sábado, 22 de outubro de 2011

Vá plantar batatas


            A expressão de origem portuguesa vem sendo usado desde o século 15, as plantações de batatas tinham certo dedem, mais tarde na Revolução Industrial, o status de operário era maior que o de lavrador, com a decadência das pequenas empresas os trabalhadores qualificados eram aconselhados a plantar batatas.
            Pelo seu simples e fácil cultivo criou-se também a expressão “é batata”. Usado para designar algo simples de se fazer ou algo que certamente irá acontecer o ditado surgiu com referências à facilidade em cultivar a batata nos mais diferentes locais.


Fonte: aventura na história edição 25 setembro 2005
Texto: Andressa Suemi Iyda

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dança do Projeto CELEM

DANÇA DE SALÃO
    E 
 DANÇA SOCIAL.

A Dança de Salão, é a dança praticada nos bailes que tem o objetivo de socializar e divertir. Quanto à sua nomenclatura, o termo de salão é devido à necessidade de salas grandes, para que se possam realizar as evoluções das danças. As primeiras Danças de Salão surgiram na Europa durante o Renascimento. Foi ainda neste período que ela se definiu em duas linhas, as Danças Teatrais e as Danças Sociais. As primeiras são as danças de apresentação, de espetáculo, sendo elas, entre outras, o ballet, a dança contemporânea, as folclóricas e o sapateado. Já as Danças Sociais são aquelas em que os praticantes dançam por lazer, são as danças dos bailes, festas e reuniões sociais. No século XV, as danças realizadas pelas classes baixas nas suas festas e comemorações chegaram aos salões da nobreza por meio dos dançarinos. Estes eram contratados pelos nobres para que lhes ensinassem as Danças Sociais que, ao chegarem aos salões da corte, ganharam refinamento e status, tanto que além de serem executadas nos grandes bailes, passaram a fazer parte da educação da nobreza.
O Colégio Emílio de Menezes convida a todos a participarem da Apresentação de Dança Latina dos alunos do CELEM nesta segunda feira dia (24/10/2011) ás 19:00h.

Texto: Suemi Iyda

Atividade 3°Ano


ATIVIDADE AVALIATIVA
PARA O DIA 28/10
(MANUSCRITO)
TERCEIRÃO
LEIA O TEXTO – ASSISTA O VÍDEO
ARGUMENTE:
-PRÓS
-CONTRAS
-SUA OPINIÃO.
O HOMEM REALMENTE FOI A LUA????

O homem realmente foi à lua?

No ultimo dia 20 de julho foram os 42 anos da ida do homem a Lua. Mas o homem realmente foi a Lua, ou isso não passa de uma fraude?

Vamos aqui nos atentar aos argumentos, mostraremos o que foi divulgado pela mídia e provas que contestam a SUPOSTA viagem à Lua.

Fraude 1: Em alguns vídeos mostram a bandeira da America tremulando em solo lunar, isso não seria possível em um ambiente sem atmosfera, como a lua.

A verdade: Se você observar a foto ao lado, a bandeira possui uma haste vertical e uma horizontal, no momento em que o astronauta está “fincando” a bandeira no solo ela realmente tremula, mas isso devido ao movimento que o astronauta faz na haste, quando ele para de mexer na haste, a bandeira continua mexendo por um tempo esse tempo seria menor aqui na terra devido o atrito do ar) e depois para, isso porque em um ambiente sem atmosfera não possui atrito, então a energia do movimento inicial demora a se dissipar. Quando a bandeira para de tremular, ela não se move novamente. Se houvesse vento no estúdio veríamos poeira e a bandeira tremulando sem o astronauta ter a ter movimentado.

Fraude 2: Na lua existe uma variação de temperatura muito grande, aproximadamente 120 ºC na sombra e 150º C fora dela. Nem um filme para maquinas fotográficas possui uma resistência a variação de temperatura tão grande quanto essa.

A verdade: Como não há atmosfera na lua, não há propagação de calor por condução, somente por radiação. Com isso, os efeitos térmicos podem ser facilmente minimizados por um material reflexivo como é feito com a viseira do capacete e a roupa do astronauta.

Fraude 3: No vídeo da NASA não se ver fogo saindo do modulo lunar quando este está abandonado a Lua.

