sábado, 26 de novembro de 2011

MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011


  A formatura está chegando, isso quer dizer que só mais alguns dias e acabou. Sem mais provas, tarefas ou professores, mas se parar, para pensar começamos a sentir saudades.

    Para muitos de nós são sete anos. Sete anos tendo que estudar mais a cada um deles, tendo que tomar decisões cada vez mais difíceis, mas também sete anos com os amigos, rindo, levando algumas broncas, algumas notas baixas, mas fazer o quê? Isso faz parte.

    Não tenho dúvidas que cada aluno que se formará esse ano fez dele inesquecível, registrando cada momento, por mais insignificante que ele possa parecer para os outros, pois quem não quer lembrar do último ano? Com toda aquela alegria por ser o último ano do colégio, junto com o nervosismo por causa das decisões importantes, a ansiedade de enfrentar algo novo no ano seguinte e inevitavelmente a tristeza por causa da despedida.

    Podemos nos afastar de amigos que convivemos por muito tempo, mas não é como se eles fossem simplesmente desaparecer, vamos nos lembrar de momentos que passamos com eles e com todas essas redes sociais, manter contanto não parece tão difícil, não é?

    E por favor, não vamos nos esquecer dos professores, por que, querendo ou não, eles vão deixar uma marca, sendo ele o professor mais legal ou aquele que implica com tudo. O que acontece é que eles podem nos encher de tarefas, broncas, trabalhos e provas, mas é para o nosso bem, para nos preparar para o que ainda vamos enfrentar. Nós devemos tudo o que aprendemos a eles, desde um simples 2+2 até a química orgânica.

    Agora vem uma fase mais difícil, não é querendo assustar ninguém, mas uma fase necessária, de crescimento, aprendizagem e consequentemente mais provas e trabalho.

    Mas brincadeiras a parte, agora é a fase em que escolhemos o que queremos fazer no futuro e nos preparamos para ele. Mas temos que ter em mente que ainda somos jovens, se por acaso não gostarmos do curso que escolhemos é só recomeçar. É uma fase para cometer erros e aprender com eles, recomeçar quantas vezes for necessária até acertar, por que um dia nós acertamos.

Termino o texto com um desejo de boa sorte e duas frases, uma de Augusto Cury, médico, psiquiatra e escritor e outra de Paco Rabanne, grande estilista espanhol:
... Não deixe as frustrações dominar você, domine-a. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos.” - Augusto Cury
Não se pode esquecer que para dar um grande salto para a frente é sempre preciso dar uma corridinha para trás.” - Paco Rabanne

TEXTO: Bruna de Carvalho

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A SORTE ESTÁ LANÇADA


A SORTE ESTÁ LANÇADA”


Após tomar alguma decisão arriscada ou importante e quase sempre irreversível , costumava – se dizer que a sorte está lançada .Esta frase entrou para história após ser dita pelo grande general romano Júlio César . Ao lado de Pompeu e Grasso, César havia composto o Primeiro Triunvirato. Em 49 a.C. , César era o cônsul na Gália e , diante da crescente influência de Pompeu sobre Roma , resolveu levar as tropas para capital .O general foi até a margem do rio Rubicão , no limite entre os territórios governados por César e disse: “A sorte está lançada” isso era uma declaração de guerra . A invasão se prolongou por cinco anos de guerra civil , ao fugir para o Egito Pompeu é morto e com isso César toma o poder em Roma e se declara ditador vitalício .Mas se a sorte pareceu soprar a favor de César , ela mudaria rapidamente de direção . E alguns anos depois em 44 a .C. ele foi assassinado a punhaladas .

Fernanda Roveri Alves 1º A
Aventura na História
Edição 6 Fevereiro 2004.

Avaliação do MEC


MEC cortará 50 mil vagas de cursos mal avaliados

            O Ministério da Educação cortará 50 mil vagas de cursos das áreas de Ciências Médicas, Administração e Ciências Contábeis que obtiveram conceitos ruins no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Os cortes, válidos para 2012, representarão 20% das vagas oferecidas hoje nos processos seletivos, mas podem chegar a 65% em instituições com mais problemas. Cursos de Medicina terão 446 vagas cortadas.

            Mais de 300 instituições serão supervisionadas porque tiveram, nos últimos três anos, conceitos ruins como um todo. Entre elas estão 1 universidade - Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), com mais de 60 mil alunos em 46 cursos de graduação -, 7 centros universitários e mais de 300 faculdades isoladas. As instituições terão suas vagas congeladas e, no caso dos centros e da universidade, perderão o direito de criar cursos e aumentar a oferta sem prévia autorização do ministério. 

            O anúncio foi feito ontem, quando o MEC divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho (Enade) das áreas de ciência da saúde e agrárias. O exame avaliou 2.176 instituições de ensino superior, das quais 683 - mais de 30% - apresentaram índices 1 e 2, considerados insatisfatórios (a escala vai até 5). A maior parte é privada - apenas 43 com índice ruim são pública.
 
            Tiveram desempenho insuficiente 594 cursos, 27,2% dos avaliados. Desses, 504 passarão por supervisão e terão vagas cortadas. Os demais, das áreas de agrária, ficarão de fora. "São poucos, então ainda não faremos o processo. Mas isso não significa que não será feito", afirmou Luís Fernando Massonetto, diretor de regulação do Ensino Superior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Avaliação do MEC reprova um em cada cinco cursos superiores

            Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Entre os cursos avaliados, 1.115 ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso. 

            Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). O conceito leva em consideração, além dos resultados do Enade, a infraestrutura da escola, o corpo de professores e o projeto pedagógico.
            O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010 e que tenham registrado resultado insatisfatório em outros ciclos do Enade (2008 ou 2009). A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.
 
            "Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema", disse o ministro. Ele informou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC insatisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010. 

            Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.
UEL é terceira no Índice Geral de Cursos

            A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ficou em terceiro entre as instituições de ensino superior do Paraná no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

            A UEL registrou um IGC contínuo de 3,44 e ficou atrás da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também da Universidade Estadual de Maringá (Uem) que registrou 3,66. A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinop), em Jacarezinho, obteve um IGC maior (3,55) do que da UEL, mas apenas o curso de Direito foi avaliado.

            Apesar da posição no ranking a diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da UEL, Martha Marcondes, comentou que o resultado da instituição pode ser considerado bom. ''A Federal é uma universidade centenária e ficamos bem próximos da UEM. No IGC fixo empatamos atingindo 4 pontos e o máximo é 5'', comentou. No ranking nacional a UEL ficou na 53 posição.

            Segundo Martha, a universidade não se preocupa com rankings, mas acredita que o resultado do levantamento do Inep serve para apontar onde se precisa melhorar. De acordo com ela a infraestrutura, principalmente laboratórios, é um dos quesitos mais carentes da universidade.

            A diretora de Avaliação destacou que cinco cursos da universidade alcançaram conceito máximo, nota 5. Foram eles Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia. ''Outros cinco cursos receberam conceito 4 (odontologia, agronomia, enfermagem, educação física e zootecnia)''. Onze, dos 38 cursos da UEL fizeram a prova do Enade.

            Entre as instituições privadas de Londrina a Universidade Norte do Paraná (Unopar), o Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e a Faculdade Pitágoras alcançaram IGC 3. Por outro lado, o Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) apresentou a menor nota - 2 - avaliada pelo MEC como insatisfatória. A reportagem buscou contato com a Inesul ontem, mas foi informada de que diretora estava viajando.

Pesquisa: Kassio
Fonte: Folha de Londrina

RETA FINAL


                Reta final para as provas e muitos alunos ainda não sabem se vão ou não passar de ano. Especialistas garantem: ainda dá tempo de mudar esta história. Para isso, é preciso ampliar o tempo de estudo e se dedicar às tarefas de casa.
     Para os alunos, algumas matérias são como vilões. Matemática, física e química é as que mais recebem queixas, mas não há segredo na disciplina. "Passa quem consegue fazer os exercícios em casa. Matemática é prática. Quem não faz os deveres não esclarece as dúvidas e aí não consegue se preparar para as provas. Não tem mistério, mas muita gente deixa para ter dúvida na véspera da prova", 

Muitos alunos não conseguem interagir, situar o que aconteceu com o que está acontecendo na atualidade. "Eles precisam ler mais jornais, revistas. É importante se interessar pelas questões sociais até mesmo para alcançar maturidade",

Orientação fora da escola 

            Se sozinho o aluno não consegue recuperar as notas, o jeito é procurar ajuda fora da escola "O aluno que quiser ainda dá tempo”.

A internet esta repleta de conteúdos de ajuda vídeos no you tube, sites que oferecem conteúdos de ensino, a questão é se o aluno tiver força de vontade e interesse ele ainda consegue tirar a “corda do pescoço” algumas dicas que podem ajudar o aluno nos estudos.
  • Não vai vir nada de “mão beijada”, você terá de esse esforçar para conseguir, Conselho de classe não aprovara alunos que não corresponderem às expectativas a exemplo no ano de 2010 o CEEM usou um critério referente ás notas para aprovar alunos (uma matéria a media anual deveria ser acima de 50, duas matérias a media anual deveriam ser superior 55). OBS não são usados apenas critérios de notas para aprovação no conselho de classe vai analisar o comportamento de aluno durante o ano se ele foi um aluno; respeitoso, fazia as atividades propostas, assíduo as aulas, entre outras.
  • Nessa reta final procure se dedicar mais aos estudos diminua o tempo nas redes sociais pelo menos na reta final. FOQUE NOS ESTUDOS!
  • Alimente-se bem: frutas, verduras. Evite alimentos gordurosos, fast food.
  • Pratique uma atividade física: não precisa ser com muita intensidade, uma caminhada leve já basta.
  • Além do estudo, o aluno deve se mostrar interessado. “Isso também conta ponto para passar de ano”.

Texto: Kássio

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caça-palavras sobre Revolução Industrial


 Clique no caça-palavras para ampliar


Resolva os completes abaixo procurando as resposta no caça-palavras:

1.    A ___________________________transferiu para as máquinas a capacidade de produção que, anteriormente, dependia do conhecimento dos trabalhadores sobre o seu oficio.

2.    Os trabalhos eram dirigidos pelo _______________, que podia contar com dois tipos de auxiliares contratados: os __________________ e _____________.

3.    A _________________foi pioneira na industrialização.

4.    Na ________________existe uma hierarquia de funções que faz com que haja um sistema de vigilância constante e punições aos que desrespeitam as regras.

5.    Uma das estratégias usadas para acabar com a __________________ foi o estimulo à criação de máquinas de grande porte, que só cabiam nos galpões das fábricas e, portanto, não podiam ser instaladas nas oficinas.

6.    Colocar os ________________ em um espaço fechado, com horário fixo, onde suas ações eram vigiadas, possibilitava ao capitalista o controle quase absoluto sobre o trabalho.

7.    As ___________________ foram criadas para baratear os custos da produção e ampliar as margens de lucros dos capitalistas.

8.    Um grupo de artesão, conhecidos como ______________ (em referencia a Ned Ludd, tecelão que teria sido um dos lideres do movimento) “ou quebradores de máquinas”, não aceitou essa nova condição.

9.    O _________________ não estabeleceu negociação com artesão; chegou com suas máquinas para ficar, independente do que sofriam os antigos produtores.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A América Latina no Contexto da Guerra Fria


Perón e o populismo na Argentina

            Além do brasileiro Getúlio Vargas, especificamente em seu segundo período de governo, outro populista teve participação significativa na vida política latino-americana: Juan Domingo Perón, que governou a Argentina de 1946 a 1955 e, também, entre 1973 e 1974.

            Juan Perón era um oficial do exército argentino simpatizante do fascismo. Sua eleição, em 1946, foi obtida graças ao apoio dos trabalhistas e do exército. A proposta política de Perón tinha como principais objetivos a reconstrução econômica da Argentina com a utilização dos recursos nacionais, a expansão do setor industrial e a organização, sob o controle do Estado, da classe trabalhadora urbana.

            Apesar de ter sido legitimamente eleito, Perón foi gradativamente mudando sua atitude para a de um ditador. Utilizava o carisma de sua esposa, Eva, e da veneração que a população tinha por ela para obter o apoio das classes pobres; os abusos de poder eram camuflados pelo forte apelo popular de seu governo.

Eva Perón - A idolatrada mãe dos pobres Filha ilegítima e desprezada, Evita tornou-se poderosa graças à sua determinação feroz. Sua mais cara e realizada promessa: ajudar os desvalidos.

            Uma das principais figuras do movimento peronista, Eva Perón, ou simplesmente Evita, como ficou conhecida, conquistou os argentinos com sua política populista, que viam nela a esperança para os necessitados. Filha caçula de um grande proprietário de terras, Juan Duarte, com a sua amante, Juana Ibarguren, Eva Maria Ibarguren, seu verdadeiro nome, nasceu em 7 de maio de 1919, na pequena cidade de Los Toldos, nos pampas argentinos.

            Após passar sua infância em sua cidade natal, onde ela e seus quatro irmãos sofreram por serem filhos ilegítimos, Evita, aos 11 anos, mudou-se com a família para Junín, na província de Buenos Aires, onde, apesar do preconceito, suas irmãs conseguiram fazer bons casamentos e progrediram na sociedade. Quatro anos depois, foi sozinha para Buenos Aires para tentar alcançar o estrelato.

            Só, sem recursos e com pouca instrução, Eva Perón passou por muitas dificuldades até chegar a ser uma atriz de certo renome no rádio, onde participava de um programa de muita audiência e fazia algumas peças de teatro. Em 1944, durante uma campanha de socorro às vítimas do terremoto de San Juan, ela conheceu o Juan Domingo Perón, que, aos 48 anos, se encantou com aquela moça de 24 anos e cabelos ainda escuros.

            Rapidamente o romance entre os dois se tornou público, já que Perón, na época à frente do Ministério do Trabalho, gostava de chocar seus correligionários e amigos ao apresentá-la de maneira formal como sua amante. Após tingir os seus cabelos de loiro para um filme, que depois se tornou a sua marca registrada, Evita falsificou os seus documentos, transformando-se em Maria Eva Duarte, nascida em Junín, em 1923, para poder casar-se legalmente com o coronel Perón em uma cerimônia intima e para poucos amigos.

            Após a sua forte atuação na campanha presidencial, que levou Perón ao poder em fevereiro de 1946, Eva foi convidada para uma viagem para a Itália, França, Espanha e Suíça, onde passou três meses e retornou com um novo guarda-roupa repleto de roupas de grife. Uma matéria publicada na revista Life, em 1950, mostrando seus inúmeros armários com jóias, peles, sapatos e vestidos de grandes estilistas causou espanto na comunidade internacional.

            No papel de primeira-dama, Evita desenvolveu um trabalho intenso no lado político, criando o Partido Peronista Feminino e dando direito a voto às mulheres em 1947. Ao mesmo tempo, no lado social, desenvolveu a Fundação Eva Perón, onde trabalhava mais de 18 horas por dia distribuindo alimentos, roupas, construindo hospitais, escolas, lares para mães solteiras e asilos para idosos. Apesar de ter ganhado a simpatia da classe mais baixa da população, Evita era severamente atacada pela oposição, que transferiu para ela a antipatia e a rejeição que sentiam por Perón.

            Impulsionada pelas massas para candidatar-se à vice-presidente numa chapa que teria Perón como presidente, Evita -que se encontrava doente em consequência de um câncer diagnosticado em 1946, mas que não foi cuidado- negou o pedido dizendo que seu "humilde coração de mulher Argentina" a impedia de assumir tal cargo.

            Após vários meses de sofrimento pelo câncer, Eva Perón faleceu no dia 26 de julho de 1952, com apenas 33 anos. A sua morte causou uma comoção nacional sem precedentes na história da Argentina. O seu Velório durou 14 dias, sendo acompanhado por milhares de argentinos que se comprimiriam nas ruas e avenidas de Buenos Aires para se despedir da "mãe dos descamisados".

            Com a queda de Perón, o seu corpo embalsamado foi removido pelos militares de seu túmulo, pois tinham medo de que o local virasse uma fonte de adoração. Enterrado numa cova com um falso nome na Itália, o corpo só foi devolvido a Perón em 1971, durante o exílio do ex-presidente em Madri.


Fonte: Livro de História e site netsaber.com
Texto: Regiana Pleis




DIA 11 DE SETEMBRO



Além do tão conhecido fato que marcou a história neste dia , do terrível atentado as torres gêmeas, houve também um acontecimento importante no Chile no dia 11 de setembro de 1973, um grande GOLPE DE ESTADO, o então presidente Salvador Allende no Palácio de la Moneda, em Santiago, marxista, que foi eleito democraticamente, suicidou-se com três tiros de fuzil deu início a uma sangrenta ditadura que durou dezessete anos e foi comandada por Augusto Pinochet.

Fonte: Aventuras na História edição 25 Setembro 2005
Texto: Suemi Iyda

Sul Agrícola


Há um grupo de indígenas que plantam de dia e dançam de noite, isso já ocorria há cerca de 5 mil anos. Só sabemos disso graças as descobertas à principio banais, como a de restos de milho carbonizados em um pote de cerâmica, testes indicam que aquele milho estava ali há 4320 anos, o que nos mostra que nossos antepassados já plantavam antes do que se pensava.

Uma descoberta que a equipa de De Masi fez, sobre um ritual funerário, do grupo xokleng e não caigangue, que são dois ramos dos gês. Os xokleng cremavam os corpos e  colocavam as cinzas e objetos pessoais em cestos. Os arqueólogos já encontraram centros cerimoniais, corpos cremados e com eles haviam copos, vasos de cerâmica típica dos gês. Há vários sítios arqueológicos, identificado por essa equipe, em Campos Novos, Abdom Batista, Anita Garibaldi e Celso Ramos cidades essas que ganharam museus, como parte do recém-criado Projeto Danceiros de pesquisa permanente.

Fonte: Aventuras na História edição 29 Janeiro 2006
Texto: Júlia Iyda 1ºA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Divisão do Trabalho - Adam Smith


Adam Smith

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. É pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que espero que saia meu jantar, mas sim do empenho deles em promover auto-interesse”.





Divisão do Trabalho

Tomemos, pois, um exemplo, tirado de uma manufatura muito pequena, mas na qual a divisão de trabalho tem sido muito notada: a fabricação de alfinetes. Um operário não treinado para essa atividade (que a divisão de trabalho transformou num indústria específica) nem familiarizado com a utilização das máquinas ali empregadas (sua invenção provavelmente também se deveu à mesma divisão do trabalho), dificilmente poderia talvez fabricar um único alfinete em um dia, empenhado o máximo trabalho; de qualquer forma, certamente não conseguirá fabricar vinte. Entretanto, da forma como essa atividade é hoje executada, não somente o trabalho todo constitui uma indústria específica, mas ele está dividido em uma série de setores, dos quais, por sua vez, a maior parte também constitui provavelmente um ofício especial. Um operário desenrola o arame, outro endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas, as quais, em algumas manufaturas, são executadas por pessoas diferente, ao passo que em outras, o mesmo operário executa 3 ou 4 delas.

           
Vi uma pequena manufatura desse tipo, com apenas 10 empregados, e na qual alguns desses executavam duas ou três operações diferentes. Mas, embora não fossem muito hábeis, e, portanto, não estivessem particularmente treinados para o uso das máquinas, conseguiam, quando se esforçavam, fabricar em torno de 12 libras de alfinetes por dia. Ora, uma libra contém mais de 4 mil alfinetes de tamanho médio. Por conseguinte, essas 10 pessoas conseguiam produzir entre elas mais de 48 mil alfinetes por dia. Assim, já que cada pessoa conseguia fazer 1/10 de 48 mil alfinetes por dia, pode se considerar que cada um produzia 4800 alfinetes diariamente. Se, porem, tivessem trabalhado independentemente um do outro, e sem que nenhum deles tivessem sido treinado para esse ramo de atividade certamente cada um deles não teriam conseguido fabricar 20 alfinete por dia e talvez nem mesmo um, ou seja: Com certeza não conseguiram produzir 240ª parte e talvez nem mesmo a 4800ª parte daquilo que hoje são capaz de produzir, em virtude de uma adequada divisão de trabalho e combinação de suas diferentes operações.
                                                                                  
 Adam Smith.

(Texto retirado na integra do livro História Ensino Médio da Secretaria de Estado e Educação,2006 pagina 23)

Luisa Baggio e Natália Maria





Parque moveleiro de Arapongas


O Município de Arapongas é hoje a sede do principal pólo moveleiro estadual e o segundo maior em nível nacional, sendo superado apenas pelo Parque Moveleiro de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.

O parque moveleiro de Arapongas produz móveis prontos, planejados e exclusivos, como estofados, racks, estantes, roupeiros, móveis para decoração, cadeiras, armários de cozinha, escritório e outros.

A origem do parque industrial se da na década de 60, a partir da iniciativa de empresários locais e apoiados pelo governo.

O objetivo inicial era promover atividades industriais e diversificar a economia do município, na época dependente da renda gerada pela cultura do café.


Podemos perceber que Arapongas também faz parte  da Globalização Econômica.



Fonte: Professora Zilda (adptado)
Texto: kassio rafael