do Paraná

O Paraná esta localizado na Região Sul do Brasil. Com 399 municípios, tem área de 199,554 Km2, o que eqüivale a 2,3% da superfície do Brasil.

Três tipos de clima são identificados no Paraná, que são definidos principalmente pela localização do Estado, as temperaturas e os ciclos de chuva. No litoral predomina o clima tropical super-úmido, sem estação seca. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina o clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, sem estação seca, com poucas geadas. Na região de Curitiba, nos campos gerais e sul, o verão é brando, sem estações secas e ocorrem geadas severas. A temperatura média do Estado é de 18,5ºC.
Os principais rios da bacia hidrográfica do Paraná são o Paranapanema, o Tibagi, o Piquiri e o Iguaçu, que formam um complexo hidrográfico com enorme potencial energético. Somente a bacia do rio Iguaçu, que nasce ao lado de Curitiba e deságua no extremo oeste do Estado, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, tem potencial hidroelétrico para 11,3 megawatts.

Adaptação do texto : Isabella Costa
Rafaela Coronado
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

História do Paraná

A história do Estado do Paraná remonta há cerca de 9000 anos. As provas materiais dessa história são encontradas em todo o território paranaense nos vários sítios arqueológicos já pesquisados como: os sambaquis no litoral e as pinturas rupestres, nos Campos Gerais. Nesses locais encontramos vestígios materiais importantes que revelam como viviam os habitantes desta terra antes da vinda dos primeiros europeus para a América.
Particularmente, no Paraná, a ocupação europeia aconteceu por duas vias: uma espanhola e a outra portuguesa.
Em meados de 1600 intensifica-se a presença dos vicentinos (moradores da capitânia de São Vicente) em todo o litoral e nos Campos de Curitiba, em 1648 o povoado de Paranaguá é elevado a categoria de Vila com a denominação de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá.


Diogo de Unhate foi o primeiro português a requerer terras em solo paranaense; em 1614 obteve uma Sesmaria na região de Paranaguá, localizada entre os rios Ararapira e Superagui. Na sequência, em 1617 Gabriel de Lara funda uma povoação na Ilha da Cotinga, que depois transferiu para a margem esquerda do rio Taquaré (hoje Itiberê).


As terras que hoje pertencem ao estado do Paraná eram habitadas, durante a época do descobrimento do Brasil, pelos carijós no litoral do estado. Mas apenas no século XIX as terras do centro e do sul do Paraná foram definitivamente ocupadas pelos fazendeiros.






Alunas: Giovana Thalia Augusto. 1º D
Mariana Laile Martins. 1º F.D. “A”

CONTEÚDO PAS-UEM

Renascimento ou Renascença:



   São os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, quando diversas transformações em uma multiplicidade de áreas da vida humana assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é geralmente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

Principais artistas renascentistas
ARTES PLÁSTICAS:
  • Sandro Botticelli
  • Leonardo da Vinci
  • Rafael
  • Michelangelo Buonarroti

LITERATURA
  • Dante Alighieri
  • Giovanni Boccaccio
  • François Rabelais
  • Luís de Camões
  • Miguel de Cervantes
  • William Shakespeare

PENSADORES
  • Erasmo de Roterdã
  • Nicolau Maquiavel
  • Thomas Morus
  • Michel Montaigne


Texto: Isabela Bandini e Larissa Guslen
Fonte: História- uma abordagem integrada.

QUESTÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE

   Nas próximas aulas de contraturno os alunos do projeto estarão preparando uma série de textos, imagens e vídeos sobre questões ambientais...





RIO


    Na aula de contraturno do dia 02 de Abril de 2012 assistimos o filme Rio, que conta a história de Blu, uma arara azul, vítima da Biopirataria do Brasil. Quando era apenas um filhote, Blu foi capturado e derrubado, por acidente, em Minnesota, Estados Unidos. Linda, na época apenas uma garotinha, o acha e decide cuidar dele. Eles viram os melhores amigos e Linda cresce para se tornar dona de uma biblioteca. Blu, é o típico animal de estimação mimado, e como foi acolhido pela menina desde pequena, não aprendeu a voar.
    Quinze anos depois de Blu aparecer na porta de Linda, Túlio, um cientista carioca, aparece em busca da Arara. Blu é o último macho da espécie, e Túlio tem, engaiolada, a última fêmea da espécie, Jade. Então Túlio requisita, encarecidamente, que Linda vá para o Rio com Blu, a fim de reproduzir os dois e dar uma chance para a espécie. Depois de muito pensar, Linda decide ir para o Brasil com Blu.
    Jade é uma Arara selvagem, desconfiada de humanos, e decide fugir. Entretanto, antes de que ela tenha sucesso, as duas Araras são capturadas por contrabandistas e algemadas juntas. O maior efeito complicador de tudo, é que Blu não sabe voar.
    Rio dá ao Rio de Janeiro, palco do filme, uma ideia bem humorada. Tudo acontece no carnaval, onde as mulheres andam com pouca roupa, todo mundo é animado e todo mundo dança. Apesar de o filme ter sido feito por um carioca, ainda estão os mesmo esteriótipos. Brasileiro gosta de dançar, é tudo moreno e usa pouca roupa. Bom, tudo bem, esse esteriótipo vem com um que de “aproveitamos mais a vida que vocês, nos soltamos mais”. Então tudo bem, deu até para perdoar.
    E claro que não podia faltar a dificuldade do nosso povo miserável, e a querida favela da rocinha, tudo junto em uma única cena triste.
    Mas no final, o que realmente importa é o enredo criativo, que junta um pouco de aventura e perigo com uma boa pitada de romance animal. E para quem não conhece o dito rio, é uma boa oportunidade para ver as maravilhas turísticas, como o Cristo Redentor e os bondinhos.
    Fazendo uma análise crítica, o produtor do filme, embora sendo brasileiro, passa uma imagem parcial do Brasil (Rio de Janeiro), ressaltando apenas aspectos negativos, como o tráfico de animais, mulheres seminuas, exploração de menores, entre outros.


Alunos: Mariana Laile Martins. 1º F.D. "A"
Giovana Thalia Augusto. 1º D
Gabriel Coelho. 3º C

VESTIBULAR DE INVERNO UEM

    Estão abertas as inscrições para o vestibular de inverno UEM que vão de 02 a 25 de abril, que serão feitas exclusivamentes pela internet.
    O periodo de provas é de 08 a 10 de julho de 2012, das 08h50min às 13h.
    As provas serão realizadas nas seguintes cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. A partir de 14 de junho de 2012, o candidato deverá consultar o seu local de provas na internet, pois a UEM não enviará correspondência ao candidato informando o local de provas.
    A Divulgação oficial do resultado será dia 31 de julho de 2012, às 10 horas no site da UEM.
    Para efetuar sua inscrição, ou demais informações acesse: http://www.vestibular.uem.br/
   
Boa sorte a todos.