A verdade: O fogo só é possível quando há oxigênio, o que não é o caso da Lua.
Questionamento 1: As marcas das pegadas dos astronautas quando estão caminhando só são possíveis em solo úmido, pois elas estão muito bem definidas. Na Lua não tem umidade, então as pegadas deverias parecer como quando se pisa na areia seca da praia.

A verdade: Isso é bem interessante! No nosso planeta, os grãos de areia têm forma uniforme, arredonda então uma pegada não é bem definida se não houver umidade porque os grãos de areia não conseguem se manter unidos. Os graus de areia lunar (chamado de Regolito) têm forma irregular, essa forma irregular é um mecanismo de união entre os grãos, isso pode ter feito com que a forma das pegadas tenham se mantido.

Questionamento 2 : Entre 1969 e 1972 a NASA enviou 12 homens a lua em 6 missões, Apollo 11, 12, 14, 15, 16, 17. Por que o homem nunca mais voltou a Lua depois desse período?

A verdade: Durante esse período, os EUA e a URSS estava em guerra fria e em uma corrida armamentista e espacial. Após a URSS mandar o primeiro homem ao espaço os EUA tiveram que correr para não ficar atrás do seu inimigo e provar sua superioridade. Uma missão até a Lua necessita-se de muito dinheiro, o que ambos estavam dispostos a gastar. Mas quando a guerra fria acabou e a URSS admitiu a soberania americana não havia mais motivação para tantos gastos.
Hoje é possível estudar vários astros aqui da terra, através do estudo da luz emitida ou refletida pelo astro que se deseja estudar ou através de sondas, o que é muito mais barato e seguro do que enviar um homem até o local.



Texto: Aline Vicentini 

Mensagem


A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.

A História da Internet - Como Tudo Começou...


A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessassem.
Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.
 Histórico
Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET.
Antes da ARPANET, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena Guerra Fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável.
Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no Pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, tornando os Estados Unidos extremamente vulnerável a mais ataques.
A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.
Nos anos 1970, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para se conectar à ARPANET. Em 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Os pesquisadores que mantinham a ARPANET estudaram como o crescimento alterou o modo como as pessoas usavam a rede.
Histórico da Internet no Brasil
A história da Internet no Brasil começou em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.
Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira. 
Fonte: www.kplus.com.br/
Texto: Kassio Rafael

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Leonardo da Vinci


            Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu braço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
            Leonardo da Vinci fez estagio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho pra o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.
            Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística perspectiva, uso de cores próximas da realidade figuras humanas perfeitas, temas religiosas, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
            
Principais trabalhos de Da Vinci:
           
         Pintura: Gioconda ( Mona Lisa ), Leda , Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A ultima Ceia, Ginevra de Benci, São Jeronimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Musico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.
    
        Invenções: Máquina voadora, máquina escavadora, esqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, maquinas a vapor, submarino.
    
        Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

         Você Sabia: Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.


Frases de Leonardo da Vinci: 

“A sabedoria é filha da experiência.”.
                                                     
 “Quem pouco pensa, muito erra.”
                                                         
 “A simplicidade é a máxima sofisticação.”

Agenda 21


A  Agenda 21 é um programa, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala mundial, um novo método de desenvolvimento, unindo os  métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Trata de um documento para o qual contribuem governos e instituições da sociedade civil de 179 países e teve seu ponto máximo com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
Em Arapongas as atividades começaram com a palestra “Educação Ambiental e a Interface da Sustentabilidade”. A agenda 21 propõe que os cidadãos araponguenses tomem medidas para que o próximo século possa ser garantido à sustentabilidade das atividades humanas e principalmente que seja alcançada a melhoria na qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

Texto: Suemi Iyda

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENEM

Nos dias 22 e 23 de outubro será o ENEM 2011 
(exame nacional do ensino médio)

               Dicas pra a realização da prova:
           
  1. Conheça o local da prova com antecedência.
  2. Procure fazer uma alimentação saudável. (EVITE ALIMENTOS GORDUROSOS).
  3. Procure chegar ao local da prova com antecedência de no mínimo 30 minutos.
  4. Leve umas barras de cereais, e uma garrafa de água.
  5. Evite ficar em frete a televisão, computadores; no dia anterior a prova. Pois você poderá cansar sua visão. A prova é extensa.  Muitos textos, gráficos e tabelas.
  6. Não fique preso em questões. Não sabe, pula para a próxima.
  7.  Leve caneta de reserva. Mínimo 3.
  8. Leve um documento com foto (RG, carteira de habilitação com foto, passaporte. Reservista, carteira de trabalho com foto) e comprovante de inscrição.
  9. Durma bem nos dias anteriores as provas

            Fique ligado!
            Nos dia 22-10-2011 serão realizadas as provas de: ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
            Nos dia 23-10-2011 serão realizadas as provas de: linguagens, Códigos e suas tecnologias.  Redação e matemática e suas tecnologias.

Explosão de restaurante no Rio de Janeiro


Aconteceu na última quinta-feira (13) uma explosão no centro do Rio de Janeiro, no restaurante Filé Carioca, onde 3 pessoas foram arremessadas a mais de 50 metros de distância e acabaram falecendo e ainda 17 pessoas estão feridas.
A explosão ocorreu por causa de um vazamento de gás. No sábado (15), foi encontrada uma mangueira de gás emendada com fita isolante e no domingo (16), um grupo de peritos junto com a Polícia Civil retiraram seis cilindros de gás dos escombros e também uma válvula que abastecia os botijões. Segundo o delegado responsável pelo caso, Antônio Bonfim, o proprietário do local, Carlos Rogério do Amaral, haveria mentindo quando afirmou que os cilindros estavam em local arejado.
Carlos Rogério não compareceu no sábado na delegacia alegando crise nervosa, por esse motivo prestaria depoimento hoje (segunda-feira, 17).
Há suspeitas que a explosão tenha acontecido quando um dos funcionários acendeu um cigarro no local.
O prédio ficou totalmente destruído, até o momento já foram retiradas 400 toneladas de entulho. 



Texto: Bruna de Carvalho         

Fonte: O reporterG1.



As Consequências das Cruzadas.




Quando retomamos as motivações das Cruzadas, observamos que esse movimento de ordem religiosa e militar apareceu na Europa co intuito de resolver uma serie de entraves que tomavam a Europa Medieval. Por outro lado, os cruzadistas tinham o interesse de expulsar os muçulmanos da Terra Santa. Por outro, tinham visível interesse de buscar novas terras que pudessem atender a crescente demanda econômica da população européia.
Em um primeiro momento, a conquista de terras e o controle da cidade de Jerusalém forma alcançados pelas tropas cristãs. Entretanto, o êxito teve pouca duração mediante as sucessivas vitórias que recolocaram a Terra Santa sob administração muçulmana e as reconquistas dos domínios orientais tomados pelos cristãos. Por fim, os reinos latinos, estabelecidos nas primeiras cruzadas, foram reduzidos a algumas porções da Palestina e da Síria.
As rotas comercias permitam o desenvolvimento das cidades ocidentais e a aproximação dos saberes das civilizações européia, muçulmana e bizantina. A busca pelo lucro, o aprimoramento da tecnologia marítima e o racionalismo econômico manifestavam que os antigos ditames feudais não permaneceriam intocados. Do ponto de vista econômicos, a antiga feição agrárias da Europa ganhava  outros contornos.
Ao mesmo tempo em que houve o contato entre as culturas, não podemos esquecer que a intolerância religiosa também foi outro importante signo deixado pelas Cruzadas. Do ponto de vista histórico, a perseguição aos judeus e aos muçulmanos se fortaleceu com essas situações de conflito. Não por acaso, podemos notar que os reinos ibéricos, por exemplo, empreenderam um forte campanha contra indivíduos não cristãos na passagem da Idade Media para a Idade Moderna.
As Cruzadas demonstram que consequências das ações  humanas nem sempre se concretizam conforme seus anseios e expectativas. Contudo, foi essa mesma imprevisibilidade que nos indicou a constituição de novos rumos que romperam o ordenamento feudal. De fato, é praticamente impossível nação pensar na contribuição profunda deste evento histórico para que a Europa Moderna ensaiasse os seus primeiros.

Texto: Crislayne
Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/cruzada-movimentos.



Steve Jobs


Steve Jobs este incrível inventor que graças a criação de uma das maiores empresas tecnológicas do mundo teve prestigio mundial.

Jobs deixou sua empresa dias antes do seu falecimento causado por câncer. Ele teve a capacidade de criar um sistema inovador o sistema “touch screen” alem de muitos outros sistemas e comandos operacionais.
O mundo atual tem sinais importantes da integração de Jobs no mundo tecnológico, ele era um homem regido por sonhos e esperanças como sua própria frase diz “Você quer passar o resto de sua vida vendendo água com açúcar ou quer ter a chance de mudar o mundo?”– Steve Jobs.
Basta a nós utilizarmos os conhecimentos deixados por ele pra realmente mudar o mundo.

Texto: Júlia Harumi Iyda

Guerra Fria I


Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

Veja um pequeno vídeo explicando melhor todo o contexto da Guerra Fria:



Texto: Regiana Pleis
Fonte: Wikipédia e Youtube


Guerra Fria II


Você sabe o que foi a famosa Guerra Fria?

            Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Soviética durante o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Resumidamente foi um conflito entre essas duas grandes potências, de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica.
            Uma parte dos historiadores defende que este conflito foi entre o capitalismo e o socialismo, porém havia muita coisa envolvida neste conflito, além disso, os estados socialistas se dividiram e a China comunista se tornou aliada dos EUA.
            A Guerra é chamada de "fria" porque não houve uma guerra direta, ou seja, usando armas, "quente" entre as duas potências.
            O objetivo central na primeira parte da guerra era a corrida para armas nucleares.
Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante este período. Se um governo socialista fosse implantado em um país de terceiro mundo, o governo americano entendia como uma ameaça a sua hegemonia, se um movimento popular combatesse um governo aliado a soviético, logo poderia ser visto com simpatia pelos EUA e receber apoio.

Texto: Regiana Pleis
Fonte: Wikipédia 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mitologia Grega - Parte I

Deusas Gregas


Artemis

    A deusa grega da floresta e da caça, filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo. Ela era amada em especial pelas Ninfas, com as quais dançava freqüentemente nas florestas. Ártemis era apaixonada por Orion, filho de Posseidon, pois ele também era um caçador como ela.

     Porém Apolo não simpatizava com ele e muito lhe desagradava à afeição da irmã pelo jovem. Deste modo, certa vez que Orion estava mergulhado na água e somente sua cabeça aparecia, Apolo, mostrou aquele objeto escuro para Ártemis, desafiou-a em acertá-lo.

     Sem imaginar que se tratava da cabeça de seu amado, ela acertou-a com sua flecha. Momentos depois, as ondas trouxeram o corpo de Orion até a praia e Ártemis, em sua dor, não queria que seu amado desaparecesse para sempre, então resolveu colocá-lo entre as estrelas do céu, onde ele aparece como um gigante com cinto e espada.

Atena
 
    A deusa da sabedoria, da paz e da guerra. Era a filha preferida de Zeus. Segundo a mitologia, Zeus pediu para que Hefestos abrisse sua cabeça com um machado, e retirasse de dentro da sua cabeça a deusa Atena.
    Junto com Zeus, ela dividia o poder dos relâmpagos e das tempestades. Atena obteve diversas vitórias sobre Ares (deus da guerra), além de vencer Poseidon na competição para a posse da cidade de Atenas.

Afrodite

    A Deusa grega da beleza, da paixão sexual, do amor, da fecundidade e do casamento. Na mitologia romana, é conhecida como Vênus.
    Há duas versões para sua origem, a mais conhecida é a de que Cronos (deus do tempo) a pedido de sua mãe cortou e jogou no mar o órgão sexual de seu pai, Urano (deus do firmamento). Afrodite nasceu da espuma que se formou na água. O segredo de Afrodite era um cinturão mágico com grande poder de sedução.

Deméter

    Também conhecida como Ceres na mitologia romana, era filha dos Titãs Cronos e Réia e deusa da agricultura. Teve vários amantes dos quais teve filhos: Pluto, deus da abundância filho de Lasão; Arion, cavalo mágico e veloz filho de Poseidon; Perséfone filha de Zeus.
     Perséfone raptada foi para o reino subterrâneo de Hades que a desposou. Deméter, sua mãe, saiu de Olimpo para procurá-la e excomungou a terra por abrir passagem para Hades. Enquanto Deméter esteve fora de Olimpo, a terra tornou-se estéril, os animais morreram, o arado quebrou e os grãos não germinaram.
     Diante de tudo isso, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone e este concordou, porém, deu a ela um fruto da região que faria com que ela voltasse sempre para o inferno, pois quem comesse qualquer alimento nessa região, ficava obrigado a retornar.

Gaia

    Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano.
     Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos. Doze titãs, ciclopes e hecatônquiros. Como Urano previa o futuro e sabia que um de seus filhos iria tomar o seu poder, não deixava sua esposa Gaia dar a luz, então ela pediu a seus filhos Titãs que a ajudasse, porém apenas Cronos aceitou, castrando violentamente seu pai. Futuramente, Cronos tomou o poder se tornando rei absoluto, como Urano previu.

Hera

    Hera foi a irmã-esposa de Zeus e deusa grega, também conhecida como Juno na mitologia romana. Era ciumenta e agressiva, já que Zeus desonrava o casamento que Hera considerava sagrado. Atentava contra as amantes de Zeus e seus filhos poupando apenas Maia e seu filho Hermes que Hera gostava por achá-lo inteligente.
     Seu templo construído em Olímpia era mais antigo do que o de Zeus e nele continha imagens de Zeus como guerreiro ao lado do trono de Hera, mostrando que a deusa escolhera Zeus para ser seu deus e não o contrário.
     Era filha dos Titãs Cronos e Réia e protegia o casamento e as mulheres casadas. Tinha Afrodite como sua maior inimiga e queria sempre ser mais bonita que ela. Teve apenas um filho com Zeus chamado Ares, o deus da guerra, pois Zeus concebeu Atenas mostrando que não precisava de Hera nem para conceber.

Héstia

    Héstia, filha de Zeus e Cibele, era a divindade que representava o fogo das lareiras, ou seja, as famílias das cidades e das colônias. Héstia é relacionada na mitologia romana como a deusa Vesta, sendo muito respeitada por todos os deuses e mortais.
     A deusa era cortejada por deuses como Poseidon e Apolo, porém havia jurado manter sua virgindade perante Zeus, que lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares e ser incluída em todos os sacrifícios.
     Embora Héstia fosse bastante respeitada por todos, sua imagem não gerou muitas expressões artísticas, talvez pela sua serenidade. Sua imagem era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros.

Selene

    Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
    Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.
    Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).
   Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

fonte: site Brasil Escola
Por: Regiana Pleis

Quatro séculos de abusos


A escravidão vitimou milhões de índios e negros e só terminou por pressão social. A escravidão começou com a atividade açucareira, atravessou todo período colonial e foi extinto em 1888, já no fim do império. Durante esse período eram os escravos que realizavam a coleta, a pesca, o serviço doméstico e a agricultura. “Os escravos eram os pés e as mãos dos senhores de engenho.” (padre jesuíta Andre João Antonil)

Os indígenas foram os primeiros a serem usados como escravos, para extração do pau Brasil.com a introdução da cana-de-açúcar da cana de açúcar os índios foram trocados pelos negros, principalmente por razões econômicas. Enquanto o aprisionamento, indígena era uma  atividade que não rendia muito para os portugueses, a captura e o comercio intercontinental de africanos davam bons lucros aos mercadores lusitanos.
Os navios negreiros eram chamados de tumbeiros, os negros eram trazidos nos porões, a sujeira, os maus tratos e a má alimentação matavam a metade dos negros.
No decorrer do escravismo, os castigos físicos como a palmatória e os açoites, faziam parte da estratégia parta manter os negros submissos ao sistema. A violência permeava as relações entre senhores e escravos, desde a implantação do sistema escravocrata, no século 16 até o século 19 época do desenvolvimento da economia cafeeira, o que coincide com as ações inglesas que tinham por finalidades coibir o trafico negreiro A partir de 1830, o desenvolvimento da economia cafeeira demandou o aumento da mão de obra, enquanto a Inglaterra buscava aumentar os mercados consumidores em razão da expansão do capitalismo industrial. A expectativa era que o escravo liberto se transformasse em trabalhador assalariado e em consequência, consumidor de produtos ingleses. 
Em 1831, o governo brasileiro declarou o trafico ilegal no território nacional, mas o comercio persistiu. Em 1845, os ingleses aprovavam uma a Bill Aberdeeen, lei que dava á marinha inglesa o direito de aprisionar tumbeiros no atlântico. Em 1850 o Brasil promulgou a lei Euzébio de queiros, que proibiam a entrada de escravos no país. Os fazendeiros e os governo imperial começou a incentivar a vinda de imigrantes europeus. O trabalho assalariado tornou se mais comum. Devido á pressão o governo promulgou uma serie de leis que combatiam a escravidão aos poucos. Algumas delas foram: lei do ventre livre, que libertava os filhos de escravos nascidos ate então. A lei do sexagenário, alforriando nos escravos que tinham mais de 65 anos.
Quando foi assinada a lei áurea em a transição da mão de obra escrava para a assalariada já era uma realidade. O gesto da princesa Isabel foi praticamente simbólico no nordeste a lei foi recebida com resistência, tornando-se mais um fator de desgaste do imperador dom Pedro II, o que levou a proclamação da republica.     


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Questões sobre Mineiração



   
    1- A história da mineração do Brasil como atividade socioeconômica, começa no século XVII com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculhas o interior do território em busca de metais valiosos(ouro,prata,cobre) e pedras preciosas (diamantes e esmeraldas) já no inicio do século XVII entre 1709 e 1720 estas foram achadas no interior da capitania de São Paulo (planalto central, montanhas alterosas) nas áreas que depois foram desmembradas, como Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso.
O que a descoberta do ouro provocou?

2- Desde o final do século XVI na capitânia de São Vicente, o Brasil já tinha conhecido uma escassa exploração mineral do chamado ouro de lavagem, que em razão da baixa rentabilidade, foi rapidamente abandonada.Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de ter promovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro.
De acordo com o texto a mineração do Brasil, foi marcada pelo o que? E em qual época?

3- Com o objetivo de regularizar a extração do ouro, fiscalizar as atividades e garantir o recolhimento do imposto real, a coroa portuguesa promulgou o Regimento para as Minas Gerais.
O que esse Regimento estabelecia?

4- O rei de Portugal instituiu um imposto que correspondia à quinta parte do que fosse extraído das terras brasileiras.
Como que se fazia para garantir o recolhimento desse dinheiro?

5- Enquanto se explorou o ouro de aluvião, o trabalho foi realizado pelas faiscações, unidade de pequeno porte que utilizavam técnicas rudimentares. Essa atividade era itinerante, pois se ocupava apenas do ouro que se encontrava na superfície do solo.
O que veio a acontecer quando esse tipo de ouro começou a escassear?

Fonte: Livro Didático adotado no Colégio Historia - Uma Abordagem Integrada (Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparecido Baez Ojeda, Luciano Delfini)
Texto: Luísa Baggio e Natalia Maria

Nova teoria na Física

    Estariam as leis da Física que conhecemos hoje em perigo? Talvez sim ou talvez não. Tudo depende do resultado de um teste.
Na última semana foi descoberta uma partícula subatômica que possivelmente viaja mais rápido que a luz. Teste e mais testes estão sendo feitos para que o resultado não seja errôneo, pois se for comprovado que tal partícula de fato viaja mais rápido que a luz, pode derrubar as teorias das Físicas.
    De acordo com uma nota divulgada no site do Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern), as partículas em questão são neutrinos e se movem a uma velocidade que era 20 partes por milhão acima da velocidade da luz.
    Os pesquisares divulgaram os experimentos no website como um meio de convidar para um amplo debate para confirmar ou contestar as inesperadas descobertas. O Cern planeja apresentar os resultados da experiência durante uma conferência em Genebra que acontece na sexta-feira.
A teoria da relatividade de Einstein é inteiramente baseada na luz como a partícula mais rápida. Resta esperar o resultado desse teste.

TEXTO: Bruna de Carvalho 

O drama após-abolição


Em frente a uma multidão de aproximadamente 10.000 pessoas, ovacionada por uma chuva de rosas jogadas pelas senhoras. Eram 15 para as três quando a princesa Izabel a assinou a lei 3353. Com uma pena de ouro, sancionou a lei ÀUREA. “É posto fim a escravidão”, povo explodiu em alegria, festaram por vários dias mais ou menos três dias e três noites, com tambores e batuques, e rituais da cultura negra.

Mas como tudo que é bom dura pouco, passada a comemoração, o senhor do engenho mandou em bora, uma a um. Se a situação não era das melhores nas condições de escravo.

Como ficou após a assinatura da lei Áurea?
Os ex-escravos foram mandados em bora.
Eles partiram dali sem. Terra, comida, sem dinheiro, vestidos apenas com suas velhas roupas de algodão grosso.

Começaram sua liberdade sem uma solida base.
COMO IRIAM COMER?
ONDE IRIAM DORMIR?
QUE IRIAM FAZER?

Houve poucas- e quase sempre mal sucedidas- tentativas de estabelecer oportunidade para os ex- escravos. a sociedade branca não queria perder seus privilégios e tratou de reforças todos os privilégios e de distanciarem dos negros na divisão do trabalho para o negro sobrou os trabalhos “pesados” na agricultura sobram para eles viver da agricultura de subsistência, extrativismo, pesca. Na cidade não mudou muito. Eles ainda tinham que vender as frutas ou doces carregando pesados tabuleiros. As exceções estavam-nos que tinham aprendido um oficio com barbeiro, ferreiro.

Houve uma contradição os escravos e diziam que deveriam receber uma indenização pelos anos de trabalho forçado, já os ex-donos de escravos e que diziam que deveriam receber uma indenização pelos escravos que perderam. Alegavam que foram prejudicados pela lei áurea. -mas isso também não aconteceu.

A lei na pratica apenas significou o fim do sistema mercantil. Já que o regime escravocrata estava enfraquecido desde o século 19.

Cerca de 10 milhões de negros foram capturados em diversas regiões da áfrica para serem vendidos desse total 4 milhões foram trazidos para Brasil. Nagôs, Jejes. Angolas. Benguelas. Fora umas das principais etnias obrigadas a viver aqui.

         O papel dos escravos perante a lei áurea:
Geralmente quando se fala no fim da escravidão a uma associação direta com a princesa Izabel e lei áurea, ignorando outros aspectos que atuaram nessa historia: o papel dos próprios escravos nos processos que levaram a assinatura da lei áurea usava de vários artifícios para chamar a atenção como: as crescentes fugas,as dificuldades do dos senhores de engenho em mante-los cativos. nesse sentido principalmente por meio de fugas e da formação de quilombos, os escravos também tem seu papel na assinatura da lei áurea”

Fonte: curso preparatório do ENEN e guia do estudante 2011 pag 38. 
Texto adaptado: kassio Rafael

Historia da Religião Egípcia


     As crenças religiosas dos antigos egípcios tiveram uma influência importante no desenvolvimento da sua cultura, embora nunca tenha existido entre eles uma verdadeira religião, no sentido de um sistema teológico unificado. A fé egípcia baseava-se na acumulação desorganizada de mitos antigos, culto à natureza e inumeráveis divindades. No mais influente e famoso destes mitos desenvolve-se uma hierarquia divina e se explicava a criação do mundo. 
     De acordo com o relato egípcio da criação, no princípio só existia o oceano. Então Rá, o Sol, surgiu de um ovo (segundo outras versões de uma flor) que apareceu sobre a superfície da água. Rá deu à luz quatro filhos, os deuses Shu e Geb e as deusas Tefnet e Nut. Shu e Tefnet deram origem à atmosfera. Eles serviram-se de Geb, que se converteu na terra, e elevaram Nut, que se converteu em céu. Rá regia todas as coisas. Geb e Nut posteriormente tiveram dois filhos, Set e Osíris, e duas filhas, Ísis e Neftis. Osíris sucedeu Rá como rei da terra ajudado por Ísis, sua esposa e irmã. Set odiava seu irmão e o matou. Ísis embalsamou o corpo do seu esposo com a ajuda do deus Anúbis, que desta forma tornou-se o deus do embalsamento. Os feitiços poderosos de Ísis ressuscitaram Osíris, que chegou a ser rei do mundo inferior, da terra dos mortos. Horus, filho de Osíris e Ísis, derrotou posteriormente Set em uma grande batalha tornando-se rei da terra. 
     Desse mito da criação surgiu a concepção da enéada, grupo de nove divindades, e da tríade, formada por um pai, uma mãe e um filhos divinos. Cada templo local tinha sua própria enéada e sua própria tríade. A enéada mais importante foi a de Rá com seus filhos e netos. Este grupo era venerado em Heliópolis, centro do culto ao Sol no mundo egípcio. A origem das deidades locais é obscura; algumas vieram de outras religiões e outras de deuses animais da África pré-histórica. Gradativamente foram se fundindo em uma complicada estrutura religiosa, ainda que comparativamente poucas divindades locais tivessem chegado a ser importantes em todo o Egito. As divindades importantes incluíam os deuses Amon, Thot, Ptah, Khnemu e Hapi e as deusas Hator, Nut, Neit e Seket. Sua importância aumentou com o ascendente político das localidades onde eram veneradas. Por exemplo: a eneada de Menfis era encabeçada por uma tríade composta pelo pai Ptah, a mãe Seket e o filho Imhotep.
     De qualquer modo, durante as dinastias menfitas, Ptah chegou a ser um dos maiores deuses do Egito. De forma semelhante, quando as dinastias tebanas governaram o Egito, a eneada de Tebas adquiriu grande importância, encabeçada pelo pai Amon, a mãe Mut e o filho Khonsu. Conforme a religião foi se desenvolvendo, muitos seres humanos glorificados após sua morte acabaram sendo confundidos com deuses. Assim Imhotep, que originariamente fora o primeiro ministro do governador da III Dinastia Zoser chegou a ser conceituado como um semideus. Durante a V Dinastia, os faraós começaram a atribuir a si mesma ascendência divina e desde essa época foram venerados como filhos de Rá. Deuses menores, simples demônios, ocuparam também um lugar hierárquico entre as divindades locais.

Texto: Crislayne.

Homero



 Homero foi o primeiro grande poeta grego que teria vivido há cerca de 35000a nos, consagrou o gênero épico com as suas grandiosas obras: a Ilíada e a Odisseia. Nada se sabe seguramente da sua existência; mas a crítica moderna inclinasse a crer que ele terá vivido no século VIII a.C., embora sem poder indicar onde nasceu nem confirmar a sua pobreza, cegueira e afã de viajante, caracteres que tradicionalmente lhe tem sido atribuídos. A sua atividade literária baseia-se nas tradições orais, transmitidas de geração em geração, sobre as expedições gregas a Tróia (no Noroeste da ásia Menor).

    Estas duas obras (Ilíada e Odisseia) caracterizam-se pela sua universalidade, pois superam as barreiras do tempo (há mais de vinte e cinco séculos que são lidas com interesse) e do espaço (todos os povos do Ocidente as conhecem e admiram).
Homero é cronologicamente, o primeiro poeta europeu e um dos mais importantes. A linguagem da Ilíada e da Odisseia, de incompatível beleza, alem de estar na base da unidade idiomática grega, expressa as virtudes e os despojos mais nobres: a honra, o patriotismo, o heroísmo, o amor, a amizade, a fidelidade e a hospitalidade.
    As diferenças de tom e estilo entram Ilíada e a Odisseia levaram alguns críticos a colocar a hipótese de que ter resultado da recomposição de poemas anteriores, ou de que teriam sido criadas por autores diferentes. Todas essas dúvidas constituem a chamada “ questão homérica”, a permanecem abertas à discussão. Os pontos em que há maior concordância dos estudiosos são: Ilíada é anteriores à Odisseia; quase com certeza os dois poemas foram compostos no seculo VIII a.C., cerca de três seculos após os fatos narrados; foram originalmente escritos em dialeto jônio, com numerosos elementos eólios- o que confirma a origem jônica de Homero; pertenciam à tradição épica oral, pelo menos no que se refere ás técnicas empregadas, já que existem opiniões divergentes quanto ao emprego ou não da escrita pelo autor.
     Por outro lado, a tese que defende a autoria única baseia-se na afirmação de Aristóteles, de que a Ilíada seria uma obra da juventude de Homero, enquanto Odisseia teria sido escrita na velhice, quando o poeta decidiu redigir a segunda obra como complemento da primeira e ampliação da sua perspectiva.
     Ao mesmo tempo em que refletiam luminosidade a antiguidade mais remota da civilização grega, os poemas homéricos projetaram-se adiante com tamanha originalidade e riqueza que ela se faria presente na mais diversas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente. Inúmeros poetas partiram da sua influência, inúmeros artistas empregnaram-se da sua fortuna criativa, do seu colorido e das suas situações, que se tornaram símbolo e síntese de toda aventura humana na Terra, a ponto de o nome de um poeta cuja existência mesma não se pode provar passar a confundir-se com a própria poesia. Quanto a morte de Homero, a versão mais aceita é de que teria ocorrido numa das ilhas Cíclades